+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace, PTP alimentada por energia solar.

    Olá galera, boa tarde,

    To montando uma rede aqui para atender um povoado, e o no enlace de 38km, tem uma das torres que fica encima de um morro, que naum possui energIA ELETRICA. sendo a solução usar energia solar, ja pesquisei alguns topicos na net, e naum tive a resposta concluida e nem discutida com pessoas mais experientes,..

    Bom eu irei usar nessa torre os seguintes equipamentos;

    1-bullet 5
    2-nanostation 2 (daqui a um tempo pretendo ligar mais 2 nano)
    1-hub 8p 3com
    -----------------------------------------------
    outra coisa que queria saber é o seguinte. to pensando em usar 2 bullet5 ligados a 2 disco 25dbi aquario, numa distacia de 33km. porem seria viavel eu usar 2 airgrid 24??

    Conclusão:::
    Quais os equipamentos (placa solar, tamanho, potencia, bateria, capacidade) ?

    Obs.: Equipamentos Ubiquiti maioria ultiliza 24V, PODENDO EU USAR UM INVERSOR PARA 110V. ou ligar duas baterias de 12V em serie. formando os 24V. Qual melhor forma?

    2- Bullet5 ligados a disco aquario ou 2 airgrid 24? O enlace ta com 33km. com visada total e area limpa sem outra nenhuma rede. sem interferencias.

    em anexo vai o printo da visada.

    Desde ja agradeços a todos e peço desculpas pelos erros de portugues..


    Vlw galera..




    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         VM-MB2.jpg
Visualizações:	283
Tamanho: 	54,4 KB
ID:      	23837

  2. #2

    Padrão Re: Enlace, PTP alimentada por energia solar.

    Boa noite amigo,
    Vamos lá: 1º vc precisa ter em mente o seguinte se tratando em energia solar, potencia de entrada sempre deve ser maior que de saída. Ou seja, o que seu sistema gera sempre tem que ser maior do que consome. Deve ser levar em conta região por região maior dias com sol ou não, intensidade, ou seja algumas variáveis. Mais vamos para prática, Bullet (100mW x 12=1,2A) total de 12 horas referente a noite, pois durante a noite não haverá sol. Nanos (em média 4,5watts x2+9watts x12=9A), Switch não sei o consumo mais é baixo, bota uns 2A por cima, soma tudo 1,2+9+2=12,2A P/noite P=V X I 12X12,2=146.4Watts. Se vc dividir essa potencia total pela tensão de alimentação (12V) terá o consumo em amperes durante as doze horas da noite, ou seja de 18:00hs as 06:00hs do dia seguinte. Resumindo painel que te gere o dobro dessa corrente pois durante o dia ele gera metade dessa corrente através do sol para alimentar seu sistema, e mais outra metade para carregar seu sistema de bateria, olha nada de bateria automotiva e sim sempre estacionária. Eu tenho várias torres aqui com energia solar e sabe qts vezes parou? nunca sempre usando esse método.
    OBS- Fundamental posição do painel em relação ao sol angulo e tudo mais, no manual explica bem. Boa sorte! Se ajudou clica na estrelinha valeu!!!

  3. #3
    Avatar de ALTAY
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Canindé, Ceara, Brazil, Brazil
    Posts
    17

    Padrão Re: Enlace, PTP alimentada por energia solar.

    CARO AMIGO TENHO 3 TORRES COM PAINEL SOLAR.EM SERRAS MUITO DISTANTES, UMA 70KM COM RB433 CARTAO XR5 ANTENA BBM 90CM TROUPOUT DE 25MB DOWN 16MB UP USO PAINEL SOLAR DE 55W UMA BATERIA DE CARRO 45 HAMP LIGADA DIRETO NA RB 433. LIGADO A MAIS DE UM ANO SEM CAIR SINAL, HA LEMBRANDO CABOS CELL FLEX.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PQAAAJg5YhmFpYIZMy7b7dIQ6lIIMQy7YcrWyGVM5n-AwRKnAtZv61YUJQjnxuTriEhta-pWMEZzfglnHAXGjim2DaMAm1T1.jpg
Visualizações:	489
Tamanho: 	16,6 KB
ID:      	23861

    TORRE 2 TORRE 16 MT DISTANCIA 40KM ANTENAS BBM 90CM CABOS CELL FLEX RB433 CARTÕES XR5, BATERIA DE CARRO 45 HAMP LIGADO DIRETO NA RB COM CONTROLADOR DE CARGA. 22MB DOWN E 14MB UP.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PQAAAM4Kj45qELiPUPIlSQsEn8V5ThX_dKm0BPpTXI-_y3FsvGBAfURcfQhL7EsWrD5Oxys2hrq2W3_ViVqhspeh9FwAm1T1.jpg
Visualizações:	444
Tamanho: 	66,7 KB
ID:      	23862

    TORRE 1 TORRE 12 MT DISTANCIA 46KM ANTENAS BBM 90CM CABOS CELL FLEX RB433 CARTÕES XR5, BATERIA DE CARRO 45 HAMP LIGADO DIRETO NA RB COM CONTROLADOR DE CARGA. 21MB DOWN E 14MB UP.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PQAAAKYU37OEFKeBQPZjsLeYBmYwrTXfQrmQLluTjkgT6iWTCY_2Hn75SEucnsAqLUMXjuX6dA4ABtHN0BLnP3LpvvAAm1T1.jpg
Visualizações:	335
Tamanho: 	95,5 KB
ID:      	23863Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PQAAAKG5_DVsyeSODbM-2WiHBfG6PT-9hwfTo3xdbMh4axHc12J7a2uHh7StraAilHVuQWP0oP2o6iQB0E2ilIE2MOoAm1T1.jpg
Visualizações:	355
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	23864Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PQAAAEafiFJmFMDP5s2wZovt8Rrs_K0Lf9Ewn5eioQ6A1c6-jyoCnDvgq5ZO9VKT4Bl-MyMJZMBoRkQ3CUTO66HTrvIAm1T1.jpg
Visualizações:	281
Tamanho: 	16,8 KB
ID:      	23865

    SE PRECISAR DE AJUDA ME FALA, NÃO GOSTARIA DE MORRER E LEVAR MEU CONHECIMENTO COMIGO, GOSTARIA QUE OUTRAS PESSOAS SOUBESSEM QUE TUDO DA CERTO.
    [email protected]
    85 87632039

  4. #4

    Padrão Re: Enlace, PTP alimentada por energia solar.

    Amigo, quanto à alimentação não arriscarei em ajudar mas, quanto aos equipamentos que vc pretende usar pra fechar esse PtP acho muuito pouco para a distância, veja bem:
    Hoje ja se encontra em promoção dependendo do distribuidor, o kit com Rocket M5 + Dish 30dbi da UBNT a preços competitivos...Ou seja, não vale a pena vc arriscar essa distância com Bullet + Disco "Aquário"...Não critico a Aquario, mas pra PTP nao recomendo...Use equipamentos profissionais com maior desempenho e Troughput...AirMax te dá uma largura de Banda muito maior...
    A respeito dos painéis solares, caso haja interesse posso pedir uma cotação para um parceiro meu fabricante de torres que revende painéis, inversores e controladores pra alimentação...
    ABraço!

  5. #5

    Padrão Re: Enlace, PTP alimentada por energia solar.

    some a potencia total de consumo dos seus equipamentos e coloque uma placa com potencia pelo menos 40% maior, é assim que faço

  6. #6

    Padrão Re: Enlace, PTP alimentada por energia solar.

    Colegas gostaria de levantar uma questão. Muito se fala, quando da necessidade de energia alternativa em locais de dificl acesso em energia solar, porém um opção tão viável quanto, se não mais, são os geradores eólicos. Na minha concepção tem uma vantagem crucial sobre os painéis solares, pois podem gerar energia inclusive durante a noite, diminuindo assim o banco de baterias, mantendo a energia mais estável, evitando problemas de insolação principalmente em dias de inverno etc. Gostaria dos comentários dos colegas para saber se alguém tem experiências praticas com esses geradores. Estarei ativando o meu primeiro hoje e voltarei para postar as impressões.Amplexos

  7. #7

    Padrão Re: Enlace, PTP alimentada por energia solar.

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Colegas gostaria de levantar uma questão. Muito se fala, quando da necessidade de energia alternativa em locais de dificl acesso em energia solar, porém um opção tão viável quanto, se não mais, são os geradores eólicos. Na minha concepção tem uma vantagem crucial sobre os painéis solares, pois podem gerar energia inclusive durante a noite, diminuindo assim o banco de baterias, mantendo a energia mais estável, evitando problemas de insolação principalmente em dias de inverno etc. Gostaria dos comentários dos colegas para saber se alguém tem experiências praticas com esses geradores. Estarei ativando o meu primeiro hoje e voltarei para postar as impressões.Amplexos
    Amigo, poderia passar maiores informaçoes sobre esse teu gerador bem como: marca, modelo, WATTS, preço, fotos, etc?
    rsrsrs...Acho que pedi demais né? mas fica ai a pergunta...
    Heheheh...Ah, à alguns meses eu estava correndo atrás de um gerador eólico feito em casa também, encontrei o projeto mas até o momento não consegui me dedicar pra montar um...Esse é feito com Imãs de HD velho (NEOMÍDIO)

  8. #8

    Padrão Re: Enlace, PTP alimentada por energia solar.

    solução energia solar para estes equipamento ai:

    02 painéis solar kiosera de 135 .: Solar Brasil :.
    01 controlador de carga 12/24 focus acha fácil e so chamar o Google
    02 baterias se for automotivas 170 de boa qualidade tipo moura
    não vai usar as fontes dos equipamento