+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink Routerboards com capacitores eletrolíticos estudados (Problemas Relacionados/Soluções).

    Prezados

    Atualmente tenho visto algumas Routerboards, cujo um ou mais capacitores eletrolíticos estavam apresentando estufamento.

    Mesmo a RB estando em pleno funcionamento "Normal".

    Que problema, ou quais problemas tal fato poderia acarretar nesse sistema ?

    Existe algo relacionado a queda de performaçe, rebootamento, travamento devido aos capacitores defeituosos ?

    De que maneira, podemos evitar, ou reduzir estes tipos de problemas na rede, e em que situações, se torna viavel a troca dos capacitores nos equipamentos ?

    Desde já deixo em aberto as discussões e sujestões da irmandade Under-Linux!

  2. #2

    Padrão Re: Routerboards com capacitores eletrolíticos estudados (Problemas Relacionados/Soluções).

    com o vazamento do fluido do capacitor o mesmo deixa de ter propriedade capacitiva no circuito e passa assumir comportamento resistivo, isso pode causar travamentos, reboot e outras anomalias, é altamente recomendável a limpeza do local para remover os resíduos do fluido do capacitor e a troca dos mesmos. Isso ocorre devido a ele estar trabalhando acima da temperatura recomendada pelo fabricante, quando for substituir pode colocar o componente com o mesmo valor capacitivo porém que trabalhe com maiores temperaturas...
    O ideal é usar caixas de metal "quadro de comando" e usar 2 ventiladores 110v um puxando o ar na região alta da caixa e outro soprando para fora na região inferior da caixa.

  3. #3

    Smile Re: Routerboards com capacitores eletrolíticos estudados (Problemas Relacionados/Soluções).

    Muito interessante, só corrigindo uma pequena gafe ortográfica. Onde está escrito "capacitores eletrolíticos estudados" Lê-se: "capacitores eletrolíticos estufados"

    Você me fez lembrar de um outro tema interessante que não foge muito do escopo, mas que é bom ser debatido pois tem haver com o assunto.

    Em regiões litorâneas, onde existe a forte presença da MARESIA, de que maneira podemos criar sistemas que ofereçam, qualidade, durabilidade mantendo um custo aceitável, tendo em vista que tal ventilação em um sistema hermético poderia reduzir drasticamente a vida útil dos componentes ?

    Existe algum padrão a ser seguido ou uma boa dica para se criar uma caixa hermética resistente o suficiente para os intempéries provenientes da salinidade aumentando a oxidação ?

    E existe algum tempo de vida para os capacitores serem trocados ?

    Grato!

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Routerboards com capacitores eletrolíticos estudados (Problemas Relacionados/Soluções).

    isso ocorre devido a temperatura excedida como nosso amigo disse acima ..
    ou também por causa de voltagem um pouco mais alta ...
    ele pode estufar e sair o liquido que tem dentro dele ....
    eles servem para filtar,segurar pequenos surtos de voltagem ...
    e aconselho trocar eles ... é só ver o valor dele em Nf e volts ....
    é só respeitar o Nf a voltagem pode ser um pouco maior ...
    tipo se o capacitor original é 25 volts 3500nf coloque um de 30 volts e 3500nf ...
    que fica show de bola ...

  5. #5

    Padrão Re: Routerboards com capacitores eletrolíticos estudados (Problemas Relacionados/Soluções).

    Conforme os colegas falaram acima, esse problema é acarretado por alta temperatura ou tensão maior que a recomendada pelo fabricante, como são capacitores eletrolíticos, seus valores são em uF(lê-se microfarads) ex: 2000uF/35volts, eu diria que esse estufamento nem seria tanto por alta temperatura e sim por tensão maior que a recomendada pelo fabricante. Veja a temperatura que está especificada no capacitor, que normalmente é de 85°c, tem os especiais que tem temperatura de 105°c. E no caso de troca se for um capacitor de *1000uF/25volts use um de 1000uF/35volts ou um pouco mais, mas respeitando a capacitancia do mesmo.*Esses são valores de exemplos.

    Abraços,

    Thenno.

  6. #6

    Padrão Re: Routerboards com capacitores eletrolíticos estudados (Problemas Relacionados/Soluções).

    Lembrando que no chaveamento a ESR é tão importante quanto a capacitância, e a capacitância em alta frequencia não é a mesma que em baixa frequencia, de modo que nem sempre usar capacitor de tensão maior que o original é uma opção inteligente. Engenheiro não é burro pra subdimensionar componente, os valores tem motivos.

    Os fabricantes tem varias linhas de qualidades distintas, além de fabricantes diferentes terem qualidades diferentes. Ente um Rubycon serie SWZ e um Huang generico, ambos de mesma tensão, capacitancia e temperatura, existem 5000 ou 6000 horas de diferença a 105ºC, que significa que o Rubycon durará 5 ou 6x mais tempo que o Huang na mesma temperatura.

    Eu diria: Não coloquem capacitores de tensão maior, estudem qual a função do capacitor e as diferenças nas series, tem series baratas, de durabilidade suficiente e de tolerancia <10%, da Hitano, Elna ou Epcos. É mais garantido colocar capacitor de boa serie, que você sabe que tem ESR baixa, durabilidade maior em alta temperatura, do que colocar capacitor de tensão maior que sabe-se lá que ESR tem e se não suporta míseras 8000 horas a 70ºC (Durabilidade media dos Gluxon, Lelon...).

    Entre "funcionar" e "permitir o mínimo ripple possível e maior durabilidade" tem uma diferença gigante, funcionar até capacitor Tocon de R$ 0,05 de 85ºC e variação de 40%, funciona... mas com ele terá no slot mini-pci ripple de 80 ou 100mV (Numa linha de 3,3V isso é muito), e provavelmente suportará 2000 horas a 60ºC!




    =================
    Edit:
    Onde digo "estudem" devia ter acrescentado: As series dos capacitores tem datasheet. Por exemplo os Su'scon que a Mikrotik usa:
    ==Su'scon-KUAN KUN ELECTRONIC ENTERPRISE CO., LTD.==V-chip Type, Radial Lead Type, Snap-in Type, U-Lug Type, Screw Terminal Type Polymer Type
    Pelo que lembro ela usa a serie MG hoje, é uma serie de ESR bem baixa (Muito maior que os Huang comuns a venda por aí) e uma serie que suporta no mínimo 5000 horas a 105ºC (Que significa algo como 10.000 horas a 95ºC, 15.000 horas a 80ºC, e talvez 20.000 horas a 65ºC, temperatura comum numas RB's encaixotadas no alto de torres...).
    Mas claro que a vida do capacitor pode ser afetada pela resistencia interna dos mosfets no VRM da RB, mas principalmente pelo ripple proveniente das fontes usadas, quem usa fonte de corrente alta (Tipo 5A em 24V pra RB433) geralmente ignora o ripple dessas fontes, quem usa fontes de notebooks faz o mesmo, mete ripple aos montes na RB, o VRM aquece mais que o normal por estar sem ventilação e recebendo alimentação inadequada, e claro, quem primeiro abre o bico são os capacitores, quando vê eles levam a culpa que devia ser atribuída a maldita fonte de notebook...
    ("Mas eu uso uma fonte de notebook a 3 anos e não deu problema" não é argumento, tem inumeros detalhes construtívos numa fonte que podem tornar um modelo melhor ou pior, inumeros detalhes no VRM da RB que podem dar uma vida mais longa a ela e etc, não tem receita de bolo pra nada, tem é o google pra procurar o modo de funcionamento dos chaveamentos, caracteristicas gerais dos mosfets e capacitores, layouts de fontes e notebooks e etc...)
    Última edição por rubem; 22-06-2011 às 01:48.

  7. #7

    Padrão Re: Routerboards com capacitores eletrolíticos estudados (Problemas Relacionados/Soluções).

    RUBEM,

    vc mandou bem... eu tinha pensado algo semelhante, porem como naum sou da area naum saberia expressar com nenhuma exatidao como vc fez com maestria... eu comparo a uma atitude q tomei recentemente em relacao aos HDs... vira e mexe tomando pau e perdendo dados meus e de clientes... parti para a pesquisa e comprei agora um da linha 'servidor' da seagate q tem 1.200.000 horas de mtbf... paguei caro mas pelo q li a respeito vale o q pesa...

    mas aproveitando da sua sabedoria, o colega kestionou a respeito da maresia no circuito...

    eu jah tinha me kestionado tb a esse respeito e imaginei um spray.. tipo colar q borrifando nessas placas, livraria elas de contato atmosferico, portanto livre de maresia...

    existe produtos nessa linha??? ou mesmo q naum sejam destinados diretamente pra isso.. mas q serviriam...

    imagino algo q jah exista por ex. nos circuitos impressos... qd fazemos alguma manutencao eh nitida essa capa cor de cola de madeira am alguns casos se soltando...

    isso seria uma solucao?

  8. #8

    Padrão Re: Routerboards com capacitores eletrolíticos estudados (Problemas Relacionados/Soluções).

    Estou a uns 4.000 Km do litoral, suspeito que por isso nunca ví maresia :-)

    Bom, sempre ouvi sobre Silicone em spray pra esse tipo de isolamento, mas todas as marcas que comprei (Minha intenção é isolar da poeira) fica oleoso. Sei que esses sprays de silicone rigido existem porque já comprei hardware usado proveniente do litoral que veio com uma "capa" de silicone.

    O que se usa em placas de circuito, depois de corroer e etc, é verniz mesmo, hobbistas quando fazem reparos geralmente pegam o esmalte da patroa pra pincelar sobre as trilhas expostas e funciona, mas tem verniz específico pra essa finalidade, a vantagem do silicone em spray é que pode ser removido com "menos dificuldade" em caso de necessidade de reparo (Verniz é removível com solventes mas dá uma trabalheira enorme).

    Dos silicones em spray que já comprei não lembro todas as marcas, lembro de "Ultralub" e "Autobelle", eram tão silicone quanto uma lata de oleo de oliva Maria seria... puro oleo, mas também, por R$ 8 não dá pra esperar nada, nunca comprei silicone spray de mais de R$ 10, provavelmente exista alguma distinção no rotulo entre silicone spray pra lubrificação e silicone spray de pelicula, como não tenho tanta necessidade nunca procurei esses produtos.

  9. #9

    Padrão Re: Routerboards com capacitores eletrolíticos estudados (Problemas Relacionados/Soluções).

    o q me deixa com restricao a qlq coisa 'solida' em cicruito... eh dissipacao de calor... ou seja, vida util

    me da impressao q vao isolar mas tb 'abafar'...

    o verniz me parece mt melhor... talvez seria o caso de descobrir o tipo de verniz/solvente ideal...

    bueno... pode ser nalgum momento apareça alguem aki q jah tem esse conhecimento pratico....

    valeu Rubem!

    vi esse opcao...
    Verniz p/ placa de circuito impresso PCI, fenolite, cobreada - R$ 5.00 em MercadoLivre

  10. #10
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Routerboards com capacitores eletrolíticos estudados (Problemas Relacionados/Soluções).

    Já foi dito tudo sobre os problemas referentes aos capacitores estufados, segue então uma dica de verniz para quem quiser realmente proteger circuitos eletricos: compre breu em pó ou em pedra, disolva em alccol isopropilico, deixa ele com a epessura adequada para aplicação, isole todos os contatos eletricos tipo slot pci, jack, entrada rj45 e botão reset, pode pincelar ou aplicar com pistola.

    Esta solução foi utilizada por mim e muitos outros técnicos durante anos no ramo de eletrônica, e o resultao é excelente porém o único incoveniente é ter que cuidar para não grudar teclas e conexões, ele pode ser remolvido novamente com álcool e não atrapalha em nada a soldagem, pelo contrário, ajuda a solda a aderir melhor.

    Espero ter contribuido de alguma forma.