+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Boa noite galera estou com o seguinte problema, montei uma vpn entre matriz e filial , o acesso as pastas e aos computadores está funcionando normal, porem preciso ligar as centrais PABX Impacta da intelbras com 1 placa voip cada, e configuradas PONTO-A-PONTO, de um micro eu da filial eu pingo a placa voip da matriz e de um micro da matriz eu pingo a placa voip da filial,
    as configuracoes das centrais estão ok pois quando eu retiro elas e coloca na bancada liagando-as por meio de um switch o voip funciona de um lado para o outro normalmente, ou seja realmente o problema está na VPN que já montei com LT2P e PPTP e com os dois nao funciona o voip de jeito nenhum


    Alguem tem alguma idéia ?

  2. #2

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Citação Postado originalmente por tramega Ver Post
    Boa noite galera estou com o seguinte problema, montei uma vpn entre matriz e filial , o acesso as pastas e aos computadores está funcionando normal, porem preciso ligar as centrais PABX Impacta da intelbras com 1 placa voip cada, e configuradas PONTO-A-PONTO, de um micro eu da filial eu pingo a placa voip da matriz e de um micro da matriz eu pingo a placa voip da filial,
    as configuracoes das centrais estão ok pois quando eu retiro elas e coloca na bancada liagando-as por meio de um switch o voip funciona de um lado para o outro normalmente, ou seja realmente o problema está na VPN que já montei com LT2P e PPTP e com os dois nao funciona o voip de jeito nenhum


    Alguem tem alguma idéia ?
    naum seria o caso de ver antes de qlq coisa com o suporte da intelbras se tem alguma configuracao q vc deva usar no caso de vpn?

    isto me parece incompatiblidade de versao,

    qd encapusulado eh perdida alguma informacao do pacote setado como voip (sip)
    outra coisa tb eh vc ver como configurar o qos antes do encapsulamento

  3. #3

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Fala Pradela! obrigado por responder, já entrei em contato diversas vezes com o suporte da INTELBRAS porém eles insistem em dizer que mesmo rodando sobre uma VPN as duas pontas da VPN necessitam de IP FIXO, por isso recorri ao forum pois acredito que seja possível adequar a VPN para usa-la em conjunto com o VOIP a questao do QoS deverá ser revista após o funcionamento do VOIP não adianta eu garantir banda se nem funcionar ela funcionar ( lembrando que hoje esta VPN está exclusiva para o VOIP ou seja nao tem trafego algum)

    De qualquer forma obrigado pela resposta

    Vou colocar dois pabx na bancada liga-los por meio de cabo lan conectados em uma rb em modo bridge e vou dar um torch para ver as portas e protocolos usados no momento da utilização e ver se assim chego a um denominador comum!

    Abraços

    Tramega Super

  4. #4

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    nao tenho assim vasto conhecimento... em equipo de voips... mas sem ip fixo... sei naum...
    de repente vc tah certo e jah existem alternativas... vamos acompanhar

    qd eu fazia o tecnico para uma empresa de voip, nos tempos do net2fone, 'brinkei' mt com equipos de voip... e ip fixo era regra... ou usava servico ddns em alguns casos, mas vz ou outra tinha manutencao nas configs... qd ip fixo podia eskecer

    em relacao a vpn... naum tive experiencia... certos encapsulamentos nao sao tao 'eficientes' qd tem esse tipo de pacote na rede... pelo q li na net... somente o SSL tem condicoes de entregar em boas condicoes

    qd precisei mesmo de vpn... usei mt o hamachi... foi excelente... otima criptografia e mt eficiente...

  5. #5

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Fala Pessoal,

    Tramega to com o mesmo problema que você identico, no meu caso ainda tenho ip fixo nas duas pontas, ja coloquei com VPN e usando os IP's fixo e nada ainda...briga ta feia. To começando criar uma idéia de redirecionar as portas RTP, mas ainda tenho que testar.

    Qualquer novidades posto aq

  6. #6

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Citação Postado originalmente por ShAdoW0lf Ver Post
    Fala Pessoal,

    Tramega to com o mesmo problema que você identico, no meu caso ainda tenho ip fixo nas duas pontas, ja coloquei com VPN e usando os IP's fixo e nada ainda...briga ta feia. To começando criar uma idéia de redirecionar as portas RTP, mas ainda tenho que testar.

    Qualquer novidades posto aq
    vc falou ip fixo nas duas pontas... mas q ips sao esses??? ips de nat, ou seja, classe privada, ou ips validos de wan???

  7. #7

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Eu sei que esta não é a melhor maneira de começar a responder um post, mas vim tentar apenas clarear as idéias para fazer isso funcionar. Você tentou criar uma MPLS e IPTunnels para interligar e simular que elas estivessem em LAN?

    Talvez isso funcione.

  8. #8

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Citação Postado originalmente por tramega Ver Post
    Fala Pradela! obrigado por responder, já entrei em contato diversas vezes com o suporte da INTELBRAS porém eles insistem em dizer que mesmo rodando sobre uma VPN as duas pontas da VPN necessitam de IP FIXO, por isso recorri ao forum pois acredito que seja possível adequar a VPN para usa-la em conjunto com o VOIP a questao do QoS deverá ser revista após o funcionamento do VOIP não adianta eu garantir banda se nem funcionar ela funcionar ( lembrando que hoje esta VPN está exclusiva para o VOIP ou seja nao tem trafego algum)

    De qualquer forma obrigado pela resposta

    Vou colocar dois pabx na bancada liga-los por meio de cabo lan conectados em uma rb em modo bridge e vou dar um torch para ver as portas e protocolos usados no momento da utilização e ver se assim chego a um denominador comum!

    Abraços

    Tramega Super
    alguma conclusao Tramega?

  9. #9

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Ola galera...
    Amigo tenho + ou - o mesmo cenario que voce, e meu voip funciona perfeitamente.
    Eis oque fiz. Uso tambem uma vpn entre as pontas para acesso das maquinas aos srvs. Obvio que todos sao linux.
    Meu voip simplesmente tanto deuma ponta quanto da outra fazem o log na operadora ( azzu ), ligo de um para o outro sem problemas. Espero ter ajudado.

  10. #10

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Pessoal qual placa voip vcs estão utilizando? Myson ou a nova ICIP da INTELBRAS?

    Vcs pingaram diretamente as duas pontas pela VPN?

    A VPN era para ser transparente logo as placas nao sabem de nada.

    O protocolo SIP utiliza a porta 5060.

  11. #11

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Libera o protocolo SPI ni firewall, tenho aqui e funciona normal...

  12. #12

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    desculpas é SIP

  13. #13

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Alguém teve alguma solução da VPN para central SIP Intelbras externo funciona normal já na VPN não

  14. #14
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: VPN com mikrotik para transportar VOIP ponto-a-ponto PABX intelbras

    Boa tarde pessoal, tem muitas soluções se tratando de MikroTik e pra falar a verdade VPN é a pior. Se alguém quiser ajuda com o problema pode me chamar no wpp 65 99694 8460