+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como configurar BGP com uma operadora?

    Boa noite colegas do Under,

    Venho por meio deste tentar esclarecer algumas dúvidas que tenho quanto a subir um BGP entre meu provedor e uma unica Operadora, neste caso a Oi. Ja faz quase um mês que estou lendo vários tópicos aqui no under e em outras fontes da propria internet sobre BGP com mikrotik, por fim, consegui compreender muitas coisas, mas, me restaram algumas dúvidas que posto agora para os colegas que por ventura possam ajudar.

    1 - Posso realizar as configurações relacionadas ao BGP em meu mikrotik que está em produção antes da operadora fazer a parte do lado dela sem que isso provoque a parada de meus serviços de internet?
    2 - Como vou usar inicialmente apenas uma operadora, vou precisar de rota padrao?
    3 - Usando so uma operadora, preciso fazer filtros para nao publicar rotas inválidas?
    4 - Usando só uma operadora, obrigatoriamente tenho que usar parcial routing ou posso usar full routing?
    5 - As configurações de BGP de conectividade com a operadora, tem que serem inseridas na interface que está conectada diretamente a operadora (ether1), ou na interface que está pra o lado de dentro da minha rede(ether2)?

    Agradeço antecipadamente toda a ajuda dos que já implantaram seu próprio AS, como também dos que ainda estão como eu em processo de implantação do seu AS.

  2. #2

    Padrão Re: Subir BGP com unica Operadora usando Mikrotik 5

    voce precisa sim fazer filtros.. permitindo sair da sua rede apenas os seus prefixos.. nao menores que /24..

    como voce tem so uma operadora.. pode pedir apenas rota-padrao (nao precisa de partial nem full).


    fazer bgp na wan ou no loopback fica a sua escolha...

  3. #3

    Padrão Re: Subir BGP com unica Operadora usando Mikrotik 5

    Bom dia Alexandre,

    Obrigado por tentar me ajudar, no entanto, se posível, gostaria que você tentasse me explicar o ítem 1 de minha questão, pra mim considero o mais importante.
    Quanto a rota padrão, eu já tenho, pois, o meu link atualmente está operando normalmente saindo pela Oi, neste caso precisa mudar mais alguma coisa, preciso pedir alguma coisa a Operadora?
    Quanto aos filtros que você disse que preciso, você conhece algum tutorial aqui mesmo no under, pois, todo mundo fala que tem que fazer, mas, deve ser tão simples que não consigo encontrar material relacionado.

    Obrigado mais uma vez.

  4. #4

    Padrão Re: Subir BGP com unica Operadora usando Mikrotik 5

    sim, é possivel voce fazer a configuração sem interferir na atual..

    a rota padrao via bgp vc pode ou nao pedir que a operadora envie..

    eu recomendaria voce assistir este video



    ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter3...P-Mikrotik.pdf