Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão nano station m5 como utilizar

    boa noite galera, tenho um pequeno servidor e estou com dificuldades com alguns clientes, e me indicaram usar a nano station m5 5.8 16 dbi.
    duvidas: posso usar essa nano como ap, quantos clientes ela segura, quantas são necessarias para fechar 360°.
    e qualquer outra orientação agradeço.

  2. #2
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Citação Postado originalmente por ozemberg Ver Post
    boa noite galera, tenho um pequeno servidor e estou com dificuldades com alguns clientes, e me indicaram usar a nano station m5 5.8 16 dbi.
    duvidas: posso usar essa nano como ap, quantos clientes ela segura, quantas são necessarias para fechar 360°.
    e qualquer outra orientação agradeço.
    Cara os nanostations M5 sao otimos na real toda linha da ubnt é execelente,sim vc pode usa ele no modo AP e vc vai precisar de uns 5 nano M5 pra fechar 360º graus e em cada um vc consegue "pindurar" 30 clientes simultaneos


    Se te ajudei clica na estrelinha e agradeçe,valeu!!!!!
    Última edição por andersonfire; 25-06-2011 às 22:25. Razão: erro de escrita

  3. #3

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    MAIS ESSA NANO JA É HOMOLOGADA

  4. #4

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Citação Postado originalmente por andersonfire Ver Post
    Cara os nanostations M5 sao otimos na real toda linha da ubnt é execelente,sim vc pode usa ele no modo AP e vc vai precisar de uns 5 nano M5 pra fechar 360º graus e em cada um vc consegue "pindurar" 30 clientes simultaneos
    de acordo com o datasheet o nanoM5 diz tem 45 graus de abertura, nunca efetuei os testes... mas se for igual ao nano5 (abertura maior do que deveria), creio que com 6 da para fechar os 360 graus.

    a unica dica que dou para quem quer usar a faixa 5 GHz é tomar cuidado com as configuracoes dos equipamentos.
    os equipamentos da ubiquiti (por exemplo) abrem canais desde a faixa 4.9 ate a 6.2 (senao me engano).
    Porem, nao é todos esses canais que podemos usar.
    E alguns canais em especificos precisam de configuracoes especificas (DFS e TPC ativados).

    Para quem for usar Ubiquiti os Mikrotik... os unicos canais que podemos usar outudoor é:
    (5.4) de 5470 a 5725 Mhz
    e
    (5.8) de 5725 a 5850 Mhz

    Sendo que a Faixa 5.4 tem as seguintes exigencias:
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm)
    - Potencia máxima EIRP 500 mw (27 dBm) - Se o equipamento tiver TPC é permitido ate 1 Watt (30 dBm), Ubiquiti e Mikrotik nao possuem TPC.
    - É necessário que o equipamento esteja com o DFS


    a faixa 5.8 possue as seguintes exigencias:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima


    Para quem quiser acompanhar, dar sua sugestao/dica... ou saber como calcular o EIRP.
    segue: 5 GHz - um pedido de socorro

  5. #5
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    de acordo com o datasheet o nanoM5 diz tem 45 graus de abertura, nunca efetuei os testes... mas se for igual ao nano5 (abertura maior do que deveria), creio que com 6 da para fechar os 360 graus.

    a unica dica que dou para quem quer usar a faixa 5 GHz é tomar cuidado com as configuracoes dos equipamentos.
    os equipamentos da ubiquiti (por exemplo) abrem canais desde a faixa 4.9 ate a 6.2 (senao me engano).
    Porem, nao é todos esses canais que podemos usar.
    E alguns canais em especificos precisam de configuracoes especificas (DFS e TPC ativados).

    Para quem for usar Ubiquiti os Mikrotik... os unicos canais que podemos usar outudoor é:
    (5.4) de 5470 a 5725 Mhz
    e
    (5.8) de 5725 a 5850 Mhz

    Sendo que a Faixa 5.4 tem as seguintes exigencias:
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm)
    - Potencia máxima EIRP 500 mw (27 dBm) - Se o equipamento tiver TPC é permitido ate 1 Watt (30 dBm), Ubiquiti e Mikrotik nao possuem TPC.
    - É necessário que o equipamento esteja com o DFS


    a faixa 5.8 possue as seguintes exigencias:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima


    Para quem quiser acompanhar, dar sua sugestao/dica... ou saber como calcular o EIRP.
    segue: 5 GHz - um pedido de socorro
    Verdade tinha me esquecido que grau de abertura da M5 é menor,obrigado pela correção

  6. #6

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Citação Postado originalmente por andersonfire Ver Post
    Cara os nanostations M5 sao otimos na real toda linha da ubnt é execelente,sim vc pode usa ele no modo AP e vc vai precisar de uns 5 nano M5 pra fechar 360º graus e em cada um vc consegue "pindurar" 30 clientes simultaneos


    Se te ajudei clica na estrelinha e agradeçe,valeu!!!!!

    Quem te deu esse número 30 ? quem te deu este numero é um verdadeiro DOIDO........

    30 é POQUISSIMO perto do que este equipamento suporta !

    Voce coloca BRINCANDO 70 clientes neste equipamento !

    >>>>>>BRINCANDO MESMO<<<< !!!

    70 SIMULTANEO !!!

    Outro detalhe , 4 nanos desse PARA MIN AQUI na minha cidade eu fecho 360º com sobra....

    Abraços t++

  7. #7

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    de acordo com o datasheet o nanoM5 diz tem 45 graus de abertura, nunca efetuei os testes... mas se for igual ao nano5 (abertura maior do que deveria), creio que com 6 da para fechar os 360 graus.
    UAI , vc ainda "CRE" ????
    Veio é MUITO ALEM DE CERTEZA que com 4 vc faz 360º !

    " Vcs devem ter faltado na aula do: se datasheet dizz que é 45º a PRATICA diz 180º !!!!!!!! "

    Abraços parcero t++

  8. #8

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    POXA, kkkkkkkkk, isso ta igual anuncio de ADSL , 50MEGAS !




    (na hora chegou 10 e olhe lááááá´......... kkkkk)


    Entendam isso , se "DIZ" 45º problema do anuncio , e vcs acreditam em tudo ?
    Não lembram dos anúncios das omnis piratas no ML que JURAVA POR DEUS bater 30km as vezes 40km de cobertura isto ainda por cima em 2.4Ghz !!!

    Meu aquelas "omnis" "piratas" não chegam nem 1km veio...........

    SE LIGA !!!!!! rsrsrss


    ABraços t++++

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    aff ai coloca mas que 30 e começa a dar problema ,latencia alta ,dor de cabeça ai vem aqui no forum e pergunta por que a latencia aumentou

  10. #10

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Recomento fechar ponto a ponto direcional para prédios e condominios residênciais, e a partir dai colocar cabeado com switchs para os moradores.

    Você pode negociar um valor bom para instalar e um contrato com fidelidade.

    Só recomendo usar ponto-multi-ponto em situações onde a primeira opção realmente não for possivel. Mesmo assim recomendo utilizar equipamentos Ubiquiti linha m5 tanto AP quanto Station e fazer uma boa configuração.

    Dá uma estudada no protocolo Airmax pois ao menos em teoria um dos fortes objetivos dele é aumentar a capacidade de clientes em um mesmo AP, reduzir latência e aumentar a performaçe.

  11. #11

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    amigo
    se vc fala que com 4 fecha os 360 graus... parabens... eu nao duvido
    mas tenho certeza que nao sera com qualidade.
    ja que voce estara pegando sombra de sinal
    ou seja, um sinal ruim...

    sobre qtos clientes aguenta, eu tbm recomendo no maximo 30 por equipamento.
    logo, com 5 AP na torre voce teria 150 clientes.
    mais que isso é ter dor de cabeça, chamados desnecessarios... problemas... falta de qualidade.

    tenho um pop com nano5, a 1 ano... nunca tive dor de cabeca
    mas tbm sempre segui um padrao de qualidade
    Citação Postado originalmente por Aiomar Ver Post
    UAI , vc ainda "CRE" ????
    Veio é MUITO ALEM DE CERTEZA que com 4 vc faz 360º !

    " Vcs devem ter faltado na aula do: se datasheet dizz que é 45º a PRATICA diz 180º !!!!!!!! "

    Abraços parcero t++

  12. #12

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    aff ai coloca mas que 30 e começa a dar problema ,latencia alta ,dor de cabeça ai vem aqui no forum e pergunta por que a latencia aumentou
    Olha definitivamente 30 é NADA pra um M5 , e vc acha que vai aumentar latencia ? de maneira nenhuma !

    A preocupação se pode dizer que chega após uns 80clientes ai sim !
    (mas logico , depende da banda de cada um concerteza néh , nao sao 80clientes de 10megas cada , coisa de 500Kbps pra cada um !!!)

    Isso eu te AFIRMO 1000% ser CERTEZA porque isso é uma REALIDADE aqui, uma PRATICA.....

  13. #13

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    amigo
    se vc fala que com 4 fecha os 360 graus... parabens... eu nao duvido
    mas tenho certeza que nao sera com qualidade.
    ja que voce estara pegando sombra de sinal
    ou seja, um sinal ruim...

    sobre qtos clientes aguenta, eu tbm recomendo no maximo 30 por equipamento.
    logo, com 5 AP na torre voce teria 150 clientes.
    mais que isso é ter dor de cabeça, chamados desnecessarios... problemas... falta de qualidade.

    tenho um pop com nano5, a 1 ano... nunca tive dor de cabeca
    mas tbm sempre segui um padrao de qualidade
    Na verdade não chega a ser sombra e sim "LOBULOS SECUNDARIOS" , diria "SOMBRA" de verdade a um cliente que eu conectei a 2km por de traz do equipamento com sinal "MEDIO/BOM" !!!
    Ai sim .....

  14. #14

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Citação Postado originalmente por hugosantos Ver Post
    Recomento fechar ponto a ponto direcional para prédios e condominios residênciais, e a partir dai colocar cabeado com switchs para os moradores.

    Você pode negociar um valor bom para instalar e um contrato com fidelidade.

    Só recomendo usar ponto-multi-ponto em situações onde a primeira opção realmente não for possivel. Mesmo assim recomendo utilizar equipamentos Ubiquiti linha m5 tanto AP quanto Station e fazer uma boa configuração.

    Dá uma estudada no protocolo Airmax pois ao menos em teoria um dos fortes objetivos dele é aumentar a capacidade de clientes em um mesmo AP, reduzir latência e aumentar a performaçe.
    Teoria NÃO , isso é uma VERDADE purissima.......

  15. #15

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Citação Postado originalmente por Aiomar Ver Post
    Na verdade não chega a ser sombra e sim "LOBULOS SECUNDARIOS" , diria "SOMBRA" de verdade a um cliente que eu conectei a 2km por de traz do equipamento com sinal "MEDIO/BOM" !!!
    Ai sim .....
    e qual potencia voce usou no AP e no cliente?
    estava dentro das normas?
    uma coisa é conectar... outra é ter qualidade e estar dentro das normas

  16. #16

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    AIOMAR QUAL É A FREQUENCIA(5.4 OU 5.8) QUE VC USA E A POTENCIA?

  17. #17

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Citação Postado originalmente por ozemberg Ver Post
    AIOMAR QUAL É A FREQUENCIA(5.4 OU 5.8) QUE VC USA E A POTENCIA?
    Primeiramente trabalho conforme as NORMAS da agencia (ANATEL) correto ?
    Segundo: conheço as exigencias impostas pela mesma e afirma que NÃO é necessario 10milhoes de WATTS pra vc conseguir 2km veio......
    terceiro: Tendo visada X baixo nivel de noise (ruido) vc consegue milagres em 5.8..........
    quarto: respondendo a voceis utilizo a faixa de 5725-5850 MHz
    quinto: TRABALHO BASEADO NISTO:


    FONTE: http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?null&filtro=1&documentoPath=biblioteca/Resolucao/2004/Anexo_res_365_2004.pdf


    VII – Em adição ao estabelecido nos incisos de I a IV, sistemas de salto em freqüência operando
    na faixa de radiofreqüências de 5725 MHz a 5850 MHz devem atender aos seguintes requisitos:
    a) A potência de pico máxima de saída do transmissor não deve ser superior a 1 Watt;
    b) O sistema deve usar no mínimo 75 freqüências de salto;
    c) A máxima largura de faixa ocupada do canal de salto a 20 dB deve estar limitada a 1 MHz;
    d) O tempo médio de ocupação de qualquer freqüência não deve ser superior a 0,4 segundos num
    intervalo de 30 segundos.

  18. #18

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    e qual potencia voce usou no AP e no cliente?
    estava dentro das normas?
    uma coisa é conectar... outra é ter qualidade e estar dentro das normas
    Com um BULLET M5 HP de 600Mw de saida vc pode mandar mtuuuuu mais que 2km não concorda?
    Mesmo que utilize 24dbm (400Mw) ainda sim vai bem longin.....

    (ANATEL IMPÕE 1WATTS DE SAÍDA MÁXIMA)

  19. #19

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    Seção X
    Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais
    Art. 45. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando nas faixas de
    radiofreqüências de 5150-5350 MHz e 5470-5725 MHz, devem ser utilizados em aplicações do serviço
    móvel.
    Parágrafo único. As aplicações do serviço móvel a serem usufruídas pelos usuários dos Sistemas
    de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais serão nomádicas, ou seja, aquelas referentes ao
    acesso sem fio em que o terminal do usuário pode se mover livremente dentro da área de cobertura mas
    que, quando em uso, permanecerá estacionário.
    Art. 46. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando na faixa de
    radiofreqüências de 5150-5350 MHz, devem atender às seguintes condições:
    I – As emissões devem estar confinadas aos ambientes internos das edificações;
    II – O valor médio da potência e.i.r.p. é limitado ao máximo de 200 mW;
    III – O valor médio da densidade espectral de potência e.i.r.p. é limitado ao máximo de
    10 mW/MHz.

    Art. 47. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando na faixa de
    radiofreqüências de 5470-5725 MHz, devem atender às seguintes condições:
    I - A potência na saída do transmissor é limitada ao máximo de 250 mW;
    II - O valor médio da potência e.i.r.p. é limitado ao máximo de 1 W;
    III – O valor médio da densidade espectral de potência e.i.r.p. é limitado ao máximo de
    50 mW/MHz.
    Art. 48. Para os sistemas operando de acordo com o estabelecido nesta Seção, as emissões
    espúrias ou fora de qualquer uma das faixas de operação, devem ser inferiores ao limite e.i.r.p. de
    -27dBm/MHz.
    Art. 49. Os sistemas operando de acordo com os artigos 46 e 47 deste Regulamento, devem
    possuir um mecanismo de controle de potência de transmissão (Transmit Power Control - TPC) que
    permita a seleção da potência de transmissão de forma dinâmica e assegure um fator de mitigação de pelo
    menos 3 dB.
    Parágrafo único. Excepcionalmente, será permitido o uso de equipamentos sem o mecanismo
    TPC. Neste caso o valor médio da potência e.i.r.p. deverá estar limitado a 100 mW para os equipamentos
    operando na faixa de radiofreqüências de 5150-5350 MHz, e a 500 mW para os equipamentos operando
    na faixa de radiofreqüências de 5470-5725 MHz

    FONTE: http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...s_365_2004.pdf

  20. #20

    Padrão Re: nano station m5 como utilizar

    DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA ATENÇÃO E O FORUM É PARA ISSO MESMO, PARA QUE A GENTE TROQUE VARIAS DICAS E APRENDEMOS CADA VEZ MAIS !

    FIQUEM COM DEUS , ABRAÇOS AIOMAR , T++