+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Olá pessoal,

    Estou com a seguinte situação, vou entregar 14 IPs Válido para um único cliente, o mesmo esta contrantado 2Mb (Ex: 187.123.123.1/28), a questão é, como faço a gerencia para a entrega da BANDA para este RANGE de IPs, independete do IPs utilizado pelo mesmo, ou seja, dentro do RANGE do IP 1 ao 14 a somatória de BANDA tem que dar 2Mb.

    Obs: tenho um servidor central que controla todos usuários da rede.


    Anderson

  2. #2

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Fazendo controle de banda pelo range, ueh...

    Queue simple, acredito eu? Em target coloca a máscara toda, não apenas 1 IP.

  3. #3

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Exemplo rápido...

    Código :
    /queue simple add interface=all limit-at=12M/12M \
    max-limit=12M/12M name=PREFEITURA target-addresses=200.200.200.0/27

  4. #4

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Olá Marcelus,

    Irei efetuar um teste desta forma e colocar em pratica.


    Grato.
    Anderson

  5. #5

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    é isso mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Vai em Queues

    Depois adiciona um novo Queue, depois Digita um nome tipo "SHAPE - FULANO" em Target Adress Digita o Barramento do cidadão xxx.xxx.xxx.xxx/xx, depois vai em max limit e coloca os valores para UP e Down e pronto!

    Voce já estará dizendo que para todo o range /28 tenha um limite máximo de 2Mbps idependente da forma que o cliente for utilizar.

    Futuramente caso seu cliente deseje fazer um link de voz separados, voce pode usar a mesma interface e siderizar o /28 em outras mascaras e dividir o link usando 1 shape para cada range e setando a velocidade limite de UP e Down.

    Espero ter ajudado

  7. #7

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Hehuehue... Nao entendo porque os caras vem e respondem a mesma coisa que os outros ja responderam... Eh soh pra encher a caixa de email dos outros?

  8. #8

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Olá pessoal,

    Grato pela ajuda.



    Anderson

  9. #9

    Padrão É bem simples irmão.....

    Você está controlando a velocidade no QUEUE! Caso sim, no momento em que você for fazer o cadastro do seu cliente, em TARGET ADDRESS no final da caixa, tem duas setas, uma pra cima e outra pra baixo, clique na seta para baixo, cada vez que vc clicar abre uma nova caixa, basta ir adicionando todos os ips que irá ser do seu cliente....

  10. #10

    Padrão Re: É bem simples irmão.....

    Citação Postado originalmente por charles_aracati Ver Post
    Você está controlando a velocidade no QUEUE! Caso sim, no momento em que você for fazer o cadastro do seu cliente, em TARGET ADDRESS no final da caixa, tem duas setas, uma pra cima e outra pra baixo, clique na seta para baixo, cada vez que vc clicar abre uma nova caixa, basta ir adicionando todos os ips que irá ser do seu cliente....
    Precisa disso nao, ja responderam certo la em cima. bem mais simples.

  11. #11

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Olá pessoal,

    Fiz um teste em cliente, coloquei o range 187.123.123.64/28 colocando o Gateway e DNS do meu servidor (187.123.123.1).

    Fui em IP Bindings para tirar a autenticação do cliente e adicionei o range 187.123.123.64/28 em Address deixando em banco To Address pois o mesmo não aceita o range.

    Na Queue adicionei 187.123.123.64/28 para controle de banda.

    A minha questão é, o cliente não esta conseguindo navegar, utilizei o IP 187.123.123.64 que é "network" como gateway e não foi tambem, o pior que o cliente não consegue pingar o servidor e do meu servidor ao cliente pingo normal.


    Anderson

  12. #12

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Porque não vai funcionar mesmo... Primeiro porque o endereço de network não funciona como gateway a não ser em tunelamento como pppoe. Você precisaria de um IP desse range no Mikrotik para que servisse de gateway para este cliente...

    A queue provavelmente está certa e não tem nada a ver com a o fato dele navegar ou não. O problema é gateway mesmo... Ele nem pinga o servidor porque não tem nada no mesmo seguimento...

    Mas, como eu não uso hotspot (acredito que você esteja falando de hotspot, certo?) vou deixar que algum outro colega te responda pra que eu não fale besteira...

    Particularmente, para entregar um range a um cliente aqui, eu faço ele conectar no meu servidor por PPTP pegando um IP privado e depois roteio a tal classe para o IP privado... Este é o método mais comum...

  13. #13

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Olá pessoal.

    Fiz alguns testes, adicionei no servidor a classe de IPs em IP Address mas mesmo assim não foi.

    Estou fazendo assim no cliente:
    IP 187.123.123.66 (vai de 66 a 78)
    Sub 255.255.255.240
    Gat 187.123.123.65
    DNS 187.123.123.1

    Fizemos teste e funcionou assim:
    IP 187.123.123.66
    Sub 255.255.255.0
    Gat 187.123.123.1
    DNS 187.123.123.1

    Obs: o IP 187.123.123.1 é o meu servidor.



    Anderson

  14. #14

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Voce abriu a máscara... Daí vai mesmo, mas tá errado...

    Vamo lá... Primeiramente a rede é 187.123.123.64/28, os IPs usáveis vão de .65 até .78 e o broadcast é o .79...

    Na interface interna do teu servidor, coloca 187.123.123.65/28 e no cliente coloca 187.123.123.66/28... Isto deve funcionar, mas como eu disse, em hotspot eu não sei se você tem a liberdade de fazer este tipo de configuração... O hotspot é feito pra bloquear tráfego... Talvez precise de algo adicional...

  15. #15

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Olá Marcelus.

    Estava utilizando tambem como base o site, "http://mikrotikfacilnet.blogspot.com/2009/01/ip-vlido-no-mikrotik-e-repasse.html" para ver se achava algo errado.

    Enfim conseguimos fazer funcionar a classe conforme abaixo, era somente mudar no IP Address para 187.123.123.65/28 que o raio do gateway.

    Estou fazendo assim no cliente:
    IP 187.123.123.66 (vai de 66 a 78)
    Sub 255.255.255.240
    Gat 187.123.123.65
    DNS 187.123.123.1


    Fico grato pela ajuda de todos.


    Anderson

  16. #16

    Padrão Re: Como o gerencio o RANGE de IPs a BANDA contratada para o MESMO CLIENTE !

    Olá pessoal.

    Tenho uma nova situação.

    Após configurado a classe de IP do cliente conforme acima, esta navegando normalmente, este cliente em especifico é um Provedor de Hospedagem tendo mais Upload...

    O cliente somente consegue pingar de qualquer rede externa após ter alguma navegação ou pingar de dentro para fora, apos isso consigo pingar de fora para dentro, achei muito estranho, o pior que no mesmo servidor Linux ele alterna para outra operadora e navega normalmente, desta forma descartei falha no servidor do cliente.

    Foi efetuado outros testes, o que ocorre que no mesmo barramento o cliente esta tendo muita perda de pacotes em alguns IPs do Range, por exemplo o 187.123.123.66/28 esta com ping de 3ms e sem perda até o UOL, já o 187.123.123.70/28 esta com 3ms e com muita perda.


    Anderson