+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    Pessoal, esse é o meu primeiro tópico e gostaria da ajuda de vocês.
    Tenho hoje um link de 20MB full dedicado e queria saber se o que tenho como principal roteador atende ás minhas necessidades.
    Tenho uma rb450G para atender, em média, 400 clientes não simultâneos.
    Gostaria de saber se com uma RB1100 ou uma rb1200 amaciava a entrega dos pacotes para os clientes ou essa rb450g que tenho já atende à minha necessidade.


    Obs.: em média, de hora em hora, fica de 5 a 20 minutos com o processamento em 100%. Sei que quanto está em 100% atrapalha o desempenho da rede, a dúvida é pra quando não está em 100% de processamento. Abaixo um print do gráfico do processamento.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CPU2.JPG
Visualizações:	285
Tamanho: 	37,6 KB
ID:      	24078


    Nesse rb450G é utilizado apenas 6 regras de farewal para redirecionamento de IP válido, 1 regra de firewal para o roteamento da rede ( NAT ), controle de IP e MAC, queue em todos os IP's, graping em todas as 5 interfaces.


    O que vocês me auxiliam?
    Desde de já agradeço a ajuda de vocês...

  2. #2

    Padrão Re: Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    Citação Postado originalmente por camilocoa88 Ver Post
    Pessoal, esse é o meu primeiro tópico e gostaria da ajuda de vocês.
    Tenho hoje um link de 20MB full dedicado e queria saber se o que tenho como principal roteador atende ás minhas necessidades.
    Tenho uma rb450G para atender, em média, 400 clientes não simultâneos.
    Gostaria de saber se com uma RB1100 ou uma rb1200 amaciava a entrega dos pacotes para os clientes ou essa rb450g que tenho já atende à minha necessidade.


    Obs.: em média, de hora em hora, fica de 5 a 20 minutos com o processamento em 100%. Sei que quanto está em 100% atrapalha o desempenho da rede, a dúvida é pra quando não está em 100% de processamento. Abaixo um print do gráfico do processamento.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CPU2.JPG
Visualizações:	285
Tamanho: 	37,6 KB
ID:      	24078


    Nesse rb450G é utilizado apenas 6 regras de farewal para redirecionamento de IP válido, 1 regra de firewal para o roteamento da rede ( NAT ), controle de IP e MAC, queue em todos os IP's, graping em todas as 5 interfaces.


    O que vocês me auxiliam?
    Desde de já agradeço a ajuda de vocês...
    Amigo informe por gentileza a quantidade de clientes online.
    No entanto lhe digo que essa RB 450G aguenta bem o tranco viu.

  3. #3
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    Amigo, também utilizo está rb para controlar meus clientes, em média de 120 clientes online a cpu chega no máximo 50%, agora com web-proxy ativado ela fica só de 90% a 100% e a internet fica lenta para os clientes, utilizo um servidor para fazer o cacheamento e a rb apenas controle de banda, ip fixo, redirecionamento de portas coisas pequenas.

  4. #4

    Padrão Re: Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    Pereira925, obrigado pela sua atenção.
    Respondendo a sua pergunta, tenho em média 250 máquina simultâneas na rede. A minha rede é /22 e já estou no fim da segunda rede ( range de IP ).
    Vendo o gráfico do processamento do CPU ( PÁGINA #1 ) acha que a rede ficaria mais "leve" na entrega dos pacotes com uma RB mais robusta?

  5. #5
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    Usamos uma 1100 aqui na rede, pico de 600 clientes simultaneos, roda tranquilho.

    So que aqui nao trabalhamos com nat, essa rb so faz roteamento, o resto é feito em pequenas celulas.

    Abraços

  6. #6

    Padrão Re: Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    Aqui usamos Rb´s MK em toda nossa rede, semana passada eu troquei um RB433 por uma RB493ah por 2 motivos, 1º - eu precisa de mais portas Ethernet (um switch resolveria). 2º - o processamento dela estava chegando aos 100% em horários de pico com trafego de 12 megas...daí essa RB493ah resolveu tudo de uma só vez.....ela vem com 9 portas ethernet e processamento de 680mhz...ficou show de bola...fica aí a dica, boa sorte.

  7. #7

    Padrão Re: Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    O problema não é nos repetidores e sim no server principal. A minha rede é toda em bridge e o processamento pesado mesmo fica nessa rb450G. Por isso quero saber se ela aguenta o "tranco" para, em média, 250 clientes. #1 tem o print do gráfico do processamento.

  8. #8

    Padrão Re: Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    Citação Postado originalmente por camilocoa88 Ver Post
    Pereira925, obrigado pela sua atenção.
    Respondendo a sua pergunta, tenho em média 250 máquina simultâneas na rede. A minha rede é /22 e já estou no fim da segunda rede ( range de IP ).
    Vendo o gráfico do processamento do CPU ( PÁGINA #1 ) acha que a rede ficaria mais "leve" na entrega dos pacotes com uma RB mais robusta?

    Sim amigo, ajudaria, no caso indicaria uma rb1000, porem ja vi rb450g rodandocom mais de 600 clientes online, com processamento em média de 40% com várias regras de firewall rodando.
    Dependendo da versão do MK aconcelho vc atualizar, atualiza para a 4.17 ou até mesmo para a 5.5.

    Abraços
    Qualquer dúvida posta ai.
    Última edição por pereira925; 29-06-2011 às 22:59.

  9. #9

    Padrão Re: Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    Citação Postado originalmente por pereira925 Ver Post
    Sim amigo, ajudaria, no caso indicaria uma rb1000, porem ja vi rb450g rodandocom mais de 600 clientes online, com processamento em média de 40% com várias regras de firewall rodando.
    Dependendo da versão do MK aconcelho vc atualizar, atualiza para a 4.17 ou até mesmo para a 5.5.

    Abraços
    Qualquer dúvida posta ai.
    A minha está com a versão 4.11. Vou atualizar e posto aqui o resultado. Valeu pela dica.

  10. #10

    Padrão Re: Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    Citação Postado originalmente por camilocoa88 Ver Post
    A minha está com a versão 4.11. Vou atualizar e posto aqui o resultado. Valeu pela dica.

    Posta o resultado sim amigo,

    Abraços

  11. #11

    Padrão Re: Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    Ja pensou em fazer controle dos clientes nas Rbs de Distribuicao aqui uso e nao tenho problemas !
    Dai tenho um Rb1200 pra fazer Rotas e Redirecionamento de Portas para o Mk-auth !
    Abaco amigo !

  12. #12

    Padrão Re: Qual melhor Routerboard para um link de 20MB full dedicado?

    é bem provável que esse seu processamento é causado pela versão do seu MK, tem algumas versões que tem bug no processamento. aqui utilizo com na versão 5.20 em uma rb450G somente para balance e uma RB1200 para controle dos clientes, o processamento fica baixo, mas será mudado para roteamento dinâmico com o controle dos clientes nos pops por questão de segurança e desempenho.