Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re:

    O tópico já entrou para a categoria dos "antigos", mas é uma discussão tão bacana que vale a pena retornar.

    O Andrio está coberto de razão. Não faz a menor diferença se a estação funciona em N mas está negociando em B com o AP. Claro, se negociar em N exigirá um nível de sinal maior para rates altos. O protocolo N por natureza é mais exigente quanto a sinal do que o legacy B/G/A.

    O problema do nosso amigo Wilder é BEM simples: está utilizando um equipamento errado para o cenário. Na torre um painel de 17dbi (que possui abertura de sinal mínima), em um ambiente ruidoso (por menor que seja o ruído, 2.4 sempre será 2.4), pretendendo cobrir uma área de cobertura grande (de 1,5km para mais) e instalando na casa do assinante um equipamento que possui uma antena SETORIAL de apenas 8,5dbi. Obviamente que esses 11Mb de rate de recepção só estão sendo obtidos em função da antena de alto ganho na transmissão e a alta sensibilidade do chipset Atheros da NanoStation.

    O problema não é ACK, pois sinal baixo não se corrige com ajuste do algorítimo de distância. Como o amigo está com problemas para os clientes de perto, eu aposto minhas fichas na inclinação do painel setorial da torre. Por ser de 17dbi (coisa demais, ao meu ver), seu ângulo de abertura vertical é minúsculo, coisa de 6, 7°. Apontar uma antena dessas é um sacrifício. Se inclinar demais tira do ponto o cliente de longe. Se inclinar de menos prejudica o cliente de perto.

    Resumindo, tem que subir na torre, pedir pra alguém ficar em baixo com um notebook conectado e conferir a diferença de sinal de acordo com o ajuste do tilt (inclinação) do painel setorial. Sou capaz de apostar que resolve o problema.

    Mas, de qualquer forma, é bom revisar o projeto e reposicionar essas Nano M2 Loco para mais perto da torre, coisa de 800m no MÁXIMO. Para distâncias maiores utilize a NanoStation M2, em função da antena de maior ganho, ou então a parceria Bullet M2 + antena direcional de grade de 20dbi. Até 3km vai bem. Mais que isso vai ficar complicado até pra ir na casa do cliente entregar a fatura.

  2. #22

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Muito bem pensado... A inclinação... Jájá posto resultado.

  3. #23

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Ola amigos!
    Aqui estou com um problema de conexão, não consigo fazer o nano loco M2 conectar com minha RB 433 com cartão ENGENIUS. Não conecta de forma alguma ja desabilitei o AirMax e mesmo assim nao rola

  4. #24

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    ja tive esse mesmo problema, solução foi atualizar a firmware... rodou na hora

  5. #25

    Padrão Re:

    Então Wilder, que resposta tem para nos dar?

  6. #26

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    aproveitando que o assunto aki e nanostation tenho uma duvida gostaria que me dessem uma luz visto que alguns aki entendem bem desses equipamentos.

    OBS: no ponto A tenho nanostation loco M2 Rodando com "visada perfeita"
    para o ponto B ja utilizei alguns radios como "aprouter e zinwell" ambos em 400MW mesmo asim não consigo encontrar o sinal.

    então pensei em comprar outra nano ou bullet gostaria de saber opinião de vocês.

    OBS: a nanostation LOCO M2 esta em
    modo AP
    freq:20 MHZ
    canal: 5 quase ninguém utiliza
    airmax: DESATIVADO
    ajuste ACK: auto




    http://images.orkut.com/orkut/photos...Ht3QKnl1Km.jpghttp://images.orkut.com/orkut/photos...yzrxIAlRrG.jpg

  7. #27

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Então Wilder, que resposta tem para nos dar?
    Bom amigo para solucionar meu problema atualizei a firmware e conectou ja hora assim que reiniciou ja conectou...

  8. #28

    Padrão Re:

    Opa, coisa boa que conseguiu resolver!

  9. #29

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    obg ai galera vlw a força e assim que funciona um fórum de verdade...

  10. #30

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Pois é só faltou vc falar se funcionou depois que atualizou...

  11. #31

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Aqui fui no site da ubiquit peguei a ultima versão do NANO M2 mas nao consegui fazer funcionar. Peguei outro nano de outro cliente com a versão 5.2 e consegui fazer conectar ai então fiz um downgrad para o outro nano e mesmo assim ele nao funciona rs.
    Descartei ter problema na antena do NANO pois o mesmo conecta-se a outro nano.

  12. #32

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Bom, aqui nunca aconteceu isso, soh aconteceu de não conectar até eu atualizar ai já era roda que é uma beleza.

  13. #33

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Em qual versão esta deixando os NANOS?

  14. #34

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    estou usando a ultima, que tem 40mhz