Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Boa tarde pessoal.

    Temos um link de 45km que montamos a uns 2 anos para atender uma vila. Sempre funcionou bem.
    Na semana passada o link estava com sinal péssimo, fomos até lá e estava com um pigtail solto, reconectou e pronto, o sinal voltou ao normal (média de -55dbm).

    Porém o pessoal começou reclamar de lentidão, ocorre também durante o dia algumas vezes, mas durante a noite é impossível de navegar.

    Estou a dias tentando resolver o problema. Medi o link e vi que ele está com 7Mb de TX e 3Mb de RX, achei que este poderia ser o problema. Ativei o Nstreme simples e o link chegou a bater 40Mb TX e 20Mb RX. Deixei desta forma e ficou funcionando.

    Algumas horas depois começaram as ligações. O pessoal disse que piorou a navegação. Fiquei sem entender nada, fui verificar na RB e percebi que o link fica associando e desassociando. Resultado: Tive que desativar o Nstreme.

    Única coisa que percebi é que com o nstreme ativo o sinal que era -55 fica em torno de -68.

    Percebi que o TX/RX CCQ está um pouco baixo, mas não sei onde pode estar o problema (cartão c/ defeito, pigtail, fonte???)

    Tirei 2 print screen das RBs e estou anexando ao post.

    Peço aos mais entendidos ou para quem já passou algo parecido, se puderem ajudar agradeço muito pois não sei mais o que fazer para resolver.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         erbmutum.jpg
Visualizações:	176
Tamanho: 	38,7 KB
ID:      	24097   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         erbranchao.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	40,8 KB
ID:      	24098  

    Última edição por gustavo_marcon; 28-06-2011 às 18:12.

  2. #2

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Ningúem ???

  3. #3

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    veio eu qeruia poder ter ajudarm, eu tbm to com problema pra fazer um ptp de 20 km
    vc poderia me ajudar nesse enlace

  4. #4

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Citação Postado originalmente por eduardopvh Ver Post
    veio eu qeruia poder ter ajudarm, eu tbm to com problema pra fazer um ptp de 20 km
    vc poderia me ajudar nesse enlace
    Se puder abrir um tópico relatando seu caso e me passar o link com certeza tentarei ajudar.

  5. #5

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    me add no msn ai [email protected] conseguindo fazer o ptp eu relado aki no seu topico

  6. #6
    Avatar de ALTAY
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Canindé, Ceara, Brazil, Brazil
    Posts
    17

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    AMIGO TIVE PROBLEMA PARECIDO QUE ME FEZ SUBIR NUMA SERRA A 100KM DE DISTANCIA 4 DIAS SEGUIDOS E O PROBLEMA ERA SOMENTE O PIG, QUE EU ACHAVA QUE ESTAVA BOM E NA VERDADE NAO ESTAVA, TROCA TEU PIG, PODE RESOLVER.

  7. #7

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Vou fazer isso.


    Mas teu problema era esse mesmo que relatei ? Pouca banda no modo normal e quedas quando ativa o nstreme?

    Estou bastante desconfiado de um dos cartões. Vou troca-lo e depois posto os resultados aqui.



    Obrigado !

  8. #8

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Cara se o pigtail estava solto com mal contato pode por causa disso ter danificado o transmissor do cartão.. por vi das duvidas troca o pigtail e o cartão tenho certeza que teu problema ta ai... se for o caso ate cola os conectores com um pouco de silicone...
    Abraço

  9. #9

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    Cara se o pigtail estava solto com mal contato pode por causa disso ter danificado o transmissor do cartão.. por vi das duvidas troca o pigtail e o cartão tenho certeza que teu problema ta ai... se for o caso ate cola os conectores com um pouco de silicone...
    Abraço
    Sim eu pensei nisso mesmo.

    Só que como o sinal que chega daqui pra lá está pior do que o sinal que chega de lá pra cá (é lá que o pig estava solto) eu desconfiei que aqui a antena estivesse um pouco fora do ponto ou o cartão daqui estivesse danificado.

    Mas até amanhã acredito que consigo fazer os testes e vou postar aqui o resultado.


    Valeu !

  10. #10

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Cara, como o ping tail estava solto, o problema pode estar nele e seria a primeira coisa que trocaria no seu caso já que o problema começou depois que ele soltou. Caso continue, ativa o NSTREME novamente e deixa o DATA RATES e auto nas duas pontas ( me parece que você setou em 54/54 ). Quando o link não tem sinal o suficiente para 54/54 é o que causa o problema da desassociação e se tiver em auto, ele automaticamente baixa a taca de dados e não deixa que o link caia.

  11. #11

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Então. O estranho é que se eu deixo em auto não conecta. Só conecta se eu coloco em 54M nas duas pontas.

    Eu tinha pensando nisso mesmo.

  12. #12

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Então, tenta colocar em 6/6 e se funcionar vai aumentando até chegar no maior que não desconecta.

  13. #13

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Vou testar.

    Só que isso não seria uma solução, só um teste. porque digamos que no maior que não desconecta seja por exemplo 36/36. Não posso dar por resolvido pois o certo seria ele conectar em 54/54, até porque o sinal está ótimo.

    Então minha intenção é achar a causa do problema e conseguir corrigir.

  14. #14

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Concordo plenamente. Só que se você conseguir manter a rede conectada direta, você tem tempo e tranquilidade de ir resolvendo os outros testes como por exemplo arrumar o pin tail e trocar. Além do mais 45KM é uma distância boa.
    Boa sorte!

  15. #15

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Marcon, deixa no auto. Nem sempre o enlace vai segurar em 54.
    E daí desconecta mesmo.
    Mesmo que o sinal esteja bom no momento, ele pode variar e baixar a modulação e não segurar. Deixa habilitado as velocidades mais altas. 54, 48,36,24 Se cair assim mesmo é porque tem momentos que o sinal deve cair muito e será um indicativo que tem outro problema. Oscilação é aceitável, o que não pode é oscilar muito.

  16. #16

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Eu coloquei em auto e o link estabilizou.
    Fiz o teste de banda e não passa os 40mb que passavam antes. Passa em torno de 7mb tx e 4 rx.

    Tirei um print das duas RBs e estou postando aqui.

    O Link parou de cair e conectar com frequência, mas percebi que de tempo em tempo ele da uma queda rápida e volta. Por enquanto não consegui tempo para ir até o local fazer os testes, mas o link não está normal, já foi muito melhor mesmo sem usar nstreme.

    Até sexta acredito que vou até lá fazer os testes e posto os resultados.

    AP WDS
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         apwds.jpg
Visualizações:	118
Tamanho: 	28,1 KB
ID:      	24173

    Station WDS
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         stationwds.jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	38,8 KB
ID:      	24174
    Última edição por gustavo_marcon; 29-06-2011 às 17:53.

  17. #17

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Kra, ja vi nesse post mais de 3 pessoas dizendo a vc que simplesmente por vc ter encontrado o PIG solto do cartão tu já ferrou o cartão e acredito que seja isso também porque ja ferrei um cartão assim! Mas sei lá...Ou tu é muito otimista ou não tá ouvindo a ajuda da galera!

  18. #18

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Kra, ja vi nesse post mais de 3 pessoas dizendo a vc que simplesmente por vc ter encontrado o PIG solto do cartão tu já ferrou o cartão e acredito que seja isso também porque ja ferrei um cartão assim! Mas sei lá...Ou tu é muito otimista ou não tá ouvindo a ajuda da galera!
    E eu discordei deles?

    A resposta que dei é que vou fazer os testes e depois posto o resultado.

    Porém, antes de qualquer coisa vou fazer os testes que eu julgo necessário.


    Sinceramente, não sei o que vc ganha com um post onde vc vem querer questionar se estou ou não ouvindo o pessoal.

  19. #19

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    E eu discordei deles?

    A resposta que dei é que vou fazer os testes e depois posto o resultado.

    Porém, antes de qualquer coisa vou fazer os testes que eu julgo necessário.


    Sinceramente, não sei o que vc ganha com um post onde vc vem querer questionar se estou ou não ouvindo o pessoal.
    Desculpaê "Sabe-Tudo", achei que vc teria vindo aqui pedir ajuda e não deixar o pessoal falando sozinho, agora, sinceramente kra? Desprezo atitudes de pessoas como você porque tem mais d 10 pessoas aqui tentando te ajudar e TODA ajuda q alguem sugere vc vem dizendo que "não acredita que seja teu problema"...
    Não sei oq vc esta fazendo aqui entao se sabe resolver sozinho FAÇA e não venha pedir ajuda em vão!
    Mas ja percebi que tu não sabe oq é o espírito do Fórum!

    Sem Mais!

  20. #20

    Padrão Re: Problema em enlace de 45km c/ XR5 e RB433

    Se vc grifar o trecho onde eu disse isso que vc citou ("não acredita que seja teu problema ") eu tiro o chapéu pra vc.


    Pra vc ver como tem gente que vem no fórum só pra atrapalhar.
    Amigo, se não ajuda, favor não atrapalhar.
    Eu estava mantendo um nível de educação com o pessoal e depois de ler seu tópico não foi possível continuar com o mesmo nível. Certamente porque você chegou falando um monte de coisa nada a ver, e o pior, sem necessidade nenhuma.

    Amigo, vamos parar por aqui OK? Vc não está ajudando em nada.


    Obrigado aos que tentaram ajudar. Hoje vou fazer os testes e vou postar os resultados aqui como eu havia combinado.

    Se for o PIG ótimo, eu não duvido que seja, vou fazer todos os testes que forem necessários, assim como eu já havia dito antes e a maioria já havia entendido.