+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Vários rádios em vários locais (Escola)

    Prezados amigos da Under-Linux,

    Estou configurando os rádios wireless na escola que trabalho, são vários pontos espalhados onde pluguei um roteador Linksys WRV210, ja configurei o servidor DHCP (Debian 6), minha dúvida é como tenho vários rádios e as vezes eles se cruzam em sinais, a melhor opção seria deixar todos com o mesmo SSID e mesmo CANAL?

    O usuário poderia andar pelo prédio e permenecer conectado sempre? Ou ele receberá um novo IP a cada local de rádio diferente que tiver melhor alcance?


    Muito grato pela opiniões.

  2. #2

    Padrão Re: Vários rádios em vários locais (Escola)

    Trabalhei num provedor e quando tinhamos este tipo de caso. A empresa gostava de configurar todos os routers do mesmo modo. Porém eu não gosto.

    Prefiro fazer um WDS.

    Certa vez eu fiz e ficou bom!

  3. #3

    Padrão Re: Vários rádios em vários locais (Escola)

    Neste caso aqui todos estariam em modo AP.

  4. #4

    Question Re: Vários rádios em vários locais (Escola)

    Nunca testei vários rádios no mesmo ambiente com o mesmo SSID. O que faria era estudar onde cada radio deve ter cobertura e colocar o melhor e menor sinal ( testando ) para não interferir muitos nos outros rádios. Assim pode mudar o canal dos rádios.
    Cada radio teria um SSID diferente. O trabalho seria de criar um profile uma única vez, pois da próxima vez que a máquina achar o sinal ela conecta automaticamente.

    Isso se chegar com o cabo na rede do radio. Se for tudo wireless o ideal é WDS mesmo.
    Última edição por camilocoa88; 29-06-2011 às 13:35. Razão: Informação adcional

  5. #5
    Avatar de Jaiso
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Pernambuco
    Posts
    79
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vários rádios em vários locais (Escola)

    Ola amigo Usaria WDS tbm mais pratico e muito fucional sem dor de cabeça para configurar ...

  6. #6

    Cool Re: Vários rádios em vários locais (Escola)

    Coloquei o mesmo ssID em todos os rádio e coloquei em canais diferente.

    Fiz certo?

  7. #7

    Smile Re: Vários rádios em vários locais (Escola)

    Citação Postado originalmente por mollinar Ver Post
    Coloquei o mesmo ssID em todos os rádio e coloquei em canais diferente.

    Fiz certo?
    WDS compromete a largura de banda, pois a divide entre todos AP conectados...

    Eu uso em hotéis o mesmo SSID e canais diferentes, procurando colocar os canais o mais afastados possivel, quanto mais próximos estiverem. Na minha opinião você fez certo.

    Serviu? Clique
    ▼☼

  8. #8

    Thumbs up Re: Vários rádios em vários locais (Escola)

    Galera muito obrigado pela ajuda de todos!!!

    Em um ambiente onde se tem vários rádio na mesma rede, para cobrir uma grade área e ter a mobilidade dos usuários (andar pelo prédio sem perder a conexão) a melhor solução foi colocar o mesmo ssid pois a conexão se estabelece automáticamente quando se troca de área com maior sinal, o detalhe foi o que o amigo DUHbnu disse, colocar em canais mais longe possíveis quando onde o sinal de um rádio e outros se encontram.

    Abraços

  9. #9

    Padrão Re: Vários rádios em vários locais (Escola)

    Pois e, nao conheço a configuracao do radio citado, mas a soluçao para seu caso era configurar os radios em MESH, dai eles proprios rediricionariam o equipamento conectado para o sinal com maior potencia.

    Ok.

  10. #10

    Padrão Re: Vários rádios em vários locais (Escola)

    Correto, acho que o mais indicado ainda seria MESH