+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão cache no mikrotik

    quero montar um provedor usando uma unica maquina como servidor e com mikrotik nesta maquina fazendo tudo ( gerenciamento de banda , cache , dns , pppoe , balanceamento )
    mais me falaram que o mikrotik nao é bom como proxy ( mais pro resto é otimo )
    tb nao quero um proxy poderoso , mais tb nao quero que me de trabalho.
    será que o proxy do mikrotik sendo configurado direitinho nao fique bom pra 50 a 150 clientes ???

    OU devo montar um solução mikrotik + Mk-auth com o Microtik em um RB ???
    alguem tem esta solução ?

    sou novo no mundo do mikrotik mais conheço bem rede e fiz o curso ccna da cisco .
    Última edição por mhenriquecd; 29-06-2011 às 23:00. Razão: ou

  2. #2

    Padrão Re: cache no mikrotik

    olá meu querido , primeiramente sim o mk faz proxy cache mais é como muitos dizem , deixa a desejar. pois o memso limita em 50gb se não me engano o armazenamento e até a versão 3,30 ainda era usado o squid oque ja é um otimo proxy. tente usar o speedr webcache thunder supercache etc. será mais facil para você administra-lo. pois vc coloca as regras de redirecionamento no mk e o seu server de cache faz o resto.
    qualquer duvida estamos ai .

  3. #3

    Padrão Re: cache no mikrotik

    atualmente com 400 clientes ainda uso mk como cache e saida full,na 3.30 e para pq arquivos e paginas sai mais 10 gb por dia do cache e vc tera de limitar no maximo 80 gb de hd,,,fiz teste na 5.0 e ate videos e gravado mais da erro de kernel e trava ,no meu caso chegava a travar 3 x no dia e vc tera de dexa em 50 gb no hd ou montar um poderoso serv com mais 20 gb de memoria para que ele consiga ler o cache,,,voltei para 3.30 que é so pq arquivo e paginas mais funfa perfeito,.

  4. #4

    Padrão Re: cache no mikrotik

    Bom dia !
    Eu uso aqui mikrotik + proxy (debian) to configurando o thunder cache nele.. to em faze de testes.
    Mas eu aconselho se for fazer no proprio mikrotik uma maquina de alta qualidade para que nao trave, pois eu havia tentando para 60 clientes em uma maquina (dual core, 2 gb de ram, hd de 320) e o processo da mesma ficava muito alto e travava.
    Resolvi fazer proxy externo ou seja, em outra maquina, ta funcionando perfeitamente, mas to configurando o thunder cache nele, quando tiver resultados positivos avisarei aqui.