+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM

    Galera seguinte, estou com um problema que me tá tirando o sono, tenho uma torre que está acontecendo o seguinte fato, a maioria dos clientes estão ficando com CCQ muito baixo e o ACK a 40, consequentemente o PTroughtPut fica entre 600 kbytes a 3000k, tem um "abelha" a um 150m com uma Omni, ela está na frequencia 2472 Mhz, coloquei os meus Paineis Setorias nas frequencias bem distantes tentando resolver o problema, mesmo assim não resolveu, estudei o espectro de frequencia, e voltei a troca-las colocando na frequencia mais limpa (mesmo que proxima do cara da omni), mesmo assim nao resolveu. O meu link que chega a esse equipamento esta perfeito, faço o teste e roda perfeitamente, queria saber o que mais posso fazer antes de começar a trocar equipamento.

    P.S. Esse equipamento estava perfeitamente funcionando a 1 ano.

    Equipamento da Torre:
    RouterBoard 800 com RouterOs Mikrotik 4.5
    Cartão XR5 680 Mw do enlace para o LINK
    Cartões R52H 300 Mw ligados ao Paines 90 de 17 DBI

    Perguntas:

    a) Esse cara da omni ele compartilha ADSL na cidade tem 4 dessas distribuidas pela cidade, (Obs Sem Licença) ele pode ter colocado um amplificador?
    b) Alguma interferencia como posso identicar?
    c) Se for equipamento, o que pode estar ocasionando isso?
    Última edição por caiojunior; 30-06-2011 às 20:01.

  2. #2

    Padrão Re: PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM

    amigo, em todos seus setores o ccq baixou? se foi só em setor que ficou ruim além de um estudo de frequências vc faz tbm um checkup em todos os clientes conectados, pra tentar indentificar um possivel problema em algum, veja a o sinal dos clientes conectados ao rádio, coloca o ack em dinamic e veja qual de seus clientes esta com ack alto... e por ai vai...

  3. #3

    Padrão Re: PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM

    Seguinte, estou notando em alguns clientes somente, e tenho 3 setoriais e nas 3 esta ocorrendo esse problema, e do nada começou a baixar o CCQ/ACK desses clientes, ainda "sniffando" essa omni que cito no post anterior, e verifiquei que de uma semana para outra o sinal dele sem direcionamento passou de -70 db para -40, entao desconfio que seja isso, ja visitei os clientes troquei equipamento, coloquei equipamento da UBNT de 1000 mW, mesmo assim nao resolve, ainda continuo desconfiando dessa omni ou dos meus cartões nos quais ja aumentei a TX Power e mesmo assim nao solucionou. E complicado pois regulamento todo meu provedor, de acordo com a Anatel e vem alguns e estraga tudo, mas antes de denunciar quero ter certeza, por isso peço ajuda

    Caio Jr
    Digysat
    SCM 51.406

  4. #4

    Padrão Re: PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM

    amigão em áreas com interferência aumentarpotencia é dar tiro no pé. baixa essa potencia para 32mw e vê se resolve. clientes também com a menor potência possível.

  5. #5

    Padrão Re: PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM

    concordo plenamente com vc ieverton, amigo não adianta vc aumentar seu tx, pois ai vc mesmo vai tar se matando, o melhor que vc faz é colocar o tx power dos radios default, e baixar potencia dos radios dos clientes tbm, e reveja esses seus clientes com sinal ruim, ja que vc tem um concorrente muito proximo de sua torre, reveja nesses clientes que estão com sinal ruim: alinhamento, antena, pigtail, radios(ap, adaptador usb, placa pci), conectores, veja tudo que puder...

  6. #6
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM

    Sei que a merda do amplificado arrebenta o sinal, tenho minha torre com 4 painel setorial, a 1km tem uma gatoNet com omni e amplificador, perto dele não consigo redirecionar nenhum cliente para minha torre o sinal fica morto, com visada limpa para minha torre no raio de 900m 1km, só consegui na frequencia 5.8, então desconfio muito de que seu concorrente está com um amplificador espetando seu colchão para lhe tirar o sono.
    Tente conversar com ele numa boa senão!!!! Anatel no Amigão.

  7. #7

    Padrão Re: PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM

    Entao gente, ja deixei meus cartöes no default, vou rever meus clientes com problemas, e conversar com o dito cujo, que garanto que ele não vai ser amigavel, senao conseguir vou recorrer a anatel mesmo, mas so quero ter certeza que é ele que está me prejudicando.

    Vamos a luta

  8. #8

    Padrão Re: PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM

    eu naum perderia tempo com esse tipo de conversa... eh obvio q ele stah te sacaneando... as informacoes estao ai... duvido q ele naum saiba...
    eu, no caso, pediria a uma pessoa de minha confianca... para fazer a denuncia... um amigo esclarecido q sabe e entende o q acontece...
    deixa a anatel resolver isso... uma vz q vc stah regularizado... e ele naum... sao no minimo duas notificacoes... atuando sem regularizacao e acima da potencia regulamentada...

    o q eu creio q vai acontecer a partir dai eh ele te procurar para resolver a situacao dele perante a anatel... ai vc como consultor e eventual parceiro faz a coisa acontecer do jeito certo...

    naum eh assim q acontece no mundo empresarial do modo geral??? kem pode mais chora menos...

    de repente uma parceria pode fazer vcs juntos crescerem mt mais...mas eh importante vc fazer a agua bater na B dele...

    ensina pra esse esperto q a mao q vc naum pode cortar, beije-a!!!
    Última edição por Pradela; 01-07-2011 às 15:51.

  9. #9

    Padrão Re: PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM

    Já pedi para um amigo fazer a denuncia para mim, tentei contato com o rapaz por telefone, falei com um funcionario dele da sua lanhouse, onde ele colocou a primeira omni, com um pouco de conversa o funcionario me disse que ele compartilha com seus clientes uma ADSL Oi Residencial, e o unico controle que tem é por MAC e que comprou o dito cujo amplificador no paraguai, tentei falar por cel, ele falou que não é problema dele, entao não vejo outra forma a nao ser essa. Obrigado a todos que me responderam. Foi de grande ajuda.

  10. #10

    Padrão Re: PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM

    Se não tem acordo Anatel nele!

    Mais não esqueça, possivelmente vc tbem será fiscalizado, aqui a cada denuncia que faço eles dão o ar da graça aqui em meu provedor!