+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DNS reverso automaticamente para bloco /24

    Pessoal,

    Aqui na nossa Empresa temos dois servidores de DNS com Windows 2003 Server, Primário (189.80.10.3 - aquilles.av.net.br) e Secundário (189.80.10.4 - athenas.av.net.br), os servidores estão publicados e funcionando perfeitamente. Temos também um bloco de Ips /24 que vai do 189.80.10.0 até 189.80.10.255. O que gostaríamos de fazer e não estamos conseguindo e gerar automaticamente reverso para todos estes ips do bloco sem ter que cadastrar um por um, para que quando alguem acesse apartir de um destes ips um site como www.meuip.com.br apareça o reverso assim static-189-80-10-x.av.net.br.

    No registro.br já está tudo configurado certinho, é tanto que se vocês testarem o reverso para os ips 189.80.10.3 e 4 verá que está corretamente configurados, só os demais ip nao aparecem reverso.

    Toda e qualquer ajuda é muito bem-vinda.

    Atenciosamente;

  2. #2

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    a configuração do dns reverso é feita tanto nos teus servidores como nos servidores da telecom que te manda o link, dá uma ligada pra ele que tu resolve esse teu problema.

  3. #3

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    Entao nos pequenos provedores nunca vamos ter independecia das operadoras? Mesmo quando compramos nossos proprios blocos de Ips direto ao registro.br ficaremos a mercer? Esse bloco /24 que tenho foi fornecido pela Oi, mas, compra um bloco /21, vou precisar fazer a mesma coisa? ligar para a oi pedindo isso?

  4. #4

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    kra eu ja tive vários bloco ips liberados pelas operadors pra mim, sempre foi uma dor de cabeça enorme conseguir a configuração dos reversos, pq eles tem que apontar o reverso também, um saco, ultima vez briguei por 2 meses para conseguir que eles configurassem 3 reversos pra mim.
    o pior é que tu fala com atendenter que complicam muito, quando eu cheguei até o noc de embratel foi 20 min e ja tava tudo pronto, um saco.
    eu não sei te informar como seria a configuração de dns reverso de um bloco próprio teu, pois sempre tive blocos cedidos pelas operadoras.

  5. #5

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    Entao, se eu precisar que o bloco 189.80.10.0/24 que a operadora Oi me cedeu apareça com reverso configurado assim static.av.net.br para todos os ips do bloco tenho que pedir isso a Oi, foi isso que vc fez? seus blocos sao assim? Pois, via DNS do Windows Server 2003 não sei como fazer isso para todo o bloco, a nao ser fazendo os PTR um por um pra cada ip. É isso mesmo?

  6. #6

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    sim amigo, são blocos /24 sim mas tem que fazer a configuração de ip por ip, tanto na op quanto no teu server. tem que ser igual a conf.

  7. #7

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    bom,

    seus blcoos já estao designados, a operadora ja passou a designação para o seu contato no registro.br !

    voce ja setou os NS para o seu bloco !!

    voce não depende de DNS da operadora mais para resolver o reverso do bloco...

    no dns do windows não tem (eu nunca vi) uma diretiva que gere os reversos automaticamente, mas no BIND existe a diretiva $GENERATE conforme ja te mostrei via email !


    minha sugestão é:

    ou voce usa um servidor linux/bsd/etc que tenha BIND, ou use o BIND para windows !! existe versoes para windows !

  8. #8

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    ola amigo que diretiva $GENERATE e esta para fazer o reverso pasra o bloco /24 completo voce pode me enviar por email também para eu fazer no meu reverso aqui

    [email protected]
    desde já agradeço

  9. #9

  10. #10

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    O script abaixo me foi enviado pelo Alexandre da Onda net, segundo ele serve apenas para linux.

    "
    tem a clausula generate

    $GENERATE 0-255 $ PTR static-111-11-11-$.dominio.com.br.
    $GENERATE 0-255 $ PTR dynamic-111-11-12-$.dominio.com.br.
    ...
    $GENERATE 0-255 $ PTR static-111-11-15-$.dominio.com.br.

    isso para a zona reversa do IP..
    agora para o dns é:

    $GENERATE 0-255 static-111-11-11-$ A 111.11.11.$
    ...
    $GENERATE 0-255 dynamic-111-11-12-$ A 111.11.12.$
    ...
    $GENERATE 0-255 static-111-11-15-$ A 111.11.15.$
    "


    assim.. ele gera de 0 a 255 automaticamente
    Última edição por alexandrecorrea; 04-07-2011 às 11:30.

  11. #11

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    Ola Obrigado a todos que ajudaram, conseguir fazer o reverso para meu bloco /20 funcionou perfeito..

  12. #12

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    Oi Edielson,

    Como você fez? explica pra gente como implementou a solução ... seu servidor é windows?

  13. #13

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    Olá Rador




    Não irmão, meu servidor Linux Debian com Bind 9

  14. #14

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    Alguém conseguiu gerar reverso no bloco todo (automático) no windows?

  15. #15

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    faça um favor, NUNCA USE O WINDOWS PARA DNS REVERSO... se você for publicar ele na Internet (deixar acessivel via internet)
    teu servidor vai trabalhar como DNS publico para toda a internet.

  16. #16

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    Então qual a finalidade do recurso de dns no Windows já que n se pode usar? Hahahahahahaha

  17. #17

    Padrão Re: DNS reverso automaticamente para bloco /24

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    Então qual a finalidade do recurso de dns no Windows já que n se pode usar? Hahahahahahaha
    para uso interno, onde você quer acessar determinada maquina pelo nome de host e não pelo IP