+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitorar Trafico em AP Radio

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk banda radio4.JPG
Visualizações:	258
Tamanho: 	35,0 KB
ID:      	24312Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk banda radio.JPG
Visualizações:	202
Tamanho: 	34,9 KB
ID:      	24313Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk banda radio2.JPG
Visualizações:	212
Tamanho: 	25,8 KB
ID:      	24314Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk banda radio3.JPG
Visualizações:	207
Tamanho: 	31,2 KB
ID:      	24315Seguinte tenho um mikrotik como servido com 2 placas de rede uma link e outra clientes com um radia wl-5460ap configurado para distribuir o sinal. Uso hotspot e na aba hots não mostra o consumo de banda do radio, então adicionei uma queues e também não funcionou. Quero monitora para saber se já esta no seu limite ou se poso colocar mais clientes. Agrade dês de já.
    Última edição por tofoli29; 05-07-2011 às 10:34.

  2. #2
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitorar Trafico em AP Radio

    Você pode habilitar o snmp do rádio
    mas olhei as informações, ele não tem essa opção
    procure rádio que tenha snmp
    vc pode usar o the dude pra monitorar

  3. #3

    Padrão Re: Monitorar Trafico em AP Radio

    Obrigado pela dica, mas pesquisei na internet e encontrei que rádios com snmp são pesados e quando tem vários clientes usando eles travão não sei se é verdade, mas não posso ariscar. Acredito que o mikrotik tenha alguma opção para monitor a banda do radio so preciso saber qual. Detalhe meu radio esta configurado como bridge.
    Última edição por tofoli29; 05-07-2011 às 17:14.

  4. #4
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitorar Trafico em AP Radio

    Eu utilizo o snmp para monitorar o tráfego dos meu rádios
    mas eu não tenho provedor, administro a rede de uma empresa de utilidades doméstica que tem 6 filiais e mais o depósito
    não tenho problema.
    No aspecto de provedor não sei lhe informar lentidão
    Obs.: todos os rádios nanos e nanom5

  5. #5

    Padrão Re: Monitorar Trafico em AP Radio

    Olá amigo já tentou habilitar o próprio gráfico que o mikrotik gera das interfaces das queues em:
    /tool graphing

    Veja o o snmp do seu mikrotik está ativado também...

    Você habilitando ele gera gráficos por interfaces ou das queues
    Acredito que isso já te ajudaria bastante viu...
    Última edição por ahamadeu; 05-07-2011 às 20:08.

  6. #6

    Padrão Re: Monitorar Trafico em AP Radio

    Sim tenho ativado e consigo monitorar as interfaces do meu mikrotik, mas meu mikrotik não tem wireless somente cabo, o que eu queria era monitorar o consumo de banda do meu radio AP WL-5460ap que distribui o sinal wireless para meus clientes.

  7. #7

    Padrão Re: Monitorar Trafico em AP Radio

    Habilite o SNMP do radio, use o Cacti ou o Dude, mais se o seu radio fica ligado em uma interface rede que você só tem o AP WL-5460ap, pelo mikrotik mesmo vc consegue obter o trafego monitorando aquela interface especifica que fica ligado o seu AP

  8. #8

    Padrão Re: Monitorar Trafico em AP Radio

    Infelizmente não tenho só esse AP na interface, eu poderia colocar mais uma interface somente para esse AP sim, mas o problema é que preciso monitorar 2 APs que estão no servidor e mais 2 APs que estão em prédios, então a solução mais barata e pratica é simplesmente adicionar regras no mikrotik. O que não entendo é porque o mikrotik consegue monitora a banda perfeitamente com os ips dos clientes e não consegue com os ips dos rádios.

  9. #9
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitorar Trafico em AP Radio

    como vc disse que seu rádio esta em modo bridge, não vai controlar mesmo
    só se vc colocar o rádio pra controlar a banda dos clientes (o que não é interessante já que por isso colocou o mk)
    mas a saida é essa mesmo pra monitorar o tráfego de seus ap´s usando snmp, lhe indico mais o dude por se mais fácil a instalação que o cacti

  10. #10

    Padrão Re: Monitorar Trafico em AP Radio

    Quase virei a noite procurando um firewall com snmp e consegui encontrar. Configurei o tude com um AP teste e consegui monitorar o controle de banda. Muito obrigado a todos que me ajudarão. Se alguém precisar do firmware só pedi. Abraço.
    Última edição por tofoli29; 06-07-2011 às 09:32.