+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Frequencia 4.9 para projetos publicos

    Senhores, bom dia.

    Gostaria de trocar algumas informações com os colegas do fórum. Fiz alguns estudos e levantamentos, estava estudando a resolução da ANATEL 494, de 24 de março de 2008, que fala sobre a utilização dessas frequências para projetos de segurança publica.

    Pois bem, acompanhando informações no proprio site da Anatel, e em outros sites, como o da IBRACE, conclui que é possivel realizar projetos e utilizar mesmo equipamentos não homologados DESDE QUE SEJAM REALIZADOS TESTES DE HOMOLOGAÇÃO no ato de registro do projeto, ou, traduzindo, homologando o equipamento para a aplicação que se pretende, quase como se homologar o produto para projeto proprio. Ok, muitos dirão que é muito mais barato comprar equipamentos homologados. Concordo. Porém gostaria de realizar estudos com os equipamentos da Ubiquiti nessa área, e caso se mostrem estáveis (coisa q nao duvido), acredito que valeria o esforço de homologação dos mesmo para essa frequência.

    Agora a grande questão.... apesar dos equipamentos serem capazes de realizar analises de frequência a partir de 4.9, nao consegui de maneira nenhuma habilitar o equipamento para transmitir nessa frequência.... Pesquisas em diversos foruns indicam para mudar a area para Africa, Korea, etc, etc, etc... de real, testei praticamente todas e nao encontrei nenhuma frequencia liberada abaixo dos 5180.

    Alguem sabe como liberar as frequencias abaixo de 5180 nos equipamentos ubnt?
    Antes que alguem pergunte, sim, ja testei outros equipamentos nessa faixa de frequencia, como por exemplo os motorola Canopy.

    Gostaria das opiniões dos colegas mais versados nesses equipamentos.


    Amplexos.

  2. #2

    Padrão Re: Frequencia 4.9 para projetos publicos

    Desconheço o uso de equipamentos que nao seja homologado.
    se Anatel bater, levara multa.

    PS: para liberar esses canais, uso em country: compliance test

  3. #3

    Padrão Re: Frequencia 4.9 para projetos publicos

    Caro colega, obrigado pela ajuda. Mas veja bem, nao estou falando que o equipamento nao seja homologado. Para ativação final do projeto sim, é necessario a homologação do produto, mesmo que para a aplicação especifica. Realmente qualquer equipamento nao homologado gera multa. O que quiz dizer é, se o equipamento nao o for.. para uma aplicação especifica voce mesmo pode homologar o equipamento junto a anatel, através dos testes indicados pela resolução 494. Obviamente esses testes tem que ser realizados por um laboratorio credenciado pela anatel.

  4. #4

    Padrão Re: Frequencia 4.9 para projetos publicos

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Caro colega, obrigado pela ajuda. Mas veja bem, nao estou falando que o equipamento nao seja homologado. Para ativação final do projeto sim, é necessario a homologação do produto, mesmo que para a aplicação especifica. Realmente qualquer equipamento nao homologado gera multa. O que quiz dizer é, se o equipamento nao o for.. para uma aplicação especifica voce mesmo pode homologar o equipamento junto a anatel, através dos testes indicados pela resolução 494. Obviamente esses testes tem que ser realizados por um laboratorio credenciado pela anatel.
    Homologacao para uso proprio... hum
    Ja adianto que nao vai conseguir.
    A resolucao abre a possibilidade, mas tira ela dizendo que nao se pode homologar equipamentos para uso proprio se for para uso de telecomunicacao (algo assim)
    Tem um topico aqui no forum falando sobre o tema.

  5. #5

    Padrão Re: Frequencia 4.9 para projetos publicos

    A resolução versa sobre a utilização da frequencia em 4.9 para segurança publica, afirmando que para esse tipo de aplicação é possível a homologação. Segundo entendimentos de outros colegas também é possível, mas vou consultar diretamente a Anatel para que possamos tirar essa dúvida. Não encontrei o tópico que vc sitou, se puder me passar o link eu agradeço.

  6. #6

    Padrão Re: Frequencia 4.9 para projetos publicos

    Nao olhei ele ao todo, mas acho que deve ser esse: https://under-linux.org/f197/homolog...mentos-137568/
    Qualquer coisa me avisa que pesquiso novamente

  7. #7

    Padrão Re: Frequencia 4.9 para projetos publicos

    Amigo mude a opcao na aba wireless Country Code para Compliance Test que vc conseguirá baixar para frequencia de 4.9.
    Espero ter ajudado