+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com regra para link de contingência

    Amigos é o seguinte tenho dois links 1 adsl 4 mega modem em bridge mk discando, em outra interface tenho um link de 1 mega modem roteado, que uso aqui quando o link maior deixa de funcionar. Minha rede é interna só cabeada.Eu que eu queria era uma regra para automatizar isso, ou seja quando o link maior deixar de funcionar automaticamento o outro assume, alguem poderia me auxiliar com essa regra,grato!

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com regra para link de contingência

    Amigo

    Existem algumas formas de se fazer isso:

    A mais profissional seria implementar um protocolo de Roteamento dinâmico (Preferencialmente OSPF devido ao tempo de convergência). E ai voce iria atribuir o custo maior para o link de redundância e um custo menor para o link principal. Assim no momento em que o link principal ficasse indisponivel automaticamente ele iria mandar as rotas para o link secundário.

    A menos profissional mas também não deixa de ser válida, é atravez de scripts, onde voce pode informar para ele enviar as rotas para o link principal e quando ele perder o ping para o gateway ele envie todas as rotas para o secundários. E ao retornar o principal ele desfaça tudo isso.

    Existem tutoriais pelo underlinux que irão te explicar com cenários hipotéticos a maneira de configurar essas 2 realidades que lhe informei, entre outras.

    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com regra para link de contingência

    Muito obrigado, vou verificar todo material disponivel aqui no forum.Grato!