+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferencia noturna

    Ola a todos os amigos do Forum ...

    Amigos estou postando aqui um problema que esta me tirando o sono,

    meu senário da rede Enlace de 65Km com RBs 433AH e Ubiquiti SR71-15
    com antenas de dupla da plutton 32Db, com um sinal de 72 de tx/rx
    passando uma velocidade de 40Mb full, estou usando o canal 5765

    meu problema é a interferência que começa começa aparti da 23:00
    e se estende ate as 09:30 do dia seguinte. elevando o sinal para ate 89
    e caindo nesse determinado período a velocidade cai para 2Mb full

    estou postando aqui um snoofer para alguém avaliar e se possível me ajudar
    com um solução para meu problema.


    obrigado
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interferencia.jpg
Visualizações:	156
Tamanho: 	155,2 KB
ID:      	24625

  2. #2
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Interferencia noturna

    Amigo, tente mudar para o 5785 e tente baixar a largura de banda, se tiver em 40mhz baixe para 20mhz
    e ver como fica o resultado.

    Ou coloque o rocket m5 pois ele tem um sistema TDMA AIRMAX já elimina bastante essas interferências.

  3. #3

    Padrão Re: Interferencia noturna

    Amigo creio q seu problema pode nao ser interferência mais sim outro fatores.
    Como esta o clima em sua região,o link passa perto de algum morro,devemos lembrar que agua atrapalha a irradiação de ondas eletromagnéticas esse horário que vc apontou ai é bem propicio para neblina (agua condensada).Ou seja o sinal pode quase sumir dependendo da concentração de agua por onde o link ta passando.Pelo link ser bem longínquo pode ser que nao passe perto de um lago,rio ou morro.Manda as coordenadas ai pra gente da uma verificada.
    Abraços

  4. #4

    Padrão Re: Interferencia noturna

    Citação Postado originalmente por Danusio Ver Post
    Amigo, tente mudar para o 5785 e tente baixar a largura de banda, se tiver em 40mhz baixe para 20mhz
    e ver como fica o resultado.

    Ou coloque o rocket m5 pois ele tem um sistema TDMA AIRMAX já elimina bastante essas interferências.
    Danuzion,obrigado pela atenção,
    mais vamos la esse canal 5785 já avia testado ele mais por sua resposta resolvi dar mais uma olhadinha e cai na situação anterior ele acaba ficando pior que o 5765 e enquanto a largura da banda to usando 20mhz mesmo.

  5. #5

    Padrão Re: Interferencia noturna

    Citação Postado originalmente por francisconeto Ver Post
    Amigo creio q seu problema pode nao ser interferência mais sim outro fatores.
    Como esta o clima em sua região,o link passa perto de algum morro,devemos lembrar que agua atrapalha a irradiação de ondas eletromagnéticas esse horário que vc apontou ai é bem propicio para neblina (agua condensada).Ou seja o sinal pode quase sumir dependendo da concentração de agua por onde o link ta passando.Pelo link ser bem longínquo pode ser que nao passe perto de um lago,rio ou morro.Manda as coordenadas ai pra gente da uma verificada.
    Abraços
    Francisco, bom dia,

    então eu ja fiz uma verificação de todos esses fatores inclusive ja fui la e retirei as coordenadas para reavaliar, tenho visada ótima deixando um pouco de obstrução na zona de fresnel mais nada que possa me atrapalhar, o clima aqui e verão sem chuvas ou neblinas fortes enquanto a lagos ou rios nenhum, eu tenho essa rede a 2 anos e não sofria esse tipo de problemas ate aparecer esses técnicos em informatica fazendo rede Wifi e não respeitando as nomas de frequência e colocando antenas de 33Db em distancia de 5Km com cartões de 600mw.
    Nessa torre minha ja montaram 3 torres na frente dela para fazerem enlaces dentro da cidade com esses equipamentos que citei acima.

    Acho que vou ter que usar outro equipamento ou antenas mais potentes assim posso obter maior sinal e reduzir mais os ruidos, o amigo Danuzio me falou dos rocket m5 ainda não utilizei eles, os amigos aqui podem me falar mais sobre esse radio ????


    obrigado ...

  6. #6

    Padrão Re: Interferencia noturna

    Amigo você já tentou usar antenas de polarização simples, rodando ela de 45 em 45 graus? Pode acontecer que uma das polarizações da antena que vc esta usando está captando ruido e interferindo no sinal geral (já que todo o sinal é somado vetorialmente).
    :-)

  7. #7

    Padrão Re: Interferencia noturna

    Citação Postado originalmente por alexjcgdf Ver Post
    Amigo você já tentou usar antenas de polarização simples, rodando ela de 45 em 45 graus? Pode acontecer que uma das polarizações da antena que vc esta usando está captando ruido e interferindo no sinal geral (já que todo o sinal é somado vetorialmente).
    :-)
    Amigo alex, isso ainda não tentei mais pode ser uma solução vou sair para campo e posto os resultados, vai demorar porque isso fica a 250Km.

    muito obrigado

  8. #8

    Padrão Re: Interferencia noturna

    Nossa... longe hein? bem de qualquer forma acho que vale a tentativa. No caso dessa sua antena pluton vc ta ligando ela em radios distintos ou em um spliter e em uma interface só?

  9. #9

    Padrão Re: Interferencia noturna

    Citação Postado originalmente por alexjcgdf Ver Post
    Nossa... longe hein? bem de qualquer forma acho que vale a tentativa. No caso dessa sua antena pluton vc ta ligando ela em radios distintos ou em um spliter e em uma interface só?
    Alex, é apenas uma interface SR71-15, depois da sua ideia estou pensando em colocar duas antenas uni-polar, uma fazendo Vertical e outra Horizontal, irei testar dessa forma na estação primeiro, se não resolver retornarei para a dupla e irei ate o outro ponto fazer o mesmo serviço para ver se consigo sair, mais estou apostando na interferência mesmo, e estou ate achando que tem alguém por aqui usando amplificador, tem uns 2 sinais aqui muito forte, e notei também que montamos uma torre em um morro com muita mineração os ruídos e as interferências do solo sobe muito com o tal amplificador.

    mais vamos la, trabalhar pra ver o que se resolve ...

    vou postando aqui as novidades


    um abraço

  10. #10

    Padrão Re: Interferencia noturna

    Amigo, como foi proposto acima considere a possibilidade de aposentar seus mk's e plutons e parta para o AirMax
    Vc pode resolver seu problema com interferência com a linha AirMax sim, e se preferir pode até usar a antena da PLUTON de dupla polaridade...
    Mas creio que você terá sucesso nesse enlace com os Rockets M5...
    Abraço

  11. #11

    Padrão Re: Interferencia noturna

    Bom dia a todos,

    depois de dias de trabalho fiz vários testes e sem sucesso, como por exemplo troca de equipamentos BRs, Cartão, Pig e ate antena e nada de resolver o meu problema, mais como eu ja avia pedido um par de Rocket e as antenas da ubiquiti, ao chegarem consegui resolver, vou relatar para você o que achei do equipamento e como resolveu meu problema:

    Contras
    1 = O rocket não é o que todos falam pois existem uma infinidades de configurações não é bem pre configurado.
    2 = O mesmo não passa o throughput especificado pelo fabricante e mostrado no software do proprio.
    3 = você pode especificar para ele usar 5.000 pacotes no entanto passa no maximo 2.000 não emporta se é grande ou pequeno.

    pós
    1 = O equipamento tem facilidade de manuseio, tanto horizontal, vertical e 45° para ambos os lados
    2 = Software de fácil interação com o usuário.
    3 = um excelente equipamento em parte de Hardware
    4 = o que facilitou a resolver meu problema, ele trabalha com frequências longas ou seja de 4,X a 6,X então os cartões só trabalham de 5,X a 7,X para o nosso pais, onde as minhas interferências estavam ocorrendo então coloquei a frequência de 4,X e consegui um throughput que desse para trabalhar

  12. #12
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Interferencia noturna

    Realmente o throughput informado pelo software da ubiquiti é uma faça, já fiz o teste aqui, ele estava me informando que estava passando 120mb, quando fiz o teste pelo btest do mikrotik, deu apenas 32mb.
    nem importei, pois já passou o que eu queiria até dmais, mas que tem coisa errada nele, tem!