Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Caros Unders,

    Postem o numero de clientes de seu Provedor Wireless ou onde trabalha(não precisa ser um numero exato), e qual a sua principal dificuldade encontrada.

    Qual o objetivo?
    Re: Associar os problemas encontrados nos provedores atuais em relação ao seu tamanho servindo de experiencia para os futuros gigantes.


    Classificação
    Qtde de Clientes
    Dificuldades Atuais
    1 10000 Migrar clientes para outros tecnologias e controle financeiro
    2 500 Altos custos = menos lucro.
    3 < 200 Custo e disponibilidade de link
    4 > 100 Inexperiencia e falta de planejamento
    5 Segurança
    6
    7
    8
    9
    10


    O que acham da ideia?
    Última edição por felipenoogueira; 14-07-2011 às 09:07.

  2. #2

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Apenas comentário:

    Um dos maiores problemas com provedores, pelo fato de iniciar pequeno como qualquer outro negócio é:

    Falta de segurança, pois a maioria inicia sem criptografia wap2.
    Problemas em relação a Latência, perda de pacotes, pois muito das instalações dos clientes é feita sem visada, ou mesmo que tenha visada a zona de fresnel é comprometida.
    E muitos, mas muitos mesmo tem a rede toda em bridge.

    Apenas comentando pois, presto consultoria e vejo essa realidade sempre.

    Acho muito legal a idéia de postarem o que não se deve fazer, talvês os 10 pecados no provedor... rsrsrs

    Particularmente acho desnecessário dizer qual provedor e quantidade de clientes!

  3. #3

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Pq a quantidade de clientes?
    Re: Pq minha ideia é relacionar o numero de clientes aos problemas, e acredite, isso existe e vivo isso todos os dias.

    De qualquer forma vou atualizar o topico com sua colocação

  4. #4

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Classificação Qtde de Clientes
    Dificuldades Atuais
    4 < 200 Custo e disponibilidade de link

  5. #5

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Aprovo e vou ate colocar uma estrelinha para o amigo Farias, ta corretissimo hj falta mais segurança por motivos de nao estudar e enterder corretamente como funciona um provedor, equipamentos mal instalados prnicipamente em 2.4, por isso hj damos muita prioridade na instalação do cliente visando sempre em estudar corretamente como instala-los e configura-los.

  6. #6

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    isso nao foi sendo puxa saco farias, he fika com DEUS

  7. #7

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    comentario:Como o farias disse! a questao em primeiro e seguranca e funcionabilidade.leia o post que acabei de criar,Seu provedor e Seguro!Isso e so 1 de muitos fatores de seguranca.A matematica nao mente sobre a quantidade de usuarios!Suponhamos que seu link seja de 1M,vce tem 12 usuarios de 150K, falta banda nao!e simples nao tem misterio,venda banda que voce tem nao a mais,Faiz as contas,Licenca do seu radio e quantidade de banda que voce tem.ve quantos clientes que voce pode ter,respeitando a banda e licenca do radio.Simples nao!

  8. #8

    Padrão Re:

    Muito interessante a ideia do Felipe. Vou prestar minha contribuição, e desde já peço perdão por não seguir a ideia da lista de 10 itens. Citei problemas técnicos e problemas administrativos, sem seguir uma ordem de importância.


    Análise Técnica

    Como o Farias muito bem citou, o princípio de todos os erros está em começar sem fazer um planejamento técnico, por mais simples que seja. Nem me refiro a procurar uma empresa de engenharia, fazer laudo técnico, nada disso. Falo de planejamento, estudo das tecnologias, das demandas do mercado, das viabilidades e necessidades técnicas.

    Quantos problemas poderiam ser evitados se os equipamentos fossem devidamente estruturados para os devidos fins a qual se destinam... O princípio de tudo é estudar o mercado, sentir a demanda e a necessidade do lugar onde se quer atender. Quando se tem conhecimento dos recursos tecnológicos, se redimensiona o aparelho certo para a demanda certa. Não se perdem ou faltam recursos.

    Exemplos:

    - dimensionar os planos de acesso de acordo com o link que se possui, para não correr o risco de vender o que não tem
    - relacionar os planos de velocidades com a estrutura a ser montada, e nisso me refiro a não atender assinantes com 1 mega em cima de conexões 2.4, por exemplo
    - preocupar-se com o projeto elétrico e mecânico de torres, sistemas de alimentação e demais
    - atentar para o uso de equipamentos homologados na estrutura do provedor, para evitar possíveis dores de cabeça com a lei
    - atentar para o uso correto dos equipamentos de telecomunicações, como os transmissores e antenas, enquadrando-se sempre nas legislações pertinentes
    - minimizar o uso de potências elevadas, canais sobrepostos, adaptações de equipamentos em aplicações desnecessárias
    - criptografar e autenticar o acesso dos assinantes à estrutura e a internet, uma vez que também é responsabilidade da empresa o zelo para com os dados trocados na conexão do assinante
    - ter capricho nas instalações dos assinantes, utilizar equipamentos de qualidade e de boa estética


    Devo ter esquecido uma pá de coisas, mas tenho certeza que vocês vão complementar.

  9. #9

    Padrão Re:

    Análise Administrativa

    Vender acesso a internet é um negócio como qualquer outro. Não dispensa conhecimentos em gestão de empresas. Como administrador de empresas eu aconselho o seguinte: antes de estruturar a parte técnica, procurem entender de gestão. Quem não entende NADA do assunto, procure saber o que é um plano de negócio.

    Quando vou iniciar um novo projeto de cobertura de internet em um lugar novo, me preocupo em resolver as seguintes situações:

    - os planos que pretendo vender são viáveis para as necessidades das pessoas que moram nesse lugar?
    - o equipamento que venderei ao futuro assinante está com um preço condizente, nem muito barato ao ponto de denegrir a própria imagem ou muito caro ao ponto de ser inacessível?
    - de que forma o assinante vai conhecer a minha empresa? Pode ser viável através do folder, do flayer, do outdoor, do carro de som, do anúncio na rádio, etc...
    - que promoções posse fazer para tornar atrativo o meu produto/serviço, ao ponto de torná-lo competitivo quando comparado ao da concorrência?
    - como irei atender aos chamados dos meus assinantes/interessados? Tenho a necessidade de um bom atendimento via telefone, se possível 0800, atendimento virtual no site, email/msn, redes sociais, e ACIMA DE TUDO ir pessoalmente apertar a mão e olhar nos olhos das pessoas, para demonstrar confiabilidade e interesse em resolver os seus problemas
    - como será a minha estrutura de apoio? Terei um ponto comercial bem localizado ou irei ao encontro do meu cliente, na sua casa?
    - como vou minimizar o tempo de espera do meu cliente, quando houver necessidade de um reparo ou suporte técnico?
    - quais as comodidades que posso oferecer ao meu cliente, além do serviço que estou me propondo a prestar?

    E, o mais importante e mais difícil: como posso SUPERAR as expectativas dos clientes com relação a minha pessoa e ao trabalho que estou me propondo a realizar?

  10. #10

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Felipe acho que o farias,jadir e eu saimos um pouco do seu proposto,mas ta rendendo boas dicas.O jadir ta de parabens,deu uma ideia "tecnica" de como funciona a coisa.Observacao pessoal!Pessoas como o farias e o jadir com e voce fazem do mundo um lugar melhor de se viver!Nao puxo saco,so me ligo nas coisas que realmente fazen diferenca!

  11. #11

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Muito boa as dicas, mas pessoal, não esqueçam de resumir a ideia no final do post e colocar a quantidade de clientes, para que eu possa atualizar o TOP 10.

  12. #12

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Esta análise será muito importante daqui para a frente, a medida que o plano de banda larga do governo for se estendendo.
    As questões técnicas não vejo muito como problema, pois com o conhecimento isso poderá ser superado.
    Vou me ater a problemas que na maioria dos casos nós não poderemos controlar tão eficientemente, como a escolha da frequencia, ou da criptografia.
    Quero me referir ao retorno financeiro.
    Sem este, tudo o mais pode virar um problema. Mas no fundo é com a receitaxdespesas é que poderemos ir melhorando a rede.
    Sem dúvida com o aumento do número de assinantes, os problemas (solucionáveis ) também aumentarão.
    Mas e a receita? Vai aumentar proporcionalmente? Muito difícil. Os preços estão em queda nas assinaturas.
    Se hoje você atende digamos 200 clientes com uma estrutura mínima, as exigências de estrutura irá aumentar muito quando chegar os 500 assinantes. Manter pessoal capacitado para isso custa caro. 500 usuários por 35,00 são 17.500,00 . Parece muito mas não é. A sua estrutura vai consumir muito deste valor e vai sobrar muito pouco para reserva de expansão. Ou então você vai ficar sempre atrás da máquina catando recursos financeiros.
    Alguém poderá dizer, Ah , mas não serão todos os 500 por 35,00. Correto. Mas será a grande maioria, pois com planos de 1 mega irá satisfazer a necessidade do internauta na maioria dos casos. E planos maiores não poderão ser majorados a 70,00 por 2 megas. Terá que ser menos.
    Então em resumo o problema que vejo é financeiro. Quanto mais aumenta o número de assinantes, maior o risco de prejuízo.
    O resto não é problema, é solução.
    Vou dar um exemplo pessoal.
    Estamos com link novo. O custo caiu absurdamente. Eu pensava: estou garantido. Mas não é bem assim.
    O meu custo com link aumentou. O que caiu foi o custo unitário. Mas comprei muito mais link.
    Com o aumento da capacidade de link, obrigatóriamente precisei melhorar a velocidade dos meus clientes. Eles já estavam no gargalo.
    Estão hoje todos satisfeitos, mas minha relação receita x despesas ficou pior. Gasto mais hoje para manter o mesmo número de clientes. Imagina agora se eu tivesse que baixar para 35,00.?

  13. #13

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    bom essa ideia que os amigos disseram acima eu sofri por quase 1 ano por falta de planejamento hoje tenho >100 clientes e tenho alguns probleminhas pois minha area tem vegetação densa e a população é um pouco carente, tenho dois links um de 5M Net e outro de 2M adsl faço um load PCC numa RB450 e controlo os clientes em outra RB na torre tenho Nano Station 2 e 5 e um painel da aquario 17db com bullet 2 minha maior dificuldade é os pings dos clientes e a dificuldade de se ter um link melhor, pois o link já vem de POP, como a maioria dos meus clientes não tem visada comprometem muito minha rede, já montei 2 Repetidoras, mais ainda está dificil vou continuar olhando esse topico para aprender mais sobre tudo!!

  14. #14

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Acredito que o mais grave dos problemas seja a questao do cara nem saber o que e um numero binario, muitos começam assim, mas vao se preparando para o crecimento investindo em conhecimento, ou contratando quem sabe. conheço ''donos de provedores'' que mal sabem configurar um radio, e isso pq ja tem mais de 100 clientes.

  15. #15

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Então, conhecimento não é problema, é solução.
    Se busca o conhecimento, e não custa caro. Está aí na nossa frente. É só perguntar para o Sr. Google.
    Problema mesmo é recursos para expansão. E expansão rápida, pois o mercado está a exigir isso.
    E sem boa rentabilidade provedor não vai ter como reinvestir.

  16. #16

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então, conhecimento não é problema, é solução.
    Se busca o conhecimento, e não custa caro. Está aí na nossa frente. É só perguntar para o Sr. Google.
    Problema mesmo é recursos para expansão. E expansão rápida, pois o mercado está a exigir isso.
    E sem boa rentabilidade provedor não vai ter como reinvestir.
    Essa expansão é tanto da capilaridade, assinantes quando da velocidade e qualidade do serviço ofertado.
    Só discordo em parte que risco aumente com a quantidade de clientes. Como chegou a essa conclusão?
    Se eu tiver clientes o suficiente para suportar(pagar) um link de 50mega, tendo e satisfazendo com um de 30mega e com lucro líquido de 20-30% com divulgação dá para superar possíveis desligamentos. O risco que vejo é mais de responsabilidade ex.: A rede parar num horário comercial ou algum problema com o fornecedor do link.

  17. #17

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Eu estava divagando sobre os riscos, mas levando em conta os 35,00 do pnbl.
    Esta porcaria de plano fica na mente da gente. Para mim ainda está longe, pois o sul não foi incluido nesta primeira fase, mas já estou meditando nos efeitos.
    Quanto mais clientes entrarem pelo plano, e creio está será a realidade, maiores os problemas. A começar pela queda de receita.
    Só por isso. Pela parte técnica com aumento de receita fica mais fácil de transformar problemas em soluções.

  18. #18

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Gostei do tópico, como estou iniciando vou só acompanhar, mas queria ponderar também a questao do plano de negócios, pois de toda forma estamos vendendo algo e temos um negócio.

    O SEBRAE pode dar uma ajuda quanto a isso.

    Realmente, acho que foi um pouco desviado o foco do tópico, mas acabou sendo um bom desvio, trata de problemas nao-técnicos que muitos nao ligam/nao conhecem.

    Acho que um dos maiores problemas para os iniciantes é a relaçao link x plano que entrego para o cliente x quantos clientes posso conectar a um radio.

    Clarificando o que foi dito acima:

    Tenho um link de 4 Mbps. Quero vender planos de 250 Kbps, 500 Kbps, 1 Mbps, 2 Mbps, 4 Mbps dando garantia de 10%. Quantos clientes eu penduro por rádio?

    Acho que a maior dificuldade para quem tem menos de 100 clientes (os iniciantes principalmente) é essa relaçao, pois eu mesmo fico meio que perdido.

    Outra questao, que também foge do tema é: como isolar meus clientes na rede? Li a dica aqui, nao entendi, peguei meu livro do curso MTCS e li sobre ips e subredes e ainda nao tinha ficado claro, comprei um livro para CCNA, o inicial, e ai sim, esclareceu minha dúvida: basta colocar cada cliente em uma subrede onde ele fique isolado.

    Exemplo: 192.168.1.0/32 ou 255.255.255.255

  19. #19

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    Amigos, lendo o tópico tive a idéia parecida...
    Tracei o perfil de meu provedor em um topico e pedi pra que a galera opinasse oq estaria errado em meu provedor e trocar experiências...
    Entrem lá e dêem uma olhada!
    Abraço

    https://under-linux.org/f141/perfil-...48/#post561891

  20. #20

    Padrão Re: TOP 10 Problemas de Provedores Wireless por número de Clientes

    ou vc cria um range pra cada cliente /30