Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede em bridge ou Rede Roteada

    bom galera, estava pensando em trocar minha rede, tirar ela de bridge para rede roteada, so que eu queria saber suas utilidades e como dever ser feito mais ou menos e se é melhor a rede roteada do que em bridge?

    Quem tem rede roteada e se é bom, como faz mais ou menos.


    Obrigado!

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    depos de 1 ano etudando ospf entrou na minha cabecinha dura e consegui fazer o roteamento de uma rb com o myauth 3 agora para este mes quero colocar uma rb en cada torre para a rede er toda roteada com ospf mas não posso te dar uma mão ainda por que não ei as dificuldades que vou encontrar

  3. #3

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    Ediekes, tenho rede roteada a mais de 3 anos e acho muito melhor que uma rede bridge, podemos fazer o controle de banda direto no ap, evita os broadcasts na sua rede, fica mais organizado com áreas distintas da sua rede, através do radius podemos ter autenticação centralizada.
    com a rede em bridge ja tive problemas de cliente com um radio estragado parar toda a minha rede... hj isso não acontece mais.
    para você começar a rotear sua rede tera que separar os clientes dos seus pops por rede.
    ex.:
    pop1 192.168.0.0/24
    pop2 192.168.1.0/24
    e assim por diante.
    terá que aprender roteamento, pode ser estático ou dinamico(ospf). o roteamento dinamico facilita a tua vida.
    tem mais coisas que eu esqueci pois estou muito atarefado, mas vai postando tuas dúvidas que tento te ajudar.
    um abraço!

  4. #4

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    Ou, voce poderia simples usar Switches com Vlan, separando assim cada area.
    broadcast de uma area nao vai para a outra.
    se o cliente liga equipamento errado e comeca a soltar dhcp na rede, esse so fica naquele AP, nao atingi outros clientes.

    Tenho uma rede em bridge com SW VLAN e radios com isolacao de clientes ativada.
    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    Ediekes, tenho rede roteada a mais de 3 anos e acho muito melhor que uma rede bridge, podemos fazer o controle de banda direto no ap, evita os broadcasts na sua rede, fica mais organizado com áreas distintas da sua rede, através do radius podemos ter autenticação centralizada.
    com a rede em bridge ja tive problemas de cliente com um radio estragado parar toda a minha rede... hj isso não acontece mais.
    para você começar a rotear sua rede tera que separar os clientes dos seus pops por rede.
    ex.:
    pop1 192.168.0.0/24
    pop2 192.168.1.0/24
    e assim por diante.
    terá que aprender roteamento, pode ser estático ou dinamico(ospf). o roteamento dinamico facilita a tua vida.
    tem mais coisas que eu esqueci pois estou muito atarefado, mas vai postando tuas dúvidas que tento te ajudar.
    um abraço!

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    então iverton aprendi a fazer o ospf junto com o myauth3 mas eu queria fazer o roteamento na torres .

    eu estou penando em usar dhcp /30 na torres ma queria continuar com o hotspot do myauth sera que da

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    bom mas eu uso myauth 3 ,o proprio ja cria a vlans no servidor direto na placas de rede ,sera que era melhor um switch .....

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    de qualquer forma ja estou comprando rbs para instalar na torres o roteamento adotado sera o ospf so estou em duvida se continuo com o hotspot do myauth 3 ou mudo para pppoe ou sei la agora embaralhou tudo

  8. #8

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    eu ja to estudando fazer a rede em mpls com vpls para cada pop, com o mpls posso usar o roteamento também com as marcações do mpls fica uma maravilha e é mais rápido que o roteamento em si pois é um a camada intermediária entre a camada 2 e a 3 , chamado camada 2.5

  9. #9

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    Ola IVERTON tudo blz. sei minha rede é bridge e quero rotear a rede, ceerto gostaria de falar com vc, pra vc me dar uma luz como posso fazer..

    Vou usar o mk solutions com hotspot e a rede roteada em cada pop, so que tenho que implantar em cada pop devagar, pois tenho muitas estaçoes.

  10. #10

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    é só criar um plano de ação para cada ponto e fazer a migração tranquila

  11. #11

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    Vou mudar minha rede tbm de bridge para roteada, ja mudei as classes de ip´s dos pop´s, deu trabalhão pq uso ipxmac com controle de acesso por cartão e criptografia...mas enfim acabei de migrar todos, agora tenho que pesquisar e fazer essas rotas, só não estou tendo tempo. Vou acompanhar o tópico.

  12. #12

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    também quero mudar minha rede pra roteada qual a melhor forma de se fazer isso? qual sistema de reoteamento econtrole dos clintes usar? alguem poderia me dar uma luz?

  13. #13

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    -Pessoal, com relação a rede roteada ou em Bridge eu opto pela roteada, pois se tem melhor controle do que esta acontecendo na rede, e também digo pra usar ospf, que ele nos possibilita criar anéis ou link de contingencia como também e chamado.
    -outra situação e usar um banco de dados e um concentrador a cada pop, ou centralizar os clientes de 2 ou 3 pop em um concentrador,
    -modo de autenticação PPPoE, no meu ver e melhor.
    -como mudar uma rede em bridge pra roteada, realmente fácil não e mas também não e tao difícil, primeiro escolha um final da sua rede, desenhe tudo quebre os ips, tudo em /30
    muita força de vontade e coragem.
    caso tenham duvidas mais detalhadas post ai que vamos respondendo. grande abraço e boa sorte

    só mais um dizer rede em bridge ate vai quando e pequena depois que fica grande, e um monstro tentando te dar um bote

  14. #14

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    Citação Postado originalmente por iriojuliano Ver Post
    -Pessoal, com relação a rede roteada ou em Bridge eu opto pela roteada, pois se tem melhor controle do que esta acontecendo na rede, e também digo pra usar ospf, que ele nos possibilita criar anéis ou link de contingencia como também e chamado.
    -outra situação e usar um banco de dados e um concentrador a cada pop, ou centralizar os clientes de 2 ou 3 pop em um concentrador,
    -modo de autenticação PPPoE, no meu ver e melhor.
    -como mudar uma rede em bridge pra roteada, realmente fácil não e mas também não e tao difícil, primeiro escolha um final da sua rede, desenhe tudo quebre os ips, tudo em /30
    muita força de vontade e coragem.
    caso tenham duvidas mais detalhadas post ai que vamos respondendo. grande abraço e boa sorte

    só mais um dizer rede em bridge ate vai quando e pequena depois que fica grande, e um monstro tentando te dar um bote
    vocÊ teria um materia ou turotiral de OSPF pra disponibilizar?

  15. #15

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    cara tem um vídeo aqui tenta dar uma olhada se te ajuda, e se precisar poste a duvida que tento te ajudar,
    ou se preferir mada o desenho da sua rede que mando a solução ospf de acordo com sua rede, abraço

  16. #16

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    minha rede esta da seguinte forma!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	660
Tamanho: 	617,8 KB
ID:      	38842
    mikrotik pra gerencia e ubnt pra envio e recebimento de sinal! tem solução ou eu preciso usar MK em tudo?

  17. #17

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    Olá!

    Pode ser assim sim! A UBNT agora está avançando no AirOS e colocou autenticação via Radius para autorizar somente clientes previamente cadastrados.. Dessa forma você poderá ter total segurança na sua rede e mesclar MK com UBNT tranquilamente!

    Eu falei um pouco sobre isso em: https://under-linux.org/f277/radiusn...radius-159969/

    Abraço
    Fabricio

  18. #18

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    Para quem deseja realmente roteamento dinamico na rede(OSPF)estudem,e dominem,aconselho e levantar uma pequena area para laboratorio,se não dominar contratem um consultor experiente.

    De inicio para facil compreesão de como funciona uma rede com roteamento OSPF,recomendo a apreciação do video do membro Allan,video intuitivo e de facil compreensão[1] a varios posts realcionados a OSPF pelo membro Trober,aonde o mesmo explica e aborda algumas informações importantes [2] [3]

    [1]


    [2]https://under-linux.org/f343/ospf-qu...-rotas-159445/
    [3]https://under-linux.org/f343/ospf-da...51/#post618154
    Última edição por jailtonnetlink; 17-09-2012 às 13:26.

  19. #19

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    cara voçe pode mesclar a rede sim, ate ajo bem melhor voçe usar equipamentos para ptp, e pop. e usar uma rb so pra fazer o roteamento, pois lembrese que tudo oque passar pela rede ela tera de processar entao se voçe carregar ela com ptp e pop ela pode nao suportar,
    entao use ela so para o roteamento. blz

  20. #20

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Para quem deseja realmente roteamento dinamico na rede(OSPF)estudem,e dominem,aconselho e levantar uma pequena area para laboratorio,se não dominar contratem um consultor experiente.
    Aplicar testes em ambiente isolado e controlado é bastante prudente

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    ...alguem poderia me dar uma luz?
    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    vocÊ teria um materia ou turotiral de OSPF pra disponibilizar?
    Recomendo o vídeo abaixo (que recomendo assistir SEM SOM), produzido por alunos paquistaneses da Mehran University Of Engineering & Technology. Apesar do humor (de gosto duvidoso), a argumentação científica do vídeo é impagável.



    Saudações,

    Trober