+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Porque banda g 2.4 nao da certo

    Venho aqui novamente para trocar experiencia com as pessoas do forum , fiz uma repetidora com um hyperlink 120graus setorial , rb 333 cartao rh52 , bom com 1 metro de cabo pigtail , aparentemente tudo certo .So que a repetidora fica a 2 KM em media dos clientes sera que é isso , sei la to em testes

    Bom as experincias :

    1 - nao importa o sinal do cliente ccq sempre baixo coisa de 50 80 70 % , loucura nao importa sinal dos clientes -50 -70 - 59 , ccq sempre baixo

    2 - troca de canal nao adianto so me resta 1 canal para testar o 14 claro que sei que nao pode mais vou fazer so pra testes

    3 - quando mudo para banda b no mesmo canal , pufts clientes uma maravilha ccq minimo 97 ,

    4 - Minha intenção é mudar para banda g pois proporciona mais velocidade aos clientes , mais e agora ? ja pensei na n tb ir mudando aos poucos os pcba dos clientes , mais quero tentar arrumar a banda g .


    Alguem poderia me dar uma luz , ou ate contar relatos com banda g



    Grato

  2. #2

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    G não é feito pra outdoor... Com G vc atinge distâncias bem menores...

  3. #3

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    certo , mais o sinal chega legal aos clientes força éigual ao B nao muda nada , so o ccq que da problema ou melhor fica baixo e claro ccq ruin o rb fica reinviando pacotes aos clientes , vou testar mais


    vc ja fez algum teste em g ? resultados ?


    grato

  4. #4

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    Amigo o tipo de modulação em B e G são diferentes logo se vc tem pelo meno um cliente com taxa de transferencia de =< 11Mb se AP ira ficara alternando no modo como são gerados os pulsos eletromagneticos isso acarreta o grande problema, agora se todos os seus cliente estao trabalhando com taxa acima de 11Mb vou ficar devendo a explicação.

  5. #5

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    certo concordo , mais aqui a principio quero deixar todos em g mesmo com taxa no maximo 24mb , mais o grande problema ccq so isso , ele fica mito baixo , o sinal tem visada a tudo.

    Em relação a sinal esta tudo ok . consigo todos a menos de -70 tranquilo o problema é outro nada mais , nao vou postar agora uma foto pois ja fis testes hoje com 5 clietes que estao nela e nao quero prejudicalos
    Última edição por jmathayde; 16-07-2011 às 21:33.

  6. #6

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    G não funciona para outdoor, esquece. A não ser que vc tenha poluição zero e os clientes estejam bem pertinho pra tudo ficar 100%

  7. #7

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    qual bem pertinho que vc fala,30 metros ? sem poluição qual nivel ,muito vago ,tenho sinal bom dos clientes todos menos de -68 .

  8. #8

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    Olha G só vai bem onde tem pouca poluição. Aqui eu tenho Noise Floor de -103dbm, e onde uso 5460ap transmitindo em B/G, o G funfa legal ate uns 5km +- conectando em 54mbps, e B para os mais longes, tenho clientes ate 10km conectando em 11mbps. Ja com mikrotik, modulaçao G nao vai nen a pau. Só B mesmo, e o desempenho é igual a um airlive 5460ap, se nao pior que este.
    Tenta usar ai BULLET M2 HP em B/G no painel, e ve se vai bem.

  9. #9

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    G funciona porem o ambiente precisa ser muito bom, clientes com sinal no minimo -65 ..

    mas vc precisar setar ONLY-G !! se o ap ficar mudando de B para G e G para B .. fica ruim

  10. #10

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    Complicado isso.

    Minha experiencia: Clientes B , fica CCQ em 100% Mesmos clientes passa para b/g, cai realmente o CCQ. Nunca experimentei somente G.
    Mas como o Jorge Algo perguntou: navega bem? No meu caso navega normalmente. Então não esquento muito se baixou o CCQ.
    Clientes mais distantes, onde o sinal não fica tão bom, fixo em B. Fora isso, todo mundo em b/g.

    Como AP uso tanto RB como Nano2. Tudo setado em B/G.

    Mas você citou uma coisa, que a RB fica reenviando pacotes. Isso não acontece aqui.
    Tem que ver se tem clientes com sinal muito baixo chegando na RB. Corrige estes. Mas pelo que voce escreveu parece que não tem ninguém com sinal baixo.
    Pode ser também que tenha que alterar os valores do Frame Threshold e também o RTS. Com perda de pacotes poder ser que ajude. Por default o wi-fi entrega pacotes de 2346. E pode acontecer de perder partes e daí precisa reenviar. Diminuindo o tamanho do frame threshold para 1024 por exemplo, enviará pacotes menors e menor chance de perder. Isso nos rádios clientes, nunca no AP

  11. #11

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Complicado isso.

    Minha experiencia: Clientes B , fica CCQ em 100% Mesmos clientes passa para b/g, cai realmente o CCQ. Nunca experimentei somente G.
    Mas como o Jorge Algo perguntou: navega bem? No meu caso navega normalmente. Então não esquento muito se baixou o CCQ.
    Clientes mais distantes, onde o sinal não fica tão bom, fixo em B. Fora isso, todo mundo em b/g.

    Como AP uso tanto RB como Nano2. Tudo setado em B/G.

    Mas você citou uma coisa, que a RB fica reenviando pacotes. Isso não acontece aqui.
    Tem que ver se tem clientes com sinal muito baixo chegando na RB. Corrige estes. Mas pelo que voce escreveu parece que não tem ninguém com sinal baixo.
    Pode ser também que tenha que alterar os valores do Frame Threshold e também o RTS. Com perda de pacotes poder ser que ajude. Por default o wi-fi entrega pacotes de 2346. E pode acontecer de perder partes e daí precisa reenviar. Diminuindo o tamanho do frame threshold para 1024 por exemplo, enviará pacotes menors e menor chance de perder. Isso nos rádios clientes, nunca no AP


    Dicas otimas vou fazer os testes aqui , tambem so pra esclarecer ainda em fase de teste , nao tenho muitos clientes nesta antena ate para nao deixar os clientes putos da vida ,so tenho 6 clientes para este teste talvez quando colocar mais fique pior ou nao vamos ver


    So estou insistindo no g pois acho que seria a saida mais viavel por enquanto para mandar mais banda aos clientes.

    Grato e espero que mais pessoas postem suas experiencias com banda G

  12. #12

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    BOm, Eu trabaho em G com nanostation setado a 24 MB, o CCQ realmente fica mais bvaixo, porém todos os clientes com sinal ótimo -60 pra baixo e distância no máximo 1 KM, pois optei por trabalhar com micro setores,
    Não trabalho com muita potência nos rádios APs e nem nos clientes para não gerar ruído e nos clientes também sinal baixo para não gerar "fogo amigo".
    E verifique o sinal nos clientes, aqui trabalho com PPPoE para autenticação.

    Abraços

  13. #13

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    Certo aqui so uso em 63mw nos cartoes , mais no cliente sempre fiquei meio com duvidas qual potencia certa usar em relação a distancia potencia ,mais acho que so fazendo testes para descobrir

    O grande X da questão do que quero fazer a repetidora fica no moro distancia media de 2 a 3 KM foto abaixo


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SAM_0010.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	38,7 KB
ID:      	24796


    Vc fala sobre micro celulas , poderia me explicar como funciona qual equipamentos usar , pois agora neste lugar tenho setoriais da hyperlink , mais poço tambem fazer com que este local so repasse sinal pra baixo ficando ptp em V .

  14. #14

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    Tu é um cara privilegiado! Olha que vista rsss.

    Bom segue uma apresentação do MUM 2010 Salvador
    http://mum.mikrotik.com/presentation...9-brumanet.ppt

    "material criado por Anderson Marin Matozinhos (Brumanet Ltda, Brazil)"


    Eu ja trabalho com micro setorização desde 2009, e o material acima explica bem como fucniona e o melhor em G rss.

    Olha eu não sei como é o mercado wireless neste local, mas se fosse eu colocaria uma antena setor fazeno AP WDS e, 5.8, e la na cidade para começar colocaria pequenas omnis* de 8 a 10 dbi e faria microsetorização em bridge com baixa potência desta forma vc evitaria sinais fracos no seu Backhaul gerando perca de qualidade, desta forma vc iria cobrir a cidade de forma eficiente.

    * Citei omni pra começar pois faço isto em meus novos pop's para avaliar a viabilidade de investimentos neste novo pop, se houver uma boa aceitação vou mehorando o POP com CPE's ubiquiti e direcionando para onde há uma quantidade maior de clientes e transferindo aos poucos da omni, até remove-la.

    AP 2000 Guerrero rss.

    Abraços
    Última edição por caicarabruno; 19-07-2011 às 08:30. Razão: micro setor, setorização, ubiquiti

  15. #15

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    O caicarabruno, em modo G da certo sim, porem é recomendado que nos clientes tenha ap com antena, para configurar o rts e fragmentation de acordo com sua necessadade. Aqui vendo planos de 4MB em modo G, funciona perfeito, com micro setores, e antenas de 5dbi e potencia em 63mw.

  16. #16

    Padrão Re: Porque banda g 2.4 nao da certo

    isso antendendo 1km.