+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SNMP com mikrotik + zabbix

    Galera, depois de muito apanhar para aprender os xml do zabbix, consegui a parte basica do snmp para alguns mikrotiks de meus clientes, mas ainda não consegui achar uma solução para as OID que mudam (algumas vezes quando reinicia, outras somente pelo fato de mudar o dia), criei todo o template com os itens, graficos e triggers.

    algumas OID fixas são show de bola, como uptime, total de clientes conectados,

    mas o problema é por exemplo eu quero coletar a quantidade de clientes conectados por cartao, a raiz do OID sei que é

    .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.1.3.1.6 e o final varia de acordo com a leitura da interface, existe alguma solução para fixas estes finais ou algum modo dinamico de coletar???

    sem mais,


    André

  2. #2
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: SNMP com mikrotik + zabbix

    Olá amigo perdi alguns anos nisso também o final e o MAC do cliente em HEXADECIMAL.
    Exemplo:
    Código :
    //OID padrao
    $oidwireless = '.1.3.6.1.4.1.14988';
    $oidsignal = '.1.1.1.2.1.3.';
     
     
    //Calcula hexadecimal do mac do cliente
    $mac_separado = explode(":", $client_mac);
    $macdec=hexdec($mac_separado['0']).".".hexdec($mac_separado['1']).".".hexdec($mac_separado['2']).".".hexdec($mac_separado['3']).".".hexdec($mac_separado['4']).".".hexdec($mac_separado['5']);
     
     
    //Monta OID do cliente
    $oidclient = $oidwireless.$oidsignal.$macdec;

    $client_mac = Ao MAC do seu cliente.
    *Obs.: É obvio que terá de adaptar a sua estrutura mas creio que da para ter uma luz.
    Gostou, foi útil por favor agradeça.

  3. #3

    Padrão Re: SNMP com mikrotik + zabbix

    este script é bem interessante sim..., mas ainda nao é o que estou precisando....

    vamos ver se me enrolo menos ao explicar... kkkkkk......

    eu quero saber no meu radio, quais sao as interfaces dele que tem mais clientes...

    a OID base para a leitura dos clientes conectados é: 1.3.6.1.4.1.14988.1.1.1.3.1.6, sendo que o numero final se é .4 .5 .6 varia de acordo com a leitura louca que o mikrotik faz, mas é identica a identificação de interface recebida pelo 1.3.6.1.2.1.2.2.1.2 sendo que o que vem logo apos o ultimo 2 é o id da interface, e seu descritivo, pelo shell até consegui alguma coisa do tipo... primeiro coletar quem é quem, depois gerar o script de leitura das interfaces, já no zabbix ele pede o parametro do oid direto...

    ai que vem a duvida... como obter do mikrotik direto o oid fixo destas interfaces.

  4. #4
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: SNMP com mikrotik + zabbix

    Ai não sei dizer porque nunca nem passei perto do Zabbix.

  5. #5

    Padrão Re: SNMP com mikrotik + zabbix

    Consegui gente...

    Sabia que as aulas de expressão regular para alguma coisa ainda ia servir... kkkk....

    realmente no mikrotik (como em alguns outros radios é dinamico o modo de atribuição do final de OID para alguns casos, então o jeito é "apelar" para os filtros.

    como o caso do zabbix é atraves de padroes, e não somente por scripts e não seria logico já que temos um poller rodando fazer outro por scripts, então o proprio zabbix consegue entender por expressoes...

  6. #6

    Padrão Re: SNMP com mikrotik + zabbix

    Olá André,


    Pesquisei muito na Internet, porém não achei nada concreto sobre esse assunto,
    Trabalho em uma empresa aqui na Bahia e estou precisando muito monitorar o Mikrotik com o Zabbix, tem como você disponibilizar o seu template, estou precisando muito, e creio que vai ser muito útil para o pessoal do fórum.

    Sou novo aqui e espero poder ajudar o pessoal com o que estiver ao meu alcance

    Abraço,

  7. #7
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: SNMP com mikrotik + zabbix

    Pessoal estou na luta tbm com zabbix o pior e que eu alem de mikrotik tenho Ceragon, switchs Gerenciaveis, 3com, Dell etc...
    to numa luta "ardua" para acertar, creio que depois de me habituar com a ferramenta não terei grandes problemas acredito eu.
    acho que o problema maior do Zabbix para os iniciantes e o entendimento de como criar os templates, como coletar esses dados, coisa que somente entendendo o funcionamento para saber.

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: SNMP com mikrotik + zabbix

    Amigos alguem tem os templates das rbs mikrotiks pra zabbix?