+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Boa noite pessoal estou com um bullet 2 HP ligado em paineis TSM 16dbi setado em 20dbm... Estou com 20clientes ligados neste bullet e clientes com sinal de -22 a -70. Neste link nao consigo passar mais de 1.4mb mesmo em horarios de picos com os 20 clientes logados no meu hotspot... existe alguma forma de analisar se há alguma configuracao errado ou algo do tipo? vlw

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    olha com um bullet 2 hp voce conseguira no máximo 3 a 4 mbps de trafego total ....
    mas para isso vai depender de vários fatores tipo:
    interferência na banda de 2,4 ghz ...
    ack dos clientes é bom ficar próximo de 30.
    verifique o ccq de seus clientes se então quase100% ou 100 % ...
    pois o ccq e ack que manda em conexões multiplas ...
    de uma olhada pode ter alguma laranja podre estragando as outras em sua rede ...
    verifique isso e poste ...

  3. #3

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    amigo baixa um pouco a potência do bullet, tu ja usa uma antena de um ganho consideravel, então não precisa de 20dbm, e vc ta operando na banda b, g ou b+g, se for b seta um tx-rate de 11Mbps,e veja todas as questões que o amigo "laurence" postou acima que serão de muinta importância para o funcionamento de sua rede

  4. #4

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Estou com um caso parecido. Vou fazer mais alguns ajustes hoje e posto aqui os resultados também.

  5. #5

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Bom dia amigos agradeço os comentários, coloquei para rodar em 17dbm fixei ack em 30... tx fixo em 11mb. Tenho 8mb de internet neste local dai pedi para um cliente que esta com sinal segundo u bullet de -32 fazer um teste no speedtest.net e nao passou de 1.2mb e outro que esta com sinal de -42 passou com speedtest a 900k... o que pode estar acontecendo??? vlw

  6. #6
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Também uso bullet 2hp aqui, antes era r52h não chegava a 900k todos os clientes, depois que coloquei o bullet 2hp, consigo berar os 1,5mb, isso é devido a interferência, já estou utilizando 5.8
    em 2.4 o que ainda tenho, vendo no maximo 300k

    quanto maior a taxa que vc for passar neste 2.4, pior fica o velocidade para os demais clientes, o que você pode fazer é mudar de canal.

    Bom com o mikrotik tem uma analise de trafego em cada canal chamado snooper, mas terá que fazer em horários normais e horário de pico.
    Você terá que colocar uma mini-pci e ligar diretamente na antena só para fazer este scan, não encontrei esta opção no ubiquiti.

  7. #7

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Bom amigo tenho aqui ainda 2 paineis ligados em placa pci wireless no PC-MK tem essa opçao de snooper e tudo mais... coloquei no canal 1 me baseando pela opcao de trafego de cada canal... em horario de pico mesmo. Cheguei a conclusao que canal 1 era o melhor pois tem 2 redes no mesmo canal com sinal fraco e trafego baixo deve ser roteador domestico.

  8. #8

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    amigo qual o equipamento q vc usa nos seus clientes...

  9. #9

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Seu cliente a - 70 não esta derrubando a rede para 1 mega? Passei por este problema de pouco througput e era cliente com sinal ruim prejudicando a rede toda! muda o equipamento deles para melhor o sinal!

  10. #10

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Bom dia, respondendo aos caríssimos amigos, nos clientes estou usando antenas USB aquario configuradas para funcionarem a 11mb, nanostation loco para clientes proximos até 800m e radio com antena 25db para clientes mais longe ou com visada nao tao boa... o único cliente que está com sinal de -72 a noite está com rádio e antena de grade 24dbi. Que tipo de equipamento seria mais forte para eu colocar neste cliente?

  11. #11
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Não sei como está distribuindo, mas seria melhor você fazer como fiz pois passei por algo parecido aqui em uma repetidora, daí montei com opinião do pessoal aqui mesmo do under e ficou muito bom.. coloquei três bullets 100mw ligados a antenas de 12 da greatek e resolveu o meu problema tem um grupo de usuarios que consegue receber 2mb usando aprouter como cliente e antena de grade 19dbi, switch ligao ao radio e 8 clientes ao todo nesse grupo. funcionou até melhor do que eu esperava

  12. #12

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Estou pensando em montar um ponto de acesso ou seja um PTP lá perto desses clientes com sinal +-

  13. #13

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Amigo testa um nanostation 2 no cliente a -72, se continuar ruim espeta a grade nele! se o sinal não melhorar pelo menos o nano e mais sensível para manter a rede a 11mb! Deixar setado no radio acho que vai subir o ack e a latencia!

  14. #14

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Boa tarde amigos, segui alguns passos e revisei instalacoes e tudo mais, basicamente inclinei mais o painel que está com o bullet 2HP setei em 22 de potencia fixei em 11MB ack automatico (nao passa de 42)... segue como ficou em foto anexa.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         throught bullet2 B.JPG
Visualizações:	415
Tamanho: 	54,1 KB
ID:      	25262Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Clientes conectados Painel com Bullet 2HP.jpg
Visualizações:	479
Tamanho: 	43,8 KB
ID:      	25068
    Última edição por peritinaicos; 01-08-2011 às 08:20.

  15. #15

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Problema persiste mesmo com todas configurações e instalação revisadas... o sinal que os bullets mostram acredito que sejam mentirosos, pois teoricamente seria para tudo estar certo mais está uma lastima. Alguém ja passou por isso?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar2.PNG
Visualizações:	266
Tamanho: 	18,4 KB
ID:      	34094Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.PNG
Visualizações:	336
Tamanho: 	21,3 KB
ID:      	34095

  16. #16
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    puxa, o sinal estam excelente, aqui só fica ruim no cliente quanto chega aos -79, mas fora isso está tranquilo, a não ser muita poluição.

    Aqui eu tive um caso parecido, estava com uma antena setorial oiw 17dbi 90º Vertical, usando mikrotik mais r52h, sinal bom porém o ping para o rádio do cliente somente acim a dos 300ms.
    Troquei por um bullet, e nada de resolver, troquei de canal e nada mesmo.

    Solução: Retirei a antena com o rádio e tudo mais, e instalei uma antena da elsys Horizontal de 60º, e fui aos clientes e mudei as polaridades da antena.
    só assim para resolver, então apenas constatei poluição na Vertical.

    Se for tentar trocar a antena, use uma da xwave de 90º, comprei uma dela recente, fiz alguns testes e ainda não tenho o que reclamar

  17. #17

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Entao eu tenho paineis da da TSM de 16 e Hyperlink de 17, já testei com um e com outro e mesma coisa clientes com sinal excelente, entando não fica com nem a navegação.

  18. #18
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    não adianta ter excelencia no sinal se o tráfego do canal estiver lotado, o unico que consegue ver o consumo de banda sobre cada canal é a opção Snooper do Mikrotik.
    Uma pergunta, vc diz que trocou de antena, pelo menos trocar de polaridade?

  19. #19

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Fiz o teste com o mikrotik e o consumo de banda mesmo em horario de pico não é grande e interferencia no canal tbm não, pois sou o único no canal 1.

  20. #20
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Bullet 2 HP - Clientes com sinal bom mais perdendo pacote e througput baixo

    Fora todos os testes que voce já fez, só resta descobrir algum concorrente seu usando amplificador.
    Tenho um concorrente aqui usando amplificador em um setor, lá não consigo instalar nenhum cliente em 2.4, somente em 5.8 devido este amplificador de 1w dele.