Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Pergunta tola, mas tenho q perguntar!

    Tirei isso de um site:

    Tecnologia MIMO aumenta multi caminhos comportamento, “pelo uso de vários receptores e transmissores” inteligente adicionados de um “” espacial dimensão a aumentar drasticamente a desempenho e faixa. O recurso MIMO permite que várias antenas para enviar e receber vários fluxos espaciais ao mesmo tempo. Isso permite antenas para transmitir e receber simultaneamente.

    O recurso MIMO torna antenas funcionar com mais eficiência que lhes permite combinar dados chegam de diferentes fluxos caminhos e em diferentes ocasiões para aumentar efectivamente receptor captura sinal energia. Antenas inteligentes usar diversidade espacial technology, que coloca excedente / superavit antenas para um bom uso. Se existirem mais antenas de fluxos espaciais, como, por exemplo, em uma 2x3 (dois transmitindo, três da antena receptora) configuração, e o terceiro antena pode adicionar receptor diversidade e aumentar a faixa de alcance.

    Não tenho certeza mas se a tecnologia deles funcionar tambem em B aí podemos usar sim, pois internamente
    teremos então 03 ap´s.

    Gostaria de saber se algum dos amigos já testou esta tecnologia para usar em setoriais? Teoricamente funciona!

    Site de onde tirei a informação: Operação em rede sem fio — O que é Multiple-Input/Multiple-Output (MIMO)?

    Sera que funcionaria em direções diferentes?

  2. #22

    Padrão Re: Pergunta tola, mas tenho q perguntar!

    Não funciona. Como o JorgeAldo já disse, com setoriais teria que ser todas para o mesmo lado.
    Daí que um painel Ubiquiti para uso com o RocketM poderia ser utilizado com um cartão mimo 2x2.

    Não sei se há no mercado brasileiro outros paineis setoriais próprios para mimo a não ser o Ubiquiti.

  3. #23
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Pergunta tola, mas tenho q perguntar!

    A tecnoligia mimo depende do transmisor q no caso da ubiquit usa 2x2 as antenas setoriais tem q ter duas entradas, para que as station setorial e trabalham com o sistema airmax da ubiquit, ja como o amigo falou padrao B nao é mimo, padrao mimo e padrao N ai tem cartoes para mikrotik q trabalham e N com taxa de ate 300M, o padrao mimo 2x2 usa uma antena especifica com duas interna para simplificar ai tem duas entradas

  4. #24

    Padrão Re: Pergunta tola, mas tenho q perguntar!

    é fogo mais a reputação das base station está muito boa irei comprar uma para analisar o funcionamento só uma perguntinha tola quanto clientes uma base station 2M suporta a uma velocidade de 300k??

  5. #25

    Padrão Re: Pergunta tola, mas tenho q perguntar!

    Citação Postado originalmente por teletanbs Ver Post
    é fogo mais a reputação das base station está muito boa irei comprar uma para analisar o funcionamento só uma perguntinha tola quanto clientes uma base station 2M suporta a uma velocidade de 300k??
    Na verdade a antena aguenta qualquer número. Pois ela é um elemento passivo. Só tem a função de irradiar. E não depende da velocidade
    Quem determina o número de usuários é o AP. Daí que vai depender do protocolo utilizado, da memória, do processador.

  6. #26

    Padrão Re: Pergunta tola, mas tenho q perguntar!

    bom não é bem assim não adianta o ap passar 100M se o painel só passa 3M isso vem muito com o ping!

  7. #27

    Padrão Re: Pergunta tola, mas tenho q perguntar!

    Com certeza se houver fatores interferentes o conjunto irá perder rendimento. E a latencia , ping, etc etc, irá tudo para o lixo.

    Mas estamos falando em painéis de qualidade. Em condições normais não é o painel que determina a quantidade de usuários máxima mas sim o rádio.
    Um rádio de qualidade num painél sem qualidade não irá aguentar muitos. Aí a culpa será do painél. Mas se for um painel de boa procedência ele não irá interferir em nada na capacidade de usuários online. Toda a capacidade ficará decidida com as características do rádio. Teoricamente o painel poderia suportar centenas de conexões, se o rádio pudesse gerenciar tudo isso.
    Mas na prática não existe ainda rádios para isso em wi-fi.
    Quer ver um exemplo?
    Coloca um radinho com RTL 8186 num painél. No máximo você conseguira 15 a 20 conexões estáveis, com planos de 300kbps. Agora no mesmo painel voce colocar um cartão Xr2 e conseguira de 30 a 40 conexões estáveis, com uma RB 433AH num mesmo plano de velocidade.

  8. #28
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Pergunta tola, mas tenho q perguntar!

    Bom eu tenho um painel setorial ubnt 120 graus com rocket m5 com 50 clientes com planos de 800k e 1mega e estao funconando perfeitamente passando de 5 a 10mega


    muito bom e estavel

  9. #29

    Padrão Re: Pergunta tola, mas tenho q perguntar!

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Bom eu tenho um painel setorial ubnt 120 graus com rocket m5 com 50 clientes com planos de 800k e 1mega e estao funconando perfeitamente passando de 5 a 10mega


    muito bom e estavel
    Mas aí você tem um painel MIMO com duas entradas e internamente projetado para conter 2 antenas. Como eu disse antes, no Brasil só deve ter o painel da Ubiquiti MIMO homologado.

    O que não pode, como disse o Aldo é colocar um painel comum para cada lado, que era a idéia inicial do tópico. Omini até que daria, mas como eu tenho alergia por omini.... Além disso precisam as antenas estarem com seus pigtails bem calibrados para que tudo case perfeitamente.

    O protolo MIMO trabalha com transmissão e recepção simultaneamente. E aproveita as reflexões para aumentar o througput. Numa transmissão 1x1 enquanto transmite não recebe. Já numa transmissão 2x2 ou 3x3 ocorre a transmissão e a recepção ao mesmo tempo

  10. #30
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Pergunta tola, mas tenho q perguntar!

    ja usei um divisor 1x3 foi uma merda mesmo, nao vale a pena.