+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NanoBridge - Problemas com alinhamento

    Pessoal,

    Estou com um problema no alinhamento de dois nanobridge M5.

    Tenho visada direta com 7km de distância. A visada está ligeiramente acima de alguns predios, mas consigo enxergar os dois locais.

    Durante o teste, usei a ferramenta da propria nano para medir o throughtput que chegou a 22mbps segundo o firmware do radio.

    Tanto no local do teste (5 metros de distância do local definitivo e 3 metros a mais de altitude) quanto no local definitivo o sinal fica em -71 ~ -70db.

    O problema é que no local definitivo o throughtput medido ficou em apenas 5mbps ~ 6mbps.

    A minha dúvida é:

    Se o sinal permanece -71 nos dois locais, não significa que tenho a mesma qualidade ?

    Valeu

    Samuel.

  2. #2

    Padrão Re: NanoBridge - Problemas com alinhamento

    amigo vc esta usando um canal de 20 ou 40mhz, se for de 40mhz muda pra 20 diminui a potencia dos radios e de entre 16~17dbm, vai mudando tbm o canal pra vê como se ten algum aumento de perfomance... abilita o wirmax e seta um ack... veja isso ai e poste as novidades.

  3. #3

    Padrão Re: NanoBridge - Problemas com alinhamento

    Amigo, desculpe mas tem alguma coisa muito errada ai no teu enlace:
    Tenho um enlace aqui com 14km com par de nanobridge m5 22dbi e o sinal fecha com -65DB
    Com certeza vc não está alinhando direito ou alguma config tá errada...
    Conselho: -Reveja suas configurações (Pode colocar 40Mhz que passa legal)
    Alinhe Muuuuuito bem suas antenas pois, disco de 22dbi a 7km funciona legal mas, desde que alinhada perfeitamente...Faça o alinhamento fino...Dá trabalho, precisa de um em cada ponta simultâneamente pra alinhar, mas compensa...
    Abraço e boa sorte

  4. #4

    Padrão Re: NanoBridge - Problemas com alinhamento

    Ligeiramente acima de prédios? como está o seu fresnel? verifique o ccq, pois não adianta nada ter um sinal excelente, se o seu ccq não está legal.

  5. #5

    Padrão Re: NanoBridge - Problemas com alinhamento

    Pessoal, refiz o alinhamento das antenas. Pelo que eu vi mudou muito o status dos radios. Fiz o teste de velocidade no próprio nanobrigde e a velocidade acusada pelo firmware foi 8 Mbps de RX e 56 Mbps de TX, total de 65 Mbps. Este teste foi feito a partir do AP. Até me animei quando vi esta velocidade, mas nos testes entre duas estações usando o Iperf, a velocidade medida fica em torno de 1.8 Mbps. A transferência de dados está realmente lenta.
    Agora pergunto:

    Esta velocidade medida no rádio não é a velocidade efetiva do link ?
    E porque existe tanta diferença entre o TX e o RX ?

    Capturei algumas telas para que vocês possam me ajudar.
    Já troquei de canal (este foi o melhor nos testes)
    Já desativei o Airmax - Continuou igual
    Obrigado a todos
    Abraço

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	407
Tamanho: 	67,7 KB
ID:      	25179Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	369
Tamanho: 	37,1 KB
ID:      	25180Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	310
Tamanho: 	87,5 KB
ID:      	25181Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.jpg
Visualizações:	368
Tamanho: 	46,2 KB
ID:      	25182

  6. #6

    Padrão Re: NanoBridge - Problemas com alinhamento

    Bom, vamos lá...
    Teu enlace está melhor do que estava mas ainda não está bom...
    Sobre a diferença TX/RX é mais ou menos asism
    O protocolo do teu rádio por definição tem uma prioridade de Transmissão, ou seja:
    Total da banda = 4/4
    Em modo AP o rádio se comporta assim:
    DOWN = 3/4
    UP = 1/4
    Em modo STATION o radio se comporta assim:
    DOWN = 1/4
    UP = 3/4
    Agora porquê?
    Porque entende-se que teus clientes terão uma necessidade de download de 3/4 para somente 1/4 do upload entende?
    Sendo assim a banda passante é um total de 4/4 então por sua vez terá que se dividir pra entregar UP e DOWN, e se fosse 2/4 para 2/4 iria sobrar banda UP e faltar banda DOWN, não sei se expliquei direito, e me parece também que tem como mudar isso...
    Agora, a respeito da velocidade mostrada no speedtest do AirOs, realmente ele não mostra real, é velocidade estimada baseada nas condiçoes do enlace e se nao me engano também é HALF DUPLEX e não FULL
    O melhor teste que vc poderá fazer é colocar uma RB na ponta de lá, entrar na ponta de cá e fazer o BTEST de DENTRO da RB...
    Aí sim ele te mostrará REALMENTE oque está passando...
    Mas não desanime...Continue garimpando nesse alinhamento que ainda acho que dá pra extrair muita coisa daí...
    Verifique o nivelamento das antenas também se possivel, o TILT nessa distância eu costumo deixar sempre em 0graus porque é muito fino o ajuste pra 14KM e vc poderá estragar se tentar fazer alinhamento de TILT.
    Espero ter ajudado...
    Abraço e boa sorte

  7. #7

    Padrão Re: NanoBridge - Problemas com alinhamento

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Bom, vamos lá...
    Teu enlace está melhor do que estava mas ainda não está bom...
    Sobre a diferença TX/RX é mais ou menos asism
    O protocolo do teu rádio por definição tem uma prioridade de Transmissão, ou seja:
    Total da banda = 4/4
    Em modo AP o rádio se comporta assim:
    DOWN = 3/4
    UP = 1/4
    Em modo STATION o radio se comporta assim:
    DOWN = 1/4
    UP = 3/4
    Agora porquê?
    Porque entende-se que teus clientes terão uma necessidade de download de 3/4 para somente 1/4 do upload entende?
    Sendo assim a banda passante é um total de 4/4 então por sua vez terá que se dividir pra entregar UP e DOWN, e se fosse 2/4 para 2/4 iria sobrar banda UP e faltar banda DOWN, não sei se expliquei direito, e me parece também que tem como mudar isso...
    Agora, a respeito da velocidade mostrada no speedtest do AirOs, realmente ele não mostra real, é velocidade estimada baseada nas condiçoes do enlace e se nao me engano também é HALF DUPLEX e não FULL
    O melhor teste que vc poderá fazer é colocar uma RB na ponta de lá, entrar na ponta de cá e fazer o BTEST de DENTRO da RB...
    Aí sim ele te mostrará REALMENTE oque está passando...
    Mas não desanime...Continue garimpando nesse alinhamento que ainda acho que dá pra extrair muita coisa daí...
    Verifique o nivelamento das antenas também se possivel, o TILT nessa distância eu costumo deixar sempre em 0graus porque é muito fino o ajuste pra 14KM e vc poderá estragar se tentar fazer alinhamento de TILT.
    Espero ter ajudado...
    Abraço e boa sorte
    mt interessante essa explicacao do 3/4 e 1/4... soh q tem um detalhe... a rede estah em modo BRIDGE...
    ai eu entendo q ele fez um bidge transparente... portanto essa diferenca se deve ao alinhamento na minha maneira de pensar...

    eu jah tive uma diferenca mais ou menos grande entre o rx e tx... mas eu intui q o sistema usa mimo justamente pra isso...ou seja vertical tx e horizontal rx numa ponta e na outra vice versa...

    como pra minha necessidade na epoca e naum precisava melhorar deixei.... soh q teve um vendaval aki... e pra minha sorte o alinhamento ficou quase perfeito... sorte minha atualmente tenho 60 Mbps rx e 72 Mbps de tx no meu ap... e como eu vi a sinalizacao referente ao alinhamento toda ativa depois do vendaval... conclui q realmente minha teoria faz sentido...

    como vc bem disse esse alinhamento ainda tem o q ser feito e vale tb reforcar para o colega discutir aki todas configuracoes para com certeza obter bem mais desse ptp... soh como ex o meu DFS naum estah setado... e acho q output power stah alto... ele conseguiria bem mais com menos e por vai...

  8. #8

    Padrão Re: NanoBridge - Problemas com alinhamento

    Citação Postado originalmente por Pradela Ver Post
    mt interessante essa explicacao do 3/4 e 1/4... soh q tem um detalhe... a rede estah em modo BRIDGE...
    ai eu entendo q ele fez um bidge transparente... portanto essa diferenca se deve ao alinhamento na minha maneira de pensar...

    eu jah tive uma diferenca mais ou menos grande entre o rx e tx... mas eu intui q o sistema usa mimo justamente pra isso...ou seja vertical tx e horizontal rx numa ponta e na outra vice versa...

    como pra minha necessidade na epoca e naum precisava melhorar deixei.... soh q teve um vendaval aki... e pra minha sorte o alinhamento ficou quase perfeito... sorte minha atualmente tenho 60 Mbps rx e 72 Mbps de tx no meu ap... e como eu vi a sinalizacao referente ao alinhamento toda ativa depois do vendaval... conclui q realmente minha teoria faz sentido...

    como vc bem disse esse alinhamento ainda tem o q ser feito e vale tb reforcar para o colega discutir aki todas configuracoes para com certeza obter bem mais desse ptp... soh como ex o meu DFS naum estah setado... e acho q output power stah alto... ele conseguiria bem mais com menos e por vai...
    Sim Pradela...concordo com vc também, porém na questão da diferença tanto faz estar em bridge ou não pois essa distribuição de 3 pra 1 se aplica em AP e STATION portando está fora da camada bridge...independe da opção do enlace

  9. #9

    Padrão Re: NanoBridge - Problemas com alinhamento

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Sim Pradela...concordo com vc também, porém na questão da diferença tanto faz estar em bridge ou não pois essa distribuição de 3 pra 1 se aplica em AP e STATION portando está fora da camada bridge...independe da opção do enlace
    ai entaum a ubnt naum poderia chamar essa conexao de bridge transparente.....