+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    Senhores,

    Essa semana montei um ponto para poder repetir meu sinal em um determinado bairro, teoricamente tudo funcionou perfeitamente... consgue sinal da torre principal em -56 11mb com o rádio oiwtech e antena de 24db.. Configurei ele em WDS setei o mac do Bullet da torre e visse e versa... conectou e tudo mais com o btest no computador do cliente chega apenas 700k 800k... como pretendo repetir o sinal com outro painel para o bairro que minha torre não tem visada ficou inviável com este desempenho... Gostaria de uma dica para almentar o throughput.
    OBS: o ap oiwtech configurado como bridge e cliente ISP fiz teste com btest e chegou 3mb.

  2. #2

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    Já tentou mudar o canal ?

  3. #3

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    Já testei todos canais e vários dias seguidos, o incrivel que de manha perde alguns pacotes e no horario de pico fica ser perder pacotes, mais só passa 700k

  4. #4

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    Dev Ser O radio intaum, a um mes atras montei um ptp com duas antena aquario mm-2425, em uma ponta um ap simples tipo akeles 2.4 comum engenius e na outra ponta Roteador Aprouter Cbox Apr1221 ficou até bom por ser um 2.4 em 700 mts consegui em alguns horarios 7 mb de banda, duas semanas após isso o apr 1221 deu pau, troquei o mesmo e apos isso colequei um edimax 7209 com as mesmas config, ixi, dai naum consegui nem 2 mb, agora vou migrar pro 5.8 semana q vem xega meus equipamento duas airgrid m5 pois desisto do 2.4 principalmente em lugares com muita poluição.

  5. #5

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    Citação Postado originalmente por JhoniVaz Ver Post
    "ficou até bom por ser um 2.4 em 700 mts consegui em alguns horarios 7 mb de banda, duas semanas após isso o apr 1221 deu pau"
    Bom dia amigo, que tipo de configuracao foi feita em teus radios? aqui está assim bullet como ap+wds no outro ponto a 1.2km está em WDS só passa 1mb no máximo...

  6. #6
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    Amigo, faz ete ptp em 5.8 para acabar com seus problemas, basta 2 nanos station 5 ou 2 airgrid 23dbi.
    2.4ghz é complicado, muita interferência.

  7. #7

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Bom dia amigo, que tipo de configuracao foi feita em teus radios? aqui está assim bullet como ap+wds no outro ponto a 1.2km está em WDS só passa 1mb no máximo...
    Dexei como ap e do outro lado como cliente isp

  8. #8

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    Entendi, mais desta forma nao terei controle dos mac depos do cliente ISP e muito menos terei como logar esses clientes no hotspot... Estou pensando em comprar 2 nanostation5 de 14db e fazer um ptp 5.8 mesmo.

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    Per..
    coloca no canal 14 esse PTP.

    2,4 para ptp é inviável, além de pouca banda, você ainda sofre interferência a lot.
    compre duas cpe sxt (R$230 cada) , e seja feliz!!!

  10. #10
    Avatar de tecnologic
    Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Vera Cruz -RS
    Posts
    76

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    amigo quando fizermos um wds temos que ter em questões varios fatores no espectro do lugar
    os seguintes fatores são (poluição,alinhamento,fonte e zona que que o radio vai percorrer para tx e rx) hoje e muito complicado dizermos que um wds a 2.4 ghz vai ter sucesso poderá usar a melhores antenas o que for gastar horrores pois pela poluição eletromagnética e de outras freqüência em 2.4 ghz é muito complicado se estabelecer estabilidade mas ai vai as dicas não use banda B use a G bullet 2hp trabalah muito bem nisso jah que e so para wds pode usar normalmente pois umas das diferenças entre a B e a G e que a B banda binária e a G quadrinaria mas usa a mesma largura de banda, use canais distantes do que o espectro do lugar usa faça uma blindagem nos bullets, não existe antenas de 24 dbi só de 25dbi , se o lugar á muitas sinais verticais mude a antena para horizontal vai ajudara muito ajuste o data rate manualmente eo ack não esquecendo que com essa antena o maximo de potencia que usaria ai seria maximo 32mw e minimo 12 mw .

  11. #11

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    Obrigado por expressar teu pensando e vejo tbm que tens uma grande experiência, estou comprando 2 nanostation5 para fazer isso... Na configuração do que manda sinal colocarei como AP+WDS e pretendo agora colocar apenas clientes com essa tecnologia de 5.8, no começo colocarei ele para mandar sinal a este outro ponto fazendo WDS e para no inicio os clientes novos, espero que funcione bem... vlw

  12. #12
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    olha no meu caso eu tenho clientes em 5.8 e 2.4ghz. tenho 40 clientes em 5.8ghz e 200 clientes em 2.4ghz. aki funciona bem! tenho 2 repetidores 5.8ghz e 3 repetidores 2.4ghz, faço meus ptp com nano station M5. fica uma maravilha...

  13. #13

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    Pois é amigo, coloquei o nano5 para mandar sinal da minha torre essa semana, estou esperando chegar o outro para colocar no ptp e mandar sinal no bairro aqui perto, espero que fique bom... vlw

  14. #14
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    vc num vai se arrepender e um equipamento muito bom!!!!

  15. #15

    Padrão Re: WDS a 1.2km dando pau / bullet 2HP visada limpa OIWTech recebendo com grade 24db

    aqui fiz um ptp em 2.4 banda G canal 14, ficou melhor do que eu esperava, passa 16 mb full. usei um wr252 no servidor e um esr1221 na ponta. fiz um teste no canal 1 passou 12mb, fui pro 14 passou 16mb. ja tem 5 meses