+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ENUM + Asterisk: Alguem sabe como implantar?

    Ola pessoal! Vendo um tópico anterior sobre ENUM, resolvi tentar alguma ajuda aqui. Ja tentamos zilhares de vezes configurar ENUM no Asterisk e não conseguimos, alguém ai sabe como fazer isso com sucesso? Abraço a Todos

  2. #2

    Padrão Re: ENUM + Asterisk: Alguem sabe como implantar?

    E ai colega?

    Esta tendo alguma mensagem de erro?

    Até onde conseguiu chegar no entendimento da configuração?

    Uma perguntinha basica, voce ja cadastrou o numero em e164.org ?

    Se ja testou zilhares de configurações, como voce disse, acho incrivel todas estarem erradas, como chegou a conclusão que estavam todas erradas?

    Seria melhor reportar que tipo de erro esta tendo pois se eu apenas colocar aqui uma configuração basica voce ja pode ter tentado essa formula, uma vez que disse já ter testado um monte de configurações.

    Ja viu o problema por outros angulos tipo, liberar portas no firewall?

    Seu Asterisk é um Asterisk puro ou algo tipo Trixbox?

    Experimente cadastrar uma conta SIP/IAX e ver se consegue ligar através do mesmo PABXIP em que esta tentando cadastrar essa conta ENUM para destinos fora da sua rede.

    Escolhe umas das configurações que obteve em alguma fonte segura e dá uma olhada na configuração do trunk ENUM, e de uma olhada também nas configurações de suas rotas de saída.

    Pra testar liga para alguem que tenha ENUM criado e não esquece que O ENUM é um sistema de numero internacional, então precisa configurar regras de discagem para ligações nacionais e locais.

    Qualquer coisa posta ai seu enum.conf, sip.conf, extensions.conf para eu dar uma olhada .

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: ENUM + Asterisk: Alguem sabe como implantar?

    Aproveitando o gancho.

    o que eu entendi é que feito o cadastro e autorizado no e164.org , associamos nossa conta voip a um numero telefonico.

    e quando estamos offline no voip a ligacao é direcionada para o telefone? é isso?
    Se for isso quem pagaria essa ligacao?!

  4. #4

    Padrão Re: ENUM + Asterisk: Alguem sabe como implantar?

    Colega, não sei se te entendi bem.



    Cabe aqui uma explicação, ligações via PSTN são completadas apenas entre numeros legitimos reconhecidamente PSTN, exemplo: Você não pode ligar de sua casa via rede PSTN para um dos ramais de seu ASTERISK na empresa senao tiver uma linha PSTN legitima que receba a ligação e aponte para o ramal Asterisk que deseja falar na firma.

    Da mesma forma, você precisa de um tronco com alguma operadora de telefonia para fazer seus ramais debaixo do Asterisk falar com a rede PSTN, oK?


    As ligações ENUM são aquelas que tem como base a internet, onde você cadastra seu numero de telefone fixo no ENUM e seu dispositivo VOIP associado ao ENUM passa a responder como se estivesse recebendo uma ligação PSTN , mas dentro da rede, entendeu?


    Assim você pode portar o seu numero PSTN para qualquer lugar via ENUM. Com isso, você manteria seu numero fixo da telefonia convencional e teria o mesmo numero cadastrado ENUM e isso possibilitaria publicar para onde uma chamada deveria ser reencaminhada através de uma entrada DNS relacionada a esse numero “fixo” traduzido(tipo dominio).DNS é o ponto chave da resposta, o ENUM conecta o numero cadastrado a um endereço de internet já que a própria sigla já diz Telephone Number Mapping (ENUM ou Enum, de TElephone NUmber Mapping) . Assim, só tendo um ENUM, no estagio em que se encontra a aplicação dessa tecnologia, você não conseguiria ligar para fora da internet apesar de estar falando de graça na rede usando seu numero de telefonia fixo. E mais uma, você não conseguiria ligar ou receber ligações no formato URI atraves de seu telefone convencional ligado na PSTN pois não há previsao para isso no modelo tradicional de telefonia.sem um dispositivo que traduzisse isso para um formato entendido pelo protocolo SIP/IAX/etc....



    O que não impede de você criar um contexto no seu ASTERISK para receber chamadas para seu numero fixo PSTN e redirecionar a chamada recebida pela rede de telefonia VOIP para seu fone ENUM. Assim para o “ligador” estaria ligando para você na rede de telefonia convencional e você receberia a ligação aonde estivesse via internet com seu ENUM. Mas, redirecionamentos para fora desse contexto de gratuidade, tem que ser feitos por meio de alguma operadora de telefonia e esse redirecionamento seria pago por você atraves dos créditos junto ao seu operador ou não pagos se estiver usando algum daqueles provedores VOIP “gratuitos”.


    Percebeu que neste estágio de uso do ENUM a gente ainda se encontra vinculado a um operador de telefonia para receber e ligar PSTN? Mas com a adesão dos países e estabelecimento de modelos de negócios ENUM acho que esse quadro vai mudar muito e o ENUM vai popularizar-se podendo em algum momento realmente integrar a telefonia como um todo ou ainda que menos que isso concorrer diretamente com o modelo de telefonia tradicional.


    Aqui deve estar claro que ENUM não é uma função VOIP como SIP,IAX,etc... Digo isso pois dezenas de colegas já nos escreveram imaginando isso só por terem que configurar o arquivo enum.conf.


    Não sei se respondi uma coisa, desculpe, os redirecionamentos voce mesmo estabelece para onde vai redirecionar a chamada na ordem que desejar estabelecer como critério.

    Abç
    Última edição por planvox; 03-08-2011 às 13:55.

  5. #5

    Padrão Re: ENUM + Asterisk: Alguem sabe como implantar?

    #Post Perfect!

    Muitissimo Obrigado!
    Esclaressidimas minhas duvidas!

  6. #6

    Padrão Re: ENUM + Asterisk: Alguem sabe como implantar?

    Problema resolvido: 1- Nao sabiamos que não podiamos fazer as ligações para fora da rede de telefonia VOIP só usando ENUM; 2- Erramos ao copiar os modelos de configuração e esquecemos de adaptar nosso plano de discagem para nossa região; Ja conseguimos ligar pelos ENUM que cadastramos. Valeu Planvox ajudou muito mesmo! Abraço