+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    ola amigos tenho 4 paineis setorias hyp 17dbi porem ainda uso radios amadores... adquiri agora 2 rb433ah e 6 cartoes r52h no qual vou usar os 4 paineis hyp. e 2 omnis sendo uma 2.4 vertical 15dbi e uma 5.8 12dbi... estou colocando essas omnis no intuito de migrar todos os meus clientes para 5.8 e 2.4 vertical, contando que meus paineis sao horizontais e estao sofrendo muito com interferencias... o que acham desses novos equipamentos que vou usar?? qual seria a fonte ideal para a rb433ah trabalhar com 3 cartoes? vcs indincan usar os 3 slots da rb ou apenas 2? qual potencia usar os cartoes r52h??



    e tbm estou montando outra torre e ja pretendo colocar so 5.8 porem estou com duvida, nao sei se coloco basestation + rocket m5, ou setorial + bullet m5, ou usar tbm a rb433ah + r52h + setorial. (se nano m5 for tbm uma opçao boa por favor acrescentar).
    lembrando que estao levando em concideraçao a qualidade e nao o preço.

    OBS> ambos trabalharao com servidor mikrotik instalado em um pc no chao.

    desde ja agradesço, e peço desculpas se postei no canto errado, pois eh meu primeiro post, e pesso disculpa tbm se perguntei demais rsrsrs.

  2. #2

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    Eu não recomendo usar 3 cartões na mesma RB. O ideal é usar 2 em cada, com uma fonte de no mínimo 3,5A para cada RB. Meus POPs são todos com Mikrotik, R52H e XR2 em 2.4Ghz, mas recentemente instalei numa torre o Rocket M5 c/ basestation e o resultado tem sido excelente. Não sei se teria o mesmo resultado com RB, talvez sim, mas em 5.8 só vou trabalhar com Rocket como AP.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    o ideal e o rocket com base station para ap e a rb para gerenciamento

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    Bom dia a todos, concordo com o amigo naldo864, tenho aqui instalado em minha rede e recomendo

  5. #5

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    amigo não vejo motivo para não usar os 3 cartões na mesma rb, até prq se não fosse recomendado não tinha 3 slots?? e a respeito da fonte usa uma atx de boa qualidade que vc não se arrepende.. e na parte do 5g concordo com amigo naldo, montava esses pops ai com basestation e ima rb gerenciando...

    qualquer coisa.. sou conterrâneo add ai...

    [email protected]

  6. #6

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    o ideal seria so 2 cartoes mesmo por rb pelo nivel de interferencia causado pelos cartoes e em horario de pico voce pode ter uma perda de potencia da rb

  7. #7

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    mas se ja tenho o pc gerenciando em baixo, preciso tbm de uma rb gerenciando em cima?

  8. #8

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    Citação Postado originalmente por paulobnr Ver Post
    mas se ja tenho o pc gerenciando em baixo, preciso tbm de uma rb gerenciando em cima?
    Amigo, não obrigatoriamente, mas no seu caso como você tem as rbs deixe-as em bridge e uma rb/base fazendo controle dos usuários.

    E futuramente se for trocar os radios em cima(por UBNT) não precisa mudar nada em baixo.

    -nlima

  9. #9

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    A grande vantagem de montar esse arranjo com mikrotik vai ser a possibilidade de monitoramento em tempo real que vc não tem com os "radinhos" para as Rb's compre uma caixa tipo quadro de comando metálico para instalar elas com folga, use uma boa distancia para fixar os conectores (pigtail) no fundo da caixa para evitar dificuldade de manutenção, se possivel adquira um fluturador de 10A carregando uma bateria e use-a com POE para alimentar os equipamentos da torre.

  10. #10

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    Citação Postado originalmente por nlima Ver Post
    Amigo, não obrigatoriamente, mas no seu caso como você tem as rbs deixe-as em bridge e uma rb/base fazendo controle dos usuários.

    E futuramente se for trocar os radios em cima(por UBNT) não precisa mudar nada em baixo.

    -nlima
    amigo nao entendi... vc ta dizendo pra eu continuar com o pc e adicionar a rb ou pra tirar o pc e deixar a rb controlando?

  11. #11

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    amigo vc continua com seu servidor em baixo e coloca a rb da torre em bridge e os futuros ubnts tbm... fica show de bola, basicamente vc vai deixar a cana pro pc moer e passa o caudo pelas rbs e ubnts ou outros....

  12. #12

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    Citação Postado originalmente por Josailton Ver Post
    amigo vc continua com seu servidor em baixo e coloca a rb da torre em bridge e os futuros ubnts tbm... fica show de bola, basicamente vc vai deixar a cana pro pc moer e passa o caudo pelas rbs e ubnts ou outros....

    Nosso amigo disse tudo, agora é só partir pra prática("Vai Planeta").

    -nlima

  13. #13

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    obg a todos esse fim de semana vou subir os equipamentos.... depois relato aqui no que deu =]
    só estou com um pouco de medo pelos relatos aqui mesmo no fórum de problemas ao trocar rádios por rb e cartão ... mas pelo que vi eh pela complexidade de configurar a mesma... espera não ter tantos problemas.

  14. #14

    Padrão Re: vou trocar os equipamentos da torre... qual seria a melhor opçao?

    amigo se preocupa não, vai tranquilo quem trabalha Deus ajuda..