+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 5.8 como Ponto de Acesso. Qual usar?

    Bom dia Pessoal.

    Pretendo montar um novo ponto de acesso em 5.8 para substituir meu atual que é em 2.4.

    Estou em duvida entre o que utilizar com 5.8 vejam minhas opções:

    - NanoStation 5, utilizando sua propria antena.

    - RB + R52h + Painel

    Estou tendendo bastante para o lado no Nano5 para ver como fica pois é uma rede com poucos clientes.

    Nos clientes utilizarei o nano5 ou nano5 loco ainda nw sei.

    O cliente mais distante desse ponto não esta a 1 km de distancia.

    O que vcs acham? alguem usa nano5 como ap e antena?

    Obrigado pelas respostas.

  2. #2

    Padrão Re: 5.8 como Ponto de Acesso. Qual usar?

    Coloca painel da Oiw de 17Dbi Vertical com Bullet5 rosqueado nela!

  3. #3

    Padrão Re: 5.8 como Ponto de Acesso. Qual usar?

    para voce que pretende usar a faixa 5.x
    saiba que nao é simplesmente comprar o equipamento, colocar em cima da torre e usar qualquer canal la...
    existem exigencias para cada faixa de canal, tais como limite de potencia eirp (soma do ganho da antena + potencia do transmissor), necessidade de uso do DFS, TPC, etc...
    para quem nao tem conhecimento sobre essas exigencias, segue um topico que fala sobre o assunto:
    https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

  4. #4
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: 5.8 como Ponto de Acesso. Qual usar?

    eu uso antenas omni-direcionais da OIW muito boas!!!
    uso sempre com canais altos...
    uso com Rb433 + mini-Pci XR5E pigtail macho direto na antena!!!!
    fica uma maravilha!

  5. #5

    Padrão Re: 5.8 como Ponto de Acesso. Qual usar?

    ola amigos conterrâneos um a braço a toda turma da under-linux eu estou com baita problema to mudando meus ponto a ponto de 2.4 para 5.8 com NanoStation M5 V5.3 16dbi ,i em fretei uma boiada da que las e não tive mas Neuma solução se alguém souber como resolve isso !!!! meu pro q o seguinte comprei duas antenas NANO pelo ML por q na minha cidade não vende antenas nano a e chego as antenas bem bonitinhas mais quando eu leguei as mesmas na bancada blz funcionou e configurei uma estação e a outra asseçoponto blzsss conectou e navegou tranqüilo mais quando ou coloquei na minha torre a nano asseçoponto e a outra no link mais ou menos uns 1500 metros aferente ambas não funcionarão nem se enxergaram , quando escaneava as outras redes ve todas ate de mais longe do que minha estação q esta pro cima, fiz outro teste inverte as antenas uma AP e outra cliente a mesma coisa não funcionou ae amigos será q minhas nanos estão com defeito e mais uma obs:: como cliente as nanos conecta em outras estaçoes distantes e funciona uma blzsss, será q pra meu mal tem cura???

  6. #6

    Padrão Re: 5.8 como Ponto de Acesso. Qual usar?

    Ja que vai mudar, va de tecnologia M. Utilize a linha de paineis e radios da ubiquiti que vc nao se arrepende.

  7. #7

    Padrão Re: 5.8 como Ponto de Acesso. Qual usar?

    Uso atualmente pops com nano5 até 2km no máximo. Funciona muito bem.
    Nos clientes novos uso linha M5, para o dia que eu migrar minha distribuição para banda N ficará mais tranquilo.
    Nunca esqueça de ler com atenção isso. https://under-linux.org/f105/5-ghz-um-pedido-de-socorro-147398/


  8. #8

    Padrão Re: 5.8 como Ponto de Acesso. Qual usar?

    Obrigado pelas informações pessoal!!

    Muito provavelmente vou utilizar o Nano5 mesmo para ver como fica!!

    Depois posto aqui para vcs o resultado!!

  9. #9

    Padrão Re: 5.8 como Ponto de Acesso. Qual usar?

    Pessoal, decidi que vou usar o nano mesmo no inicio com sua propria antena como painel.

    Agora só estou com duvida de qual seria mais interessante utilizar:

    -Nano5 ou Nano M 5.
    Caso venha a usar o Nano5 pretendo utilizar nos clientes o Nano 5 loco.
    Se for usar o NanoM 5 os clientes serão NanoM 5 tb.


    Alguem usa NanoM5 como ponto de acesso com sucesso?

    O que vcs acham?

    Obrigado