Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Olá meus amigos! td bom?
    Sei que 1000 (hum mil) clientes é muito! mas o lula não conseguiu entregar 1.000.000 (hum milhão) de casas!!! rsssss deixando as brindadeirinhas de lado vamos ao que interessa!:
    Vejam o Cenario do projeto!
    Queria uma ajuda assim:
    Tenho uma micro-Rede que atendo a 20 clientes apenas um sisteminha "fundo de casa" rssss, e pensava bem antes em expandir este projeto, e agora é para valer!
    Comprei 3 torres de 30mts cada para cobrir 80% da minha cidade e um edificio de 60mts para colocar um POP lá tmbm!,
    e vem a questão:
    Qual o melhor server de autenticação que posso colocar? (essa é minha grande duvida!!!) Proxy? PC-AP? pois ja quero montar uma estrutura que comporte esta estrutura de clientes, pára não ficar mudando tudo para melhor depois entendem.
    pensei em uma MIKROTIK RB 1100, que no pesquisar ela comporta bem, e tenho tmbm duvidas se coloco em HOTSPOT ou com PPOE e ou Diretamente com amarração do MAC e Ip do Cliente, na minha rede vai ser de 90% em Frequencia de 5.8Ghz, começarei com uma banda de 10mb LINK DEDICADO que estou "Brigando" com a operadora local que ta saindo a R$230,00 o mega.
    Pois minha Cidade esta em Expansão com a vinda de 12 empresas, sendo 2 Empresas de Grande Porte e 10 de médio e pequeno porte para atender as 2 grandes, tem no momento 110 mil habitantes. Estou ja em nogociação para a licença da SCM, ja tenho a licença do CREA para montar as 3 TORRES! projeto Civil e Elétrico.
    Resumindo! Montarei um bom sistema tudo legalizado. na parte da energia colocarei na minha central 6 baterias estacionárias de 400AH cada de 2 volts ligando-as em BRIDGE para atingir 12 VOLTS somando um Total de 2400 Ah de pico em corrente! com um nobreak de 3000kva. os mesmo ja foram adquiridos. na interligação das torres colocarei uma Rocket-Dish de 30dbi e o transmissor Rocket M5 , nos pop colocarei Painéis MIMO da Ubiquiti, seria uma boa idéia ou ela nao comportaria as conexões simultaneas? e uma antena OMNI em 2,4 para antender os que farão migração de sistema em 2.4GHz para o meu certo!
    farei um bom projeto em MARKETING!, vinculo em Rádio e TV Local, publicidade em papéis de Desconto certo.
    Pessoal, vim para pedir um bom auxilio e não Criticas Desrespeitosas, mas criticas Construtivas serão bem vindas aqui pois sei que muitas pessoas estão em case de sucesso com sua empresa e eu gostaria de crescer tmbm, pois investimento sei que será muito e o lucro em longo prazo, mas sei que é bem compensativo.
    Agradecerei a todos por me ajudar neste projeto de curto prazo.

    Att. Fábio Gonçalves

  2. #2

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    1 - nao precisava abrir 4 topicos sobre o mesmo assunto

    2 - a faixa 5 GHz, nao é simplesmente comprar o equipamento e instalar de qualquer forma, voce deve ter conhecimento de quais canais podem ser usados, assim como as exigencias de cada canal (limite de potencia, necessidade de DFS, TPC), logo, se pensa em usar a faixa 5 Ghz, recomendo que leia o seguinte topico: https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

    3 - Autenticacao IPxMAC, nunca use.

    4 - PPOE ou Hotspot, ambas tem seus pros e seus contras, independente de qual escolha, recomendo aumentar a seguranca da rede, usando: Radio cliente em modo Cliente ISP (fazendo nat), senha para acesso ao Setup do Radio do cliente, Criptografia WPA ou WPA2 para conexao wireless, Switch com vlan onde for preciso, isolacao de clientes ativada nos AP torre, Usuario e Senha preso ao IPxMAC.
    Última edição por AndrioPJ; 08-08-2011 às 01:48.

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    1000 users não é um projeto fácil.
    O MELHOR pra você fazer é procurar um técnico experiente na sua região para visitar onde será seus POP's e te indicar o que vai ser melhor pra você e pro seus clientes.
    mas busque indicações e experiência do mesmo porque hoje em dia tem cada um falando que é técnico..
    mas já estude sobre;

    #OSPF
    #linha ubiquit M5
    #Mikrotik Nv2
    #Routerboards 1200 e RB433AH
    #fontes 12v e 24v diretas com extensão para baterias.
    #autenticações PPPoe
    #WPA2
    #Myauth3 para controle de clientes
    #Supercache ou Thundercache ou SpeedR para cache Dynamico.

  4. #4

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Quem tem mil clientes ou mais, seria muito interessante relatasse sua experiência.

  5. #5

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    3 - Autenticacao IPxMAC, nunca use.

    Poderia explanar isso pra nos? Eu tenho aqui 2700 clientes tudo IPxMAC, qual seria o problema disso?

    Agradeco a atencao

    PS: So estou querendo aprender, nao estou polemizando nem ironizando....

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    mardemm ,
    porque simplesmente um scan na sua rede o cara pega os 2700 ipxMac e sai clonando e navegando.

    =)

  7. #7

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    o ideal mesmo mesmo é voce procurar alguem especializado, por experiencia propria é um dinheiro a mais, porem na frente voce nao terá dor de cabeça, e quando voce começa errado, Voce se queima e perde seus clientes

  8. #8

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Citação Postado originalmente por thiagodbv Ver Post
    o ideal mesmo mesmo é voce procurar alguem especializado, por experiencia propria é um dinheiro a mais, porem na frente voce nao terá dor de cabeça, e quando voce começa errado, Voce se queima e perde seus clientes
    Ok amigo, estou apenas pedindo uma ajuda na vasta experiencia de vcs! pois nao sou leigo e tenho um pouco de conhecimento, por isso que estou aqui para trocarem experiencias, qual a melhor solução! Grato.

    att: Fábio Gonçalves

  9. #9

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Citação Postado originalmente por mardemm Ver Post
    3 - Autenticacao IPxMAC, nunca use.

    Poderia explanar isso pra nos? Eu tenho aqui 2700 clientes tudo IPxMAC, qual seria o problema disso?

    Agradeco a atencao

    PS: So estou querendo aprender, nao estou polemizando nem ironizando....
    Poderia me dizer que servidor vc usa pra gerenciar essa quantidade de clientes?

  10. #10

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Citação Postado originalmente por mardemm Ver Post
    3 - Autenticacao IPxMAC, nunca use.

    Poderia explanar isso pra nos? Eu tenho aqui 2700 clientes tudo IPxMAC, qual seria o problema disso?

    Agradeco a atencao

    PS: So estou querendo aprender, nao estou polemizando nem ironizando....
    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    mardemm ,
    porque simplesmente um scan na sua rede o cara pega os 2700 ipxMac e sai clonando e navegando.

    =)
    o amigo acima ja respondeu...
    a autenticacao mais facil de burlar é simplesmente aquela por IPxMAC

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    quem sabe dar scan
    ja sabe burlar alem de ipXmac
    quando o povo quer não adianta
    eu brinco com as redes de amigos aki o dia todo ja burlei tudo
    por incrivel que pareça hostpot é mais facil que ipXmac

  12. #12

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    quem sabe dar scan
    ja sabe burlar alem de ipXmac
    quando o povo quer não adianta
    eu brinco com as redes de amigos aki o dia todo ja burlei tudo
    por incrivel que pareça hostpot é mais facil que ipXmac
    Hotspot e IPxMAC sao praticamente a mesma coisa, supondo que voce ja saiba o IPxMAC.

    De qualquer forma, nunca pensem em uma autenticacao como sendo essa ou aquela segura.
    Nenhuma ferramenta sozinha é segura.

    Um grande erro de varios administradores/provedores é achar que apesar de ter uma rede aberta e em bridge, que por simplesmente usar PPOE, tera a rede segura. ai que se engana, e feio.
    Apartir do momento que se tem acesso a rede, as possibilidades sao imensas.
    tens que usar varias ferramentas para dificultar um acesso.

    de qualquer forma, quero ver voce invadir uma rede com:
    - Chave WPA individual para conexao wireless
    - Radio Cliente fazendo NAT e com senha para acesso ao Setup
    - AP torre com isolacao de clientes
    - Switch com vlan
    - IP/ 30
    - e por fim a autenticacao, Hotspot + SSL (HTTPS)

  13. #13
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    sempre sonhei em usar isso:
    HostCERT - A Solu

  14. #14

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    sempre sonhei em usar isso:
    HostCERT - A Solu
    como eu disse anteriormente
    a questao nao é somente autenticar o cliente, mas dificultar que "visitantes" tenham acesso a rede interna do provedor.
    quanto mais ferramentas usar, mais dificil sera uma invasao.

  15. #15

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Citação Postado originalmente por Morfpheu Ver Post
    Ok amigo, estou apenas pedindo uma ajuda na vasta experiencia de vcs! pois nao sou leigo e tenho um pouco de conhecimento, por isso que estou aqui para trocarem experiencias, qual a melhor solução! Grato.

    att: Fábio Gonçalves
    Caro Fabio, eu apoio totalmente o que o thiagodbv sugeriu. Contrate um profissional com experiência para fazer seu projeto. Pesquise, peça referências, porque o que tem de "técnico" "curioso" por aí não tá no gibi.
    Uma rede wireless para 1000 clientes não é coisa pra quem tem "um pouco de conhecimento". Você vai fazer um bom investimento, compensa ter esse gasto extra pra não ter uma grande dor de cabeça depois. (dor de cabeça você com certeza terá muitas, mas começando direito provavelmente não serão tantas).

  16. #16

    Red face Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Esse pessoal aqui pode te ajudar:

    http://www.fs.com.br/


  17. #17

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Retomando o assunto, quanto ao servidor o que o pessoal ta usando que não seja RB?

  18. #18

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Cara pode montar com uma RB1100 que guenta sussegado pq eu tenho aqui na minha cidade roda redondinho...eu garanto!!!

    se tiver alguma duvida me add no msn vlw
    [email protected]

  19. #19

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    Mas a RB1100 faz tudo, concentrador, ctrl de banda ou tem distribuido entr outras RB´s?

  20. #20

    Padrão Re: Projeto p/ 1000 Clientes! Ajudem ae! Grato.

    nao uso xr5 pra distribuir