+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question É possível criar um enlace de 8km com 2 antenas Hyperlink 15DBI OMNI USA??

    Olá pessoal, estou tentando levar internet para o sitio, numa regiao montanhosa no sul de santa catarina, ja localizei 3 morros onde vou colocar as torres, serão 3 torres da saida até a chegada no sitio, Torre 1 para torre 2 são 6km distancia e torre 2 para toree 3 são 8km de distância, gostaria de saber se essas antenas omnis são suficientes??

    Já complementando, tenho outra pergunta, essas antenas Omni 24Dbi da AirWep realmente são boa, servem para o caso citado acima??

    Desde já agradeço
    Grato

  2. #2

    Padrão Re: É possível criar um enlace de 8km com 2 antenas Hyperlink 15DBI OMNI USA??

    são dis enlace e perto garante com antenas aquirios e passara 17 Mg tranquilo
    tenho com 25 passsando 18Mg

  3. #3

    Padrão Re: É possível criar um enlace de 8km com 2 antenas Hyperlink 15DBI OMNI USA??

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace de 25Km.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	33,4 KB
ID:      	25705veja como fazemos

  4. #4

    Padrão Re: É possível criar um enlace de 8km com 2 antenas Hyperlink 15DBI OMNI USA??

    Como o amigo disse acima, utilize antenas direcionais para fechar o enlace, fica melhor e mais estavel, nessa distancia (8km) não ficará bom com omnidirecionais, alem das Hyperlinks terem perdido a homologação da Anatel (todas)

  5. #5

    Padrão Re: É possível criar um enlace de 8km com 2 antenas Hyperlink 15DBI OMNI USA??

    Rapaz voce pode até consguir fechar os enlaces mais ficaram COM CERTEZA muito ruins, é melhor voce colocar nanogidge ou airgridge. Quanto essa antena de 24 Dbi alem de nao ser homologada acho muito dificil ela da 24dbi verdadeiramente. E se voce quer usar onmi 5.8ghz esquece nao presta é so com painel

  6. #6
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: É possível criar um enlace de 8km com 2 antenas Hyperlink 15DBI OMNI USA??

    Como todos já disseram, esqueça as omini, se for fazer em 2.4 poderá fazer com antenas de grade direcional da aquário de 25 DBI e um APROUTER. Se for fazer em 5.8 uma solução barata seria usar airgrid, se quiser algo melhor usa uma rb 433 com um cartão R52H. Lembrando que como voce pediu vocer quer levar internet pra um sítio. Se for distribuir internet comercialmente então vai ter que usar equipamentos melhores.

  7. #7

    Question Re: É possível criar um enlace de 8km com 2 antenas Hyperlink 15DBI OMNI USA??

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Como todos já disseram, esqueça as omini, se for fazer em 2.4 poderá fazer com antenas de grade direcional da aquário de 25 DBI e um APROUTER. Se for fazer em 5.8 uma solução barata seria usar airgrid, se quiser algo melhor usa uma rb 433 com um cartão R52H. Lembrando que como voce pediu vocer quer levar internet pra um sítio. Se for distribuir internet comercialmente então vai ter que usar equipamentos melhores.
    E quais equipamentos melhores serião esses, porque quero colocar uma internet boa, que chegue com bom sinal, tenho 25MB aqui em casa, e quero levar esses 25 para o sitio sem nenhuma perda de internet, quais aparelhos voces me indicaria, sem pensar em economizar. Grato

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: É possível criar um enlace de 8km com 2 antenas Hyperlink 15DBI OMNI USA??

    Citação Postado originalmente por fhilippe Ver Post
    E quais equipamentos melhores serião esses, porque quero colocar uma internet boa, que chegue com bom sinal, tenho 25MB aqui em casa, e quero levar esses 25 para o sitio sem nenhuma perda de internet, quais aparelhos voces me indicaria, sem pensar em economizar. Grato
    Bom já que o financeiro não é problema então aqui vai uma uma sugestão para passar esse link inteiro e mais o dobro seria essa:

    3 rb 433 ah
    4 Cartão mini pci R52 HN 350 mw
    4 pigtail AC MMX Femea 50 cm
    8 antenas oiw 5827G 27 dbi
    8 cabo rgc 213 1,5 mt conectorizado
    3 caixas plasticas para acomodar as RBs
    3 Fonte POE 18 POW 24 V Power Suply

    Vai fazer ful duplex por isso vai usar duas antenas, uma para TX e outra para o RX.

    Antes que digam que isso é loucura, lembrando essa não é a única solução, alias é boa, mas bem cara, mas se for só pra usar internet na outra ponta existe várias soluções mais baratas, eu te dei uma solução que usamos para interligar uma empresa com a filial onde antes em 2,4 passava 4 mb agora eles estão passando quase 100 mb.
    Boa sorte ai.
    Última edição por Almirgas; 10-08-2011 às 13:32.

  9. #9

    Padrão Re: É possível criar um enlace de 8km com 2 antenas Hyperlink 15DBI OMNI USA??

    Bom Dia amigo........como ja disseram anteriormente, utilizar omni pra enlace nao fica bom mesmo. Primeiro de tudo, vc ja conferiu referente a visada ? ? Como está a visada desses moros ? ?E a Zona de Fresnel está limpa tbm ? ?? Tendo visada e com zona de fresnel limpa vc consegue trabalhar tanto em 2,4 quanto em 5,8....intenção é passar mtos Megas ? ?
    Hj em dia temos mtas opçoes em ponto a ponto. Airgrid da ubiquiti seria um equipamento ideal pra sua necessidade.....tem baixo custo e ótimo desempenho em 5,8ghz e tbm de facil instalação e configuração .Se sua intenção for trabalhar com 2,4ghz.....pode colocar antena de grade Aquario de 25 dbi com ap na caixa hermetica ......essas duas soluçoes são boas e baratas...hehhe....agora se quiser algo mais robusto....pode-se trabalhar com linha Mikrotik que vai te oferecer opçoes de configuração diferenciada.....escolhendo uma rb com 3 slots pra mini pci e antenas direcionais como grade ou disco....se for uma regiao que venta mto....idela utilizar antenas de grade.....caso nao....se estiver uma estrutura boa de torre....pode-se trabalhar com antenas de disco.......

    Espero ter ajudado....

  10. #10

    Padrão aproveitando o topico

    galera já pesquisei no forum algo sobre isso e não encontrei entaum resolvi abrir esse topico acredito q tbm venha interessa a outros usuarios, estou com a sequinte duvida estou a instalar um provedor aki e irei ultilizzar omni por enquando,quero ultilizar painel futuramente,mas tenho q esperar o provedor crecer ,enfim vamos lá primeiramente minha ideia e levantar essa antena a uma altura de aproximadamnete 10/12 metros de altura, porem tenho clientes q vai se conctar a ele q está a pouco mais de 40 metros da antena entaum estou na duvida quanto a qual antena melhor usar,uma aquario de 12 dbi ou uma hiperlink de 15 dbi,pois o meu medo é que os clientes mais proximo da antena como eu sitei tenhao o sinal baixo, o que voces me dizem sobre isso, essa altura q cxitei é uma boa altura pra trabalhar com ominis, é melhor usar uma de 12 ou 15 dbi,visto q o meu cliente masi proximo vai estar a puo mais de 40 metros da antena e o mais longe a 1,5 km, e ajudem ai galera. boa noite a todoss..


  11. #11

    Padrão Re: aproveitando o topico

    Citação Postado originalmente por william8851 Ver Post
    galera já pesquisei no forum algo sobre isso e não encontrei entaum resolvi abrir esse topico acredito q tbm venha interessa a outros usuarios, estou com a sequinte duvida estou a instalar um provedor aki e irei ultilizzar omni por enquando,quero ultilizar painel futuramente,mas tenho q esperar o provedor crecer ,enfim vamos lá primeiramente minha ideia e levantar essa antena a uma altura de aproximadamnete 10/12 metros de altura, porem tenho clientes q vai se conctar a ele q está a pouco mais de 40 metros da antena entaum estou na duvida quanto a qual antena melhor usar,uma aquario de 12 dbi ou uma hiperlink de 15 dbi,pois o meu medo é que os clientes mais proximo da antena como eu sitei tenhao o sinal baixo, o que voces me dizem sobre isso, essa altura q cxitei é uma boa altura pra trabalhar com ominis, é melhor usar uma de 12 ou 15 dbi,visto q o meu cliente masi proximo vai estar a puo mais de 40 metros da antena e o mais longe a 1,5 km, e ajudem ai galera. boa noite a todoss..
    Boa Tarde......devido a area de sombra das Omnis....e como vc tem cliente perto demais da torre....coloca de 12 dbi.....Lembrando que quanto maior o dbi da omni...maior vai ser sua area de sombra...clientes perto intao ideal é usar omni de baixo dbi.....minha opniao é trabalhar com a de 12 dbi.......sem contar que a de 15 da hyperlink nao tem mais homologação......

  12. #12
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: É possível criar um enlace de 8km com 2 antenas Hyperlink 15DBI OMNI USA??

    Bom voce não abriu um tópico, apenas está pegando carona em um tópico já aberto pelo Fhilippe,
    que alias está pedindo ajuda para outro assunto.
    Mas vamos lá, primeiro para dizer altura de torre é só se saber a geografia do terreno, pois tem lugar que uma torre de 3 metros já resolve o problema, se for uma torre de 30 metros os clientes encostados na torre vão ter mais dificuldade pra se conectar doque ums que esteja a 3 km.
    O melhor seria usar setoriais e não omini, pois omini só joga lixo no ar pra todos os lados.
    Se voce pesquisar no fórum vai encontrar muito material a respeito, aqui o que mais tem é tópico relacionado as tuas dúvidas.

  13. #13

    Padrão replica

    entaum brother, o terreno e bom propico super plano tem uma boa geografia, como eu disse futuramente irei usar painei mas no enquanto vou ter que ir de omni,como você disse torre de 30 metros irei ter problema,mas irei usar uma torre por volta de 10 Metros telescopia,acredito que já seja o suficiente, visto como eu falei que o meu cliente mais proximo estara a 50 metros da antena e o mais longe a 1,5 km, a minha duvida é quanto a quantidade de DBi da antena e se uma antena a 10 metros os clietes proximos vão ter dificuldade pra conectar, aguardo a coloboração de mais usuarios. valeww

  14. #14
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: replica

    Citação Postado originalmente por william8851 Ver Post
    entaum brother, o terreno e bom propico super plano tem uma boa geografia, como eu disse futuramente irei usar painei mas no enquanto vou ter que ir de omni,como você disse torre de 30 metros irei ter problema,mas irei usar uma torre por volta de 10 Metros telescopia,acredito que já seja o suficiente, visto como eu falei que o meu cliente mais proximo estara a 50 metros da antena e o mais longe a 1,5 km, a minha duvida é quanto a quantidade de DBi da antena e se uma antena a 10 metros os clietes proximos vão ter dificuldade pra conectar, aguardo a coloboração de mais usuarios. valeww

    Não vai ter problemas. Como já te foi dito use uma de 12 DBI que vai ser melhor que uma de 15.

  15. #15

    Padrão Re: É possível criar um enlace de 8km com 2 antenas Hyperlink 15DBI OMNI USA??

    Citação Postado originalmente por fhilippe Ver Post
    E quais equipamentos melhores serião esses, porque quero colocar uma internet boa, que chegue com bom sinal, tenho 25MB aqui em casa, e quero levar esses 25 para o sitio sem nenhuma perda de internet, quais aparelhos voces me indicaria, sem pensar em economizar. Grato
    Se vc tem visada limpa entre os 2 pontos, o mais simples e mais em conta: 2 Airgrid M5.