+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão poderiam me ajudar a entender uma rede com WDS?

    Boa tarde. Sou iniciante, pois nunca fiz um curso específico de redes. Já tive a disciplina na faculdade, mas confesso que não estudei nada sobre o protocolo WDS. Pelo que entendi, ele serve para serviço de repetição de sinal wireless. Tenho alguns equipamentos Air Live Duo G e estou fuçando pra tentar aprender na marra. Pelo visto, é preciso, primeiramente, registrar o MAC do sinal de origem (rede wireless de origem). Há as configuração para cada antena, a de entrada (WDS) e a de saída (AP). Como devem ser as configurações de cada uma, por exemplo, a de entrada tem de ser idêntica à configuração do AP de origem, como tipo de segurança e criptografia, canal, etc? E a configuração de saída (AP), deve ser outra rede, com SSID próprio e tudo o mais? Como se dá a ligação entra as redes, por gateway convencional? Como fica as malhas de IP?
    Desde já agradeço o espaço. Obrigado.


  2. #2

    Padrão Re: poderiam me ajudar a entender uma rede com WDS?

    Olá bem se entendi sua duvida me parece ser nas configuraçoes msm, bem vamos lá:
    imagine que temos de um lado um servidor dhcp onde chega o link(sever A) cujo endereço é 192.168.1.1 e dali sai um cabo para o 1° WDS (wireless distribuition system) ele receberao o sinal via cabo e distribuira via wireless nessa configuração o mais facil seria deixar em bridge esse 1° wds entao apenas teria que ter um ip no msm range tipo 192.168.1.2 ja no segundo wds tem o endereço 192.168.1.3 tbm em bridge ai vc coloca o mac do WDS 1 no Wds 2 e vice-versa. a logica é que se os WDS façam uma ligaçao wireless mais nao interfirao nos Ips ja que quem vai servir o ip para o cliente final seria o server A, ainda da para emplementar utilizando a função AP+WDS aonde alem de fazer a ligaçao entre dois ponto ele serve como AP para clientes finais se conectarem
    Última edição por renantrix; 09-08-2011 às 17:37.

  3. #3

    Padrão Re: poderiam me ajudar a entender uma rede com WDS?

    Muito obrigado. Já desmitificou muita coisa que eu imaginava. Era exatamente o que eu precisava saber. Vlw mesmo. =]

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: poderiam me ajudar a entender uma rede com WDS?

    quando voce coloca um ap wds de um lado e um station wds do outro e como se tive se esticado um cabo de rede sem fio ,se eu estiver errado os amigos me corrijam ja que wds trabalha na camada 2 de rede ok

  5. #5

    Padrão Re: poderiam me ajudar a entender uma rede com WDS?

    Corretissimo wds sao bridge e bridge sao camada 2, só nao quiz entrar no aspecto de camadas do modelo OSI para nao complicar mais a duvida do caro amigo

  6. #6

    Padrão Re: poderiam me ajudar a entender uma rede com WDS?

    e ele tambem é utlizado para fazer ponto a ponto sem que outros equipamentos vejam o sinal

  7. #7

    Padrão Re: poderiam me ajudar a entender uma rede com WDS?

    Citação Postado originalmente por renantrix Ver Post
    Corretissimo wds sao bridge e bridge sao camada 2, só nao quiz entrar no aspecto de camadas do modelo OSI para nao complicar mais a duvida do caro amigo
    lamento, mas tem um grave equivoco essa explicacao... a funcao wds eh sim para expandir o ap utilizando outros outros equipos como ap para aumentar o alcance da rede wireless...

    o wds q atua sim na camada 2 compartilha entre os aps os mac das estacoes para q uma st navege via qts aps forem necessario ate vc chegar a fonte... q seja a internet compartilhada ou uma rede e etc...

    esse protocolo naum tem a finalidade bridge... pra isso em outra aba existe a configurcao para sim fazer o q chamamos de bridge transparente q seria como o colega disse... passado um cabo

    o q o wds no caso do bridge transparente nos favores eh a amarracao pelo mac para q realmente esse 'cabo' fike inviolavel...

    se eu estiver falando besteira... e isso eh mt possivel...agradeco as explicacoes.. afinal minha contestacao eh para realmente akecer o assunto e crescermos juntos

    obrigado!