+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace 43km

    Salve membros do fórum...

    É o seguinte, tenho uma situação e gostaria de compartilhar e ouvir de vocês sugestões e apontamentos.

    Preciso montar um enlace que passe no minimo 1,5mb a uma distância de 43km, segundo o administrador da granja é possível ver a luzes da cidade durante a noite, porém irei confirmar se são realemente as luzes da cidade amanha a noite.

    Fiz as projeções no rádio mobile e obtive as imagens anexadas.

    Também a elevação do terreno conforme google earth

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp1.jpg
Visualizações:	110
Tamanho: 	48,2 KB
ID:      	25824Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp2.jpg
Visualizações:	108
Tamanho: 	59,4 KB
ID:      	25825

    penso que se tiver a visada noturna posso usar as antenas de 34dbi da ubiquiti...

    Outro questionamento, é possível o enlace ser fechado em uma diagonal no ar, ex: o sinal tx passa por cima e a outra ponta envia o tx de baixo pra cima. Entendem, isso é possível?

    E agora com vocês...

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 43km

    1,5mb?
    usa uma Oiw de 33db single, ou com routerboard ou com bullet5hp ou o m5hp.

    vai ficar mais barato e de bricandeira passa uns 25mbps.
    (de quebra você usa aquelas fontes 12v/3ah com saida pra bateria e dá uma autonomia de 7 horas no equipamento.)

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 43km

    entao luizbe voce chegou a olhar as imagens, sera que fecha enlace naquelas circustancias...???

    quanto a equipamento ta tranquilo, e preco nao e a questao em si e sim fazer o negocio funcionar...

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 43km

    amigo pelos graficos ai, sua visada parece um pouco comprometida, não seria o caso de vc pensar em outra rota para esse enlace ou ate mesmo montar uma repetição no trajeto...

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 43km

    Possivelmente seu enlace nao ficara algo de primeira ,porem há uma chance de fecha-los, mesmo porque vc conectara ao fresnel, e sendo um link de 1,5 megas podera passar tranquilamente.

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 43km

    pois então , por descuido meu não observei as imagens pensei que ela visada limpa..
    eu se fosse você não arriscaria em 5,8 não..
    vai logo de cara em 900mhz mesmo!!
    e procure por antenas que tenha o maior ganho possível..

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 43km

    creio eu que essa distancia em 900mhz num vai tambem nao.

  8. #8
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 43km

    5,8 eu tambem acredito que não..
    talvez um:
    http://www.asga.com.br/Datasheets/Wi...ugu%C3%AAs.pdf

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 43km

    Num sabia que existia isso, mais so uma coisa prepara o bolso do dono da granja porque isso vai ficar caro demais , e muita coisa pra pouco link.kk

  10. #10
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Enlace 43km

    Tem como voce levantar as torres, eu não consegui visualizar a altura delas, mas vi que pela imagem que está muito comprometido o enlace, pois ali não dá visada mesmo, mas naquel morro que está encobrindo a visada, se voce conseguir por uma torre lá, ai vai ficar show de bola e passar o trafego que quiser, mas se voce tem como levantar as torres ai acredito que vai conseguir em 5,8 usando antenas de grade oiw de 27 dbi. Ainda mais que só precisa passar 1,5 mb .
    Boa sorte na empreitada.

  11. #11

    Thumbs up Re: Enlace 43km

    Interessante essa solução ai que você apresenta...

    mas como o pessoal de lá da granja me disse, a noite é possível ver as luzes da cidade, logo ainda hoje vou ate lá para verificar isso e ainda utilizar o laser verde, que só para quando chega a alguma barreira sólida.

    A altura das torres, do provedor é de 65m e da granja é de 45m.

    Posto os resultados depois pro pessoal, e mais uma vez agradeço pela ajuda de todos...

    Não ta morto que peleia!!!

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 43km

    amigo como se diz aqui na minha terra, em 5,8 vc nao fecha isso "nein na bala"... sua visada esta totalmente comprometida, como disseram acima eh provavel que nein em 900 vc fecha... agora com esse radio de 400 mhz nao sei, seria bom pedir um projeto antes...

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 43km

    Infelizmente não obtive sucesso com o enlace pois a visada ficou completamente comprometida com aquele obstaculo e não obtive outras rotas, logo o projeto foi encerrado.
    Grato pela atenção de todos...

  14. #14
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Enlace 43km

    Citação Postado originalmente por fgrioesang Ver Post
    Infelizmente não obtive sucesso com o enlace pois a visada ficou completamente comprometida com aquele obstaculo e não obtive outras rotas, logo o projeto foi encerrado.
    Grato pela atenção de todos...
    Que pena que não conseguiu, mas parabéns porque pelo menos tentou isso que é importante, as vezes as pessoas desistem antes mesmo de tentar, só porque alguém disse que não daria certo. Mas e quanto a por uma repetição no meio não tem essa possibilidade???

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 43km

    poe repetidora amigo, nao perdera nda em desempenho... nao desiste nao hehehe