+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto Lan Wireless

    Boa Tarde a Todos,
    Sou iniciante no forum e estou aqui solicitando ideias para um projeto meu.

    Resido em uma cidade com 80.000 Habitantes e tenho uma ideia de montar uma Lan Wireless.

    O que seria essa Lan Wireless. Seria uma grande rede distribuída a vários usuários que não será pedido um pagamento de mensalidade nada, somente o valor da antena e placa. Pois aqui tem varias lans houses e queria ligar todos em 1 único servidor de jogos e mais os usuários que estão em casa e futuramente implementar alguns serviços como uma intranet, como fazer pedido de uma pizza via rede através da intranet ou instalação de câmeras de vigilância em casa para você acompanhar de seu trabalho se sua babá não esta batendo em seu filho etc. Penso em algo inicial de 300 usuário. Não haverá distribuição de internet, pois não quero problemas com a Anatel.

    Questão de material: Minha cidade fica 4 horas do paraguay aonde tenho uma facilidade em pegar produtos a bons preços, pois vou 1 vez por semana para lá.
    Geralmente pego aparelhagem Wireless na Excell Inform aonde e fácil tem bom preço e garantia.

    Esse meu projeto e valido? Tem como fazer uma Lan dessa e questão de segurança e difícil?

    Grato por desperdiçar um pouco do seu tempo com esse mero sonhador.
    Estou postando uma imagem com um desenho explicando melhor

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PROJETO LAN WIRELESS.jpg
Visualizações:	259
Tamanho: 	37,2 KB
ID:      	25844

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    a meu ver qualquer tipo de ditribuição de rede externa tem que ter autorização da anatel ,memo que não envolva internet .não sei e estou errado .
    a unica coisa que pode ser feita externa e ponto a ponto da mesma empresa e ainda tem que avisar

  3. #3

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    mesmo que eu tenha que me sujeitar a falar com a anatel, seria possivel? tem algo no projeto que e inviavel? e tbm gostaria de perguntar, caso uma pessoa tenha uma rede em sua casa com sua internet roteada em seu 3 computadores, tem como ele ainda acessar essa lan sem liberar o sinal da internet dele, ficando interno e ele ter acesso com as demais maquinas na lan wireless?

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    sim sem problemas e possivel executar o seu projeto

  5. #5

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    Opa! Bom Sinal.
    Em Questão de equipamentos? alguem tem alguma sugestão? não quero tomar o tempo dos ocupados, mais se tiver uma alma caridosa para me ajudar a me indicar os equipamento ficarei grato e adicionarei em minhas orações noturna =)
    Última edição por jcarbonell; 11-08-2011 às 17:50.

  6. #6

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    O grande problema de algo assim, é trafego indesejado entre máquinas, para que algo assim de certo, e acredito que dê, vc irá precisar de velocidade e de ótimos firewall.

    Meu conselho é usar unicamente mikrotik, pois é fácil e ótimo para trabalhar com firewall.

    Use algo assim nas pontas SXT 5HnD RouterBoard.com : SXT 5HnD

    E como AP pode tentar algo assim:
    OmniTIK U-5HnD RouterBoard.com : OmniTIK U-5HnD

    São equipamentos disponíveis na Excell ou Flytec

  7. #7

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    paraguay? sem garantia e nao aceito pela ANATEL, pois esse equipamentos nao tem homologacao ja que voce quer ter licença, uma boa forma de comecar e comcar certo....boa sorte....

  8. #8

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    é bom voce olhar no site da anatel, porque até onde eu sei se nao for ponto a ponto de uma mesma empresa, tipo liga matriz as filiais se caracteriza serviço de comunicacao. Vou da uma pesquisada se achar alguma coisa posto aqui

  9. #9

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    Desde que nao aja exploração comercial da rede nao ha problemas de com anatel. Qaunto ao seu projeto eh possivel fazer sim, usaria MK pela facilidade de criar filtros e regras que nao permitam o trafego indesejado, porem eh um projeto que precisa de muito planejamento da parte de segurança, firewall etc...

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    acho interessante vc procurar a orientacao de um engelheiro especializado em scm para saber tudo certinho e nao ter dor de cabeca com a anatel e com provedores da regiao

  11. #11

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    queria implementar um projeto parecido com o do amigo que o post, sera que e necessario mesmo a autorizacao da anatel, nao e pra internet.

  12. #12

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    Obrigado pelos post, estão sendo de ótima ajuda.

    Bem quanto a idéia de procurar um engenheiro para me ajudar vou dispensar pois tenho vocês hehehe. e outra isso no começo também vai me servir de aprendizado. no começo vou ligar 2 lan e uns 20 amigos,,, aos poucos vou ampliando. não tenho interesse comercial, quem sabe quando estiver maior com serviços ai sim posso pensar em algo.. mais são planos futuros.
    Então ja vou começar a ver pelos os equipamentos que o amigo farias me indicou

  13. #13
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Projeto Lan Wireless

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    queria implementar um projeto parecido com o do amigo que o post, sera que e necessario mesmo a autorizacao da anatel, nao e pra internet.
    amigo, quando a questao e explorar este meio tem q estar bem entendido com a anatel por que para eles lacrarem tudo e um passo, mas nao custa nada opter informacoes certas nao ficar no eu acho, tenha certeza para nao ter problemas, muitos tem um entendimento conforme sua interpretacao, eu so do tipo tenha certeza para nao se meter em furada e depois ter prejuizo. Consulte a anatel, verifique o site da anatel, consulte um engelhero especializado nesta area. eo meu parecer.