+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto de Torre Auto Portante

    Amigos construi uma torre aqui de 27 metros autoportante(com base nesta de projeto que tem aqui no fórum) porém ainda nao coloquei ela de pé pois já fiquei sabendo que alguns vizinhos iriam chamar o corpo de bombeiros pra fiscaliza-la quando eu levantasse ela(não sei pq mais quererm me ferrar) porém por agora ainda nao tenho condições de pagar um engenheiro para fazer os calculos pra mim pra mim coloca-la de pé pois querem me cobrar 2mil e 500 reais, no entanto tenho um amigo que faz projeto(nao formado) e um conhecido dele é engenheiro formado e pode assinar só que este meu amigo nunca fez projeto de torre e por este motivo nao sabe oque por no projeto alguém aqui neste forum não tem um projeto pra me passar pro meu amigo pegar como base e fazer as devidas alterações??

    Qualquer ajuda, dica ou sugestao meu email e [email protected]

    Estou registrando tudo e assim que minha torre estiver de pe irei postar aqui pra galera!

    Desde ja agradeco!

  2. #2

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    caro amigo do under, fique despreocupado, o corpo de bombeiros nao tem nada que ver com torres, quem tem que fiscalizar é o crea da sua regiao, e sobre o projeto, basta a ART da torre, e isso é feito online, vc vai ter de entrar em contato com esse engenheiro amigo do seu colega e ele faz a art online e vc paga a taxa que fica em torno de uns 30 a 50 reais. e acerte um valor com o engenheiro nao precisa fazer os cauculos basta a ART.....

  3. #3
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    Cara, não me entenda mal. Mas se sou seu vizinho, chamaria até o papa para me certificar que essa torre não caia na minha cabeça.

    Citação Postado originalmente por maykcosta Ver Post
    (não sei pq mais quererm me ferrar)
    "Sendo seu vizinho" quem me garante que vc não fez a torre "nas coxas" ?????

  4. #4

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    Bom dia,

    O projeto tem de ser assinado por um engenheiro civil ou estrutural. Para não ter nenhum problema esse projeto precisa ser aprovado na secretaria de obras de sua cidade.

  5. #5

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    é isso aí mesmo Marcelo.
    O pessoal confunde ART no Crea com o projeto em si.
    Só pagar o Crea, o profissional vai estar colocando o seu na reta se um dia ocorrer um sinistro e não tiver o projeto para comprovar os cálculos. Só ART e alvará sem projeto é mesmo que estar frio.

    O ART acompanha o projeto técnico.
    Aqui na minha cidade não tem nenhuma torre autoportante com alvará da prefeitura. A Claro por ex. de vêz em quando entra em contato com a prefeitura para tentar legalizar a construção da torre, mas o pessoal da prefeitura diz que não está previsto.
    Isso dito por gente da prefeitura. Sei lá, mas achei estranho. Acho que eles também estão confusos nisso.

  6. #6

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    Aki na Minha Cidade tambem a Prefeitura não sabe como fazer... so me pedirão o ART do Crea e liberaram 2 autoportante minhas uma de 26 mts e outra de 16mts....

  7. #7

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    1929 e infoservwireless,

    Muitas prefeituras, especialmente de cidades muito pequenas, não tem um código de posturas para logradouros e construções. O que é um erro, pois evitaria muitos problemas e acidentes.

    Mas, o correto é insistir no licenciamento, pois evitará problemas legais no futuro ou a qualquer momento. Quando o órgão não fornece o alvará peça pelo menos um documento de solicitação ou de "interesse" de licenciamento que pode ser um pedido simples.

  8. #8

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    Ola Marcelo..
    Sim tenho protocolado em 3 vias na prefeitura o pedido de alvara pra torre; 1 esta comigo 1 entreguei para o departamento de engenharia da prefeitura e outra esta com o secretario de industria e comercio daki onde o departamento de engenharia e o secretario assinarão a liberação delas... mas nem ao menos vieram ver elas ou fiscalizar...

  9. #9

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    se quiser me add no msn Marcelo pra trocarmos uma ideia derepente fechar um negocio estamos ai...

  10. #10

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    infoservwireless,

    Nem sempre a fiscalização irá ver se está tudo em ordem. A responsabilidade de estar tudo bem ou não recai sobre o engenheiro que assinou o projeto. Quando um engenheiro assina uma ART a mesma passa a ter valor legal de um documento de obra, de laudo técnico, etc.

    ART é um documento importante e mais sério do que muitos imaginam.

  11. #11
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    Caso a torre caia a responsabilidade é do engenheiro?
    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    infoservwireless,

    Nem sempre a fiscalização irá ver se está tudo em ordem. A responsabilidade de estar tudo bem ou não recai sobre o engenheiro que assinou o projeto. Quando um engenheiro assina uma ART a mesma passa a ter valor legal de um documento de obra, de laudo técnico, etc.

    ART é um documento importante e mais sério do que muitos imaginam.

  12. #12

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    responsabilidade solidária, ou seja, de todos envolvidos, até do poder público se não fêz a parte dele, como acontece aqui e para o Infowireless, onde a prefeitura não exige

  13. #13
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    Discursão interessante.

    As minhas torres compro de uma empresa que já me entrega completa, com art assinada e nota fiscal.

    Meu trabalho é de montar nas normas e gabarito que eles me passam.
    Até hoje sem nenhum problema.
    Agora se mandar um serralheiro fazer, ai tem que fazer a correria, procurar um engenheiro para fazer a ART, PROJETO E ASSINAR.

  14. #14

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    boa noite,
    amigo, o corpo de bombeiros pode sim interditar a obra, nos casos de estar claramente colocando alguma coisa em risco, como alguma rachadura estrutural, ou quebra em algum ponto etc etc, ou ainda a falta de ART, projeto tecnico etc. já que vc nao é responsável legal para dizer que as medidas da torre estao corretas q que nao vai cair, logo se o corpo de bombeiros receber denuncia, ele ira ai, e podera interditar por nao ter os documentos comprovando que a torre nao cairá, é basicamente isso, explicando a grosso modo, mas somente se for denunciado, e nestes casos acima, se tu conseguir uma ART(claro que tera o projeto etc etc) só a dilma proibe vc erguer essa torre....
    digo isto com certeza por que nao mecho mais com informatica e hj sou bombeiro, aqui no municipio tem várias torres, algumas erguidas "irregularmente" mas depois regularizadas, agente só fiscaliza em caso de denuncia, ou no caso da empresa regularizar-se, já que qualquer construçao acima de uma determinada altura tem que ter projeto de SPDA (para raio) dentre outras coisas contidas no projeto da mesma.
    meu conselho pra nao ter dor de cabeça com o vizinho, (pq aqui agente sabe que as torres nao cairao já que conhecemos quem as fez, e quem fez as bases, eu e um outro daki ja montemos 2 pros provedores) fz mesmo este projeto logo....

  15. #15

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Caso a torre caia a responsabilidade é do engenheiro?
    Bom dia,

    Caso tenha havido erro no projeto a responsabilidade é do engenheiro. O projeto, o cálculo estrutural e a responsabilidade da montagem podem ser imputadas ao engenheiro.

    Construção de torres: engenheiro civil / estrutural;
    SPDA (pararraios) e projeto elétrico: engenheiro eletricista;
    Projeto de telecomunicações: engenheiro eletricista, engenheiro eletrônico, engenheiro de telecomunicações ou engenheiro de redes/comunicação.

  16. #16

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    Marcelo agora esclareceu tudo.
    Com estas atribuições podemos ver como é caro prover e manter o serviço. De modo geral o pessoal se atem só a preços de link, mas organizar e manter pode ser mais dispendioso.

    Normalmente o que se ouve dizer é que proprietários são responsabilizados solidariamente em reparar danos, ou pelo menos as companhias de seguro tentam isso.
    Daí fica uma briga particular entre o proprietário e o engenheiro para um ressarcir o outro.

    É correto isso Marcelo?

  17. #17

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    1929,

    Cabe a cada um sua parcela de responsabilidade. Vejamos:
    - Empresário: manter a empresa em dia e legalmente;
    - Engenheiro: assinar os projetos de acordo com as normas técnicas vigentes;
    - Poder público: fiscalizar e fazer cumprir as leis.

  18. #18

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    sim, cada um tem sua responsabilidade, e quem construir o projeto do engenheiro tem sim sua responsabilidade, imagina se enves de cavar 3m o buraco da base ele cave 1m e com isso o terreno arenoso venha a ceder e a torre a cair..... e o proprietário tambem, pois ele é quem agou pelo serviço, até onde entendo, existem vários casos (quase todos) que a responsabilidade é solidária....

  19. #19

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    o que o Marcelo frisou é que a responsbilidade é do profissional.
    Se por ex. vamos fazer o alicerce para uma torre. O profissional registrado é quem deverá ir no local e ver com seus próprios olhos como está sendo feito.
    Eu conheço engenheiros que não permitem que fases importantes de uma obra sigam a frente sem que eles antes façam uma inspeção.
    Já outros simplesmente entregam os projetos, assinam também a execução mas não vão mais lá. Sõ os famosos "engenheiros das obras prontas";

    Uma coisa que eu nunca havia pensado é a questão do projeto de SPDA. Um sinistro pode ser causado por uma descarga elétrica e neste caso o engenheiro da estrutura não teria responsabilidade.

    O que eu quiz salientar com 'solidariedade' é porque num primeiro momento todos os envolvidos, proprietário, engenheiro e poder público podem ser arrolados.
    Um processo é que irá determinar as culpas. E isso pode abrir a oportunidade para o proprietário exigir reparação por parte do técnico responsável.
    Mas em principio ninguém pode lavar as mãos.
    E as seguradoras irão cair em cima de quem puder pagar os danos que eles, seguradoras, ressarciram a terceiros.

  20. #20

    Padrão Re: Projeto de Torre Auto Portante

    Boa tarde,

    Há ART de obra e ART de projeto. Caso o engenheiro assine uma ART de obra simplesmente sem acompanhar a execução e sem vistoriar a obra poderá ser penalizado. Caso aconteça um desastre, como a queda de uma torre, o engenheiro será responsabilizado caso fique provado que haja erro na execução da obra ou erro de projeto.

    Caso o engenheiro simplesmente assine a ART de projeto somente será responsabilizado se houver erro no projeto, mas não poderá ser responsabilizado por erros na execução da obra. O engenheiro de execução é que será responsabilizado. Caso não haja engenheiro de execução o responsável ou proprietário da obra é que será responsabilizado por não ter contratado um profissional habilitado.

    Concluindo: Há projeto e execução de obra. São duas responsabilidades diferentes.