+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    Senhores Boa Tarde

    Ja faz algum tempo que estou procurando na net e em outros foruns algo relacionado a isso , mas até então não encontrei algo parecido...creio que este não seja então um problema e sim um desafio , não é tão complicado mas ainda não li alguém que tenha feito isso .


    O que acontece é o seguinte , estou tentando inserir o esquema de controle IPXMAC para segurança em minha topologia , eu tenho hoje:

    ....................MODEM...................
    ......................||.......................
    ......................\/.......................
    **ROUTERBOARD MIKROTIK 450G**
    || .........||..... ||....... ||
    \/.......... \/..... \/....... \/
    RB433 RB433 RB433 RB433
    ....|........|.......|.......|................

    Resumo:
    Modem Ligado a 1 RB450G (INternet)
    4 RB433 ligado no RB450g (gateway)
    Cada RB433 contém 1 cartão MiniPCI Engenius EMP 8603 (AP)
    Onde cada Cartão esta conectado a uma antena setorial HyperlINK 17 DBI 19º

    Cada Cartão esta configurado com o Access List para liberação apenas Por MAC , além de estar com a WPA2 ativado e senha

    Estou usando o Winbox para configuração de todos as RouterBoards

    ************************************************************************************

    O Que estou querendo fazer é o seguinte

    - Cada Cartão MiniPCI estará com o Access List ativado e WPA2 com Senha Ativado

    - Quero habilitar O Servidor DHCP Para cada porta do 450G , por exemplo:

    LAN1 - 192.168.1.10 ~ 192.168.1.50
    LAN2 - 192.168.2.10 ~ 192.168.2.50
    LAN3 - 192.168.3.10 ~ 192.168.3.50
    LAN4 - 192.168.4.10 ~ 192.168.4.50

    Em cima dos Ips Cadastrados quero fazer um controle de IP X Mac partindo do próprio RB450G

    * O PC do cliente com determinado MAC , só pode ter aquele IP , caso aquele IP naquele MAC seja alterado o mesmo não irá se conectar (para isto , assim que o cliente pegar um ip , vou estar colocando um IP Fixo)

    * Não pode conter 2 Macs similares Na rede

    * Não pode conter 2 Ips similares na rede

    * O Ip só será distribuido pelo DHCP para um novo equipamento , caso o mesmo esteja cadastrado no IP x MAC

    * HOTSPOT E PPPOE SAO ITENS QUE VOU USAR MAS NÃO AGORA.

    Pergunta simples e objetiva:




    Como faço isso?

  2. #2

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    Não e mais facil vc usar radios em modo wisp nos clientes . Assim o cliente nao tera acesso direto da sua rede.

  3. #3

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Não e mais facil vc usar radios em modo wisp nos clientes . Assim o cliente nao tera acesso direto da sua rede.
    Concordo, os problemas que uma máquina windows pode causar em uma rede wireless, são grandes!

  4. #4
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    É amigo, uma boa segurança é todos os clientes ter rádio, pois vc configura uma senha que somente você tenha acesso.
    Aqui eu não uso ip x mac, uso HotSpot Mikrotik, com autenticação em rádios.
    Somente autentica se o ip,mac, usuario e senha baterem, isso fica tudo em um servidor Radius.
    Claro que tenho uma segurança no rádio que é liberar o mac em access List.

    mas só de todos os clientes está com radio, já é uma segurança a mais.

  5. #5

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    Bom sobre usar o Wisp , é um caso que preciso verificar , mas talvez seja uma órima solução

    Sobre Hotspot , vou usar sim , mas não agora , acho que só no inicio do ano que vem...
    Que alias sobre hotspot , pretendo deixar um outro RB450G na topologia dedicado só ára Hotspot , é possivel?

    Mas voltando ao caso do Ip Mac ,seguindo essas regras de bloqueio que coloquei no inicio do post como consigo fazer este processo?

    Obrigado Galera

  6. #6

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    Alguma alma perdida e solidaria que sem querer caiu nessa pagina , pode me ajudar?

  7. #7
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    Amigo, primeiro você deverá criar os ips no MENU ->IP -> ADDRESS
    ether1 - 192.168.1.1/24
    ether2 - 192.168.2.1/24
    ether3 - 192.168.3.1/24
    ether4 - 192.168.4.1/24

    Vá no MENU IP -> DNS clique em SETTINGS e coloque em server 2 ip dns de sua operadora ou 8.8.8.8 e 8.8.4.4

    Feito isso vc vai no MENU IP -> DHCP SERVER
    Clique no botão DHCP SETUP, é tudo passo-a-passo, basta escolher a interface e ir clicando em avançar que o sistema já vai pegar o ip automático e vai criar também os pools(range de ip) automático.

    Ainda dentro do DHCP vá na aba Leases, lá terá os ips dos seus clientes(quando os clientes estiverem online), basta dar 2 cliques e marcar Make Static, feito isso, toda vez o server dhcp vai atribuir o ip a este cliente.

    IP X MAC

    MENU -> IP ->ARP
    Basta clicar no sinal de + digitar o Mac e Ip do cliente e a interface que ele está, porém outros IPS livres você terá que cadastrar também com mac 00:00:00:00:00:00, pois se seu cliente trocar o ip ele ainda terá acesso a internet, desta forma ele ficará amarrado.

    Agora se o mac e o ip do seus clientes estiverem na lista basta clicar 2 vezes e clicar em Make Static


    Espero que estas dicas ajudem em algo.

  8. #8

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    Meu Amigo Danusio

    Nota 10 pra você , vou fazer esse processo nesta semana , e retornarei aqui para postar como foi os testes , na teoria , deve funcionar sim.

    Mesmo assim muito obrigado pela ajuda

  9. #9

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    Quero agradecer ao Amigo Danusio pela Dica
    Em cima disso , comecei me aprofundar no que eu poderia melhorar como esquema de segurança dentro do Mikrotik
    Pelo numero de visitas que teve este post , creio que muita gente precisa desta informação , então vou dizer o que fiz...
    1º por esta usando as interfaces Wireless , tive que montar todo um esquema de segurança usando Wpa2-eap , junto com access list, no entanto isto não vem ao caso...
    Mas para um cidadão que for tentar invadir sua rede , já é um trabalho a mais....pode crer.
    2º Mudei o ip de todas as interfaces para sub redes 26 , por que?
    Desta forma em uma determinada rede ele aceitaria números de IP de 0-63
    Ficando desta forma:
    Wlan- 10.1.1.5/26
    Lan1-10.11.11.5/26
    Lan2-10.12.12.5/26
    3º Mudei todas as ARP da interfaces para reply-only , por que?
    Desta forma , ele ira responder somente requisições , endereços serão resolvidos estaticamente
    4º Crei um Dhcp para para cada interface , renomeu o pool dos dhcp’s apenas para lembrar do que se trata , voltei nas configurações do Dhcp e o pool eu mudei para estático
    Cliquei em Leases ,cadastrei o Mac , junto com um IP (IPXMac) , e habilitei a opção Use Src Mac Address , para que aquele ip seja distribuído naquele Mac , e o mac possua somente este ip (desta forma dois endenreços Mac iguais ,ou dois endereços IP iguais não trafegam na rede, diz a Lenda...)
    5ºARP
    Fui lá no ARP , coloquei um Mac do Cliente , Ip do Cliente , e escolhi a interface que ele usara , caso ele tente se logar em outra interface , ele não conseguira...
    6º Hot spot
    Também não vem ao caso...
    mas coloquei para que somente um usuário tenha somonte um endereço mac , coloquei o Mac e o ip que o cidadão deve usar para que ele ele usuário e senha funciones...
    Desta forma , mesmo que o usuario passe o usuário x senha para alguém invadir não conseguira devido ao Mac Address , e mesmo que o danado tenha conseguindo clonar o endereço mac do cliente , e o usuário passe o usuariox Mac , quem invadir vai conseguir , porém quem passou o usuário e senha fica sem acessoa internet..
    Quem é que vai querer compartilhar a internet assim?
    6º SSL e Radius
    Estou agora na busca de realizar as aplicações em Radius...
    Mas ainda não tive tanto sucesso...
    É isso ai galera...quem tiver duvidas , posta ai..
    Caso eu tenha falado alguma bosta falém também...
    Sobre o SSl e o Radius...
    Quem poder me ajudar eu agradeço...

  10. #10
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    Parabéns!!
    O uso do Radius para autenticação é uma ferramente excelente para um provedor.
    Nele você controle os ips, Usuários, Senhas e Velocidades de cada cliente
    além de ficar a contabilidade de cada usuário.
    Que por lei da Anatel o provedor deve manter a contabilidade de cada cliente por 3 anos.
    Em caso de uma eventualidade fiscalização sobre algum crime cibernético.

    E também você saberá que Data e Horas o cliente Conectou e Data e Horas o cliente Desconectou e quanto foi o tráfego dele neste período.
    Assim você também desvenda uns engraçadinhos dizendo que quase não usou a internet por que estava viajando e quer um desconto na mensalidade.

    Uso apenas um servidor para Aplicação Radius
    Sistema operacional: Fedora 8 este sistema é bem prático para implantar o Radius e outros

  11. #11

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    Obrigado amigo , pela dica......

    Realmente estou querendo e muito usar o Radius...

    Mas não sei se é possivel usa-lo sem usar um PC....

    Sabe me dizer e especificar como usa-lo em uma routerboard Mikrotik?

  12. #12

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    No mikrotik tem User-manager não sei atende sua expectativa, caso contrario seria um PC mesmo rodando um free radius; ja vi provedores usar um Servidor na Nuvem para só fazer radius.

    Acho uma solução muito boa um exemplo seria vc tem ai tecnicos com senha de acesso a RB toda vez que vc manda um embora vc tem que sair trocando senha de RB a RB, com radius vc troca apenas nele e todas RB já não aceitaram mais que aquele ex funcionario entre nas RB, servidores etc..

  13. #13
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: ESQUEMAS DE SEGURANÇA - IP X MAC

    já quiz fazer sem depender de pc e nem hospedar em site na internet, então a única forma de funcionar foi usar um pc com sistema linux e server free-radius instalado e mikrotik autenticando nele.