+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    Olá, Boa Tarde a todos.
    Sempre acompanhei esse forum, porém só agora me registrei.

    Aqui em minha cidade (Interior de SP) não existia internet banda larga, ficamos uns 5 anos só com via rádio com link de 64 mbps e depois chegou outra que ficava +/- em 128kbps. Agora até que em fim chegou speedy, estamos no monopolio da telefonica. Assinei Speedy 4MB (Por 149,00 mensais speedy negocios) Comprei um kit de provedor simples, só pra dividir minha net com alguns amigos que não tem linha telefonica. Sou técnico em TI, porem com iniciação em Linux e provedores Wireless.
    O kit que comprei veio com:
    1 - PCBA de 1000mw de potencia via hardware. (Agora tô com a firmware ApRouter 9.4)
    1 - Antena Omni 25dbi real

    já montei o kit, configurei e coloquei a caixa hermetica com a antena e o pcba com um cabo pig-tail de 30cm a uma altura de 13m. Só que estou em dúvida em qual canal e potência usar. Estou anexando imagens de como está minha configuração atual e quais canais estão sendo usados pelas outras rede aqui.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	27,4 KB
ID:      	26393Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.JPG
Visualizações:	319
Tamanho: 	39,1 KB
ID:      	26394Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.JPG
Visualizações:	296
Tamanho: 	43,7 KB
ID:      	26395

    Essas configurações estão corretas, digo em termos de potencia e canal escolhido? A potencia está muito alta (1000mw)?

  2. #2

    Padrão Re: QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    Cara quanto a antena troque essa de 25 dbi por uma de no maximo 12 dbi e o radio nunca use mais que 100 mv de potencia.

  3. #3

    Padrão Re: QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Cara quanto a antena troque essa de 25 dbi por uma de no maximo 12 dbi e o radio nunca use mais que 100 mv de potencia.
    Mais porque, sendo que uma antena de 25dbi deveria ter qualidade superior á uma de 12. E por que não utilizar toda potencia que o rádio me oferece. Quero ter a melhor qualidade e melhor distancia de sinal.

  4. #4

    Padrão Re: QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    Dica de gratis se eu fosse vc dava uma lida geral no forum , pois tais começando errado muito errado se socar 1000w vai dar pra fazer pipoca perto da antena ainda mais que esta omni ed 25bi é um lixo ambulante,tenho uma repetidora com uma de 12dbi com 63mw e o sinal chega ate onde medi a 5 KM , nao seje leigo ja que vc trabalha com TI , estude antes de fazer Merd;..... ai em sua região e queimar o filme da net a radio.

    esse pcba deve ser da krazer , entao sete ele com 25% da potencia dele , ou aprouter 63mw . Pegue um martelo e da uma bem no meio da antena de 25Dbi , comprei outro caso nao queira fazer isso , boa sorte


    No cliente depende da distancia e equipamento NAO USE MAIS QUE 100MW pela amor de deus



    Abraços e boa sorte , estuda menino

  5. #5

    Padrão Re: QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    joga fora tua antena omini rapaz. compra um hyperlink de 12 no máximo, seta o radio com 63 mw.
    a omini é uma antena que modula para os 360º, se tu soca potencia nela ela vai enviar o sinal longe a 360º e tambem captar toda a poluição que tem nos 360º, se falar que antenas com mais de 12 dbi quase todas são um lixo, então tu aumenta a potencia e fica enviando um monte de ruido pros teus clientes e pra todos os outros provedores que estão ai por perto( e longe também).
    eu tenho pavor de omini, por mim eu quebrava todas que eu via. os kra socam omini e atolam potencia e se acham os provedores. puta merda

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    velho omni com ap router ..............deus tenha pena de voce ....
    por favor devolva este ap router compre uma rb 433ah de preferencia e um cartão r52h gaste mas um pouco e compre um
    e compre uma setorial de 14 dbi mesmo voce ja vai estar bem melhor ,,,

    omni não e de deus

  7. #7
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    Puxa 25dbi, só vi destas antenas fabricada em fundo de quintal, nunca vi um empresa vender uma antena desta homologada.
    Mas caso queira ter qualidade, compre painel setorial na polarização horizontal da oiw ou da betel e use bullets 2hp em cada, com potência no máximo 100mw.

    Muita potência, vc mesmo faz interferência em si, quanto mais se aumenta a potência, mais aumenta o ruído, ai seus clientes vai só reclamar da sua net, e fama da internet via rádio só vai aumentando.

    Você está de parabéns por não ir pendurando estes equipamentos de cara, basta solicitar ajuda aqui, que terá todo apóio necessário.

  8. #8

    Padrão Re: QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    Cara primeiro troque esse radio por uma rb 433ah, e essa antena pra uma de 12 no maximo 14 dbi. de uma estudada em sombra quando a antena tem uma potencia muito grande

  9. #9

    Padrão Re: QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    ola camarada. se eu fosse vc nunca jamais usaria uma antena omni acima de 12 dbi, se os seus colegas mora perto de vc e vc quer mandar um sinal bom para eles ate 800 metros sem barreiras, com material barato, usa uma omni mesmos de 12 dbi e o seu radio mesmo ap router setado em no maximo 150 mw. e o cabo ping tail que liga o radio na antena com ums 40 cm.

    vc atenderá todos ao redor nesta distancia citada 800 metros mais eu não garanto com este equipamento q vc tem. mais tem que ser antena de 12 dbi.

    outra coisa use antenas de marca e homologada, nada de antena de fundo de quintal.
    Última edição por r0n3n1x; 16-08-2011 às 09:53.

  10. #10

  11. #11
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    Amigo, vou lhe aconselhar da aquário, pois é uma empresa séria e seus produtos tem procedência, já usei as antenas da aquário e só tenho a elogiar.

  12. #12

    Padrão Re: QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    Cara uma dica pra vc...

    2 Rb 433ah
    4 cartão - 2 para cada Rb
    4 painéis setoriais 90º dai vc escolhe horizontal ou vertical.

    num é tão cara assim... caso vc esteja sem grana tem um monte de gente que vende equipamento que phacilita de todo geito...!


    Phalow... espero te ajudado!

  13. #13

    Padrão Re: QUAL POTENCIA USAR NO MEU RÁDIO

    acho engraçado que a pessoa vem aqui pedindo um conselho sobre qual potencia setar e sai bombardeado de criticas sobre seus equipamentos... se o cara comprou um aprouter e uma antena dessas pra dividir net com os amigos, eh logico que o cara na tem grana e nao ta disposto a investir em paineis, rb e cartoes... o objetivo dele eh simples, dividir net com os amigos, com ctz para essa finalidade esses equipamentos dele funcionam traq, nao sao os mais profissionais ou melhores opçoes mas funcionam... faça o seguinte amigo, canais recomendo vc fazer um scan e ver quais desses tres canais (1,6,11)chega com menos força ate sua base, escolha e sete ele no seu radio, potencia eh como disseram acima NUNCA mais doq 100mw, nao tem necessidade disso recomendo 63mw , use modo B somente e nao b/g ok...