+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Boa tarde caros colegas, venho pedir ajuda aos colegas pois tenho um problema nada em comum, possuo um nobreak de 1500 VA da APC onde uso 2 baterias automotiva de 80 Amp/hora para aumentar o tempo de funcionamento do nobreak em caso de falta de energia da concessionária. Até aqui tudo bem, o nobreak funciona no minimo uma hora mesmo com falta de energia mantendo todos os meus servidores ligados + modem óptico etc...
    Acontece que as vezes a falta de energia é superior a este periodo e ai ... eu comprei um gerador a gasolina de 3 KVA , mas, quando nobreak vai funcionar com a energia do gerador o nobreak fica entrando em modo de bateria de 2 em 2 segundos parecendo que a energia que vém do gerador não é suficiente, mas já verifiquei a tensão e está normal 127 volts, já verifiquei a frequencia e está em 60 Hz, a corrente que o gerador é capaz de fornecer é o dobro da que o nobreak e os equipamentos ligados á ele precisa. Ai fiquei com o pé na cabeça !!!
    Porem, lendo bastante, encontrei o site da WEG e muitas explicações sobre geradores e sua funções , capacidades e problemas.
    O modelo de gerador que comprei ele usa escovas no seu rotor e quando em funcionamento as escovas em atrito com o anel de cobre do eixo gera um certo mal contato e consequentemente um faiscamento. Este mal contato e faiscamento tem o mome de RF e esta interferência é percebida pelo nobreak e impede seu funcionamento normal.
    Ai venho perguntar aos colegas se alguem sabe sobre algum equipamento para filtrar ou eliminar esta radio interferência gerada pelo gerador. Aterramento não resolve o problema, já tenho e muito bem feito por sinal e não foi a solução.
    Desde já agradeço e aguardo os conselhos dos colegas. Obrigado
    Última edição por Prime; 19-08-2011 às 15:35.

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Posso estar viajando, mas se você colocasse um estabilizador aceitando a energia que vem do gerador será que não rezolveria seu problema, pois assim a energia estaria estabilizada?

    Repito, posso estar viajando.

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    hum nobreak senoidal ai ira bem hem

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    hum filtro seria legal mesmo mais agora como ???
    capacitor em corrente alternada ???
    converter esta corrente alternada em continua filtrar com capacitor e depois um CI para voltar a alternada porem filtrada ????

  5. #5

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    cara seu gerador tem AVR?

  6. #6

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Obrigado a todos, respondendo, sim ele tem AVR = regulador automático de voltagem e um nobreak senoidal não é o caso, pois o problema não está na saida de corrente do nobreak e sim na entrada dele !!! A energia que sai do gerador não é pura o suficiente para entrar no nobreak, entenderam ???
    Aguardo por mais ajuda. Obrigado

  7. #7

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Por mais estranho que pareca seu gerador pode não estar gerando uma senoidal. Quantas fazes tem na saída de seu gerador? Já verificou se a tensão não ultrapassa o limite de entrada nobreak (isso também aciona a bateria) Tente vê-lo num osciloscópio.

  8. #8

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    So acompanhando INUSITADO ..

  9. #9

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Já tentou utilizar um autotrafo?
    Todo gerador com escovas não gera somente ruídos, mas picos indesejáveis para os nobreaks, além da ausência do aterramento, o que seria suprido pelo autotrafo.
    Mas, o que te aconselharia mesmo seria a comprar outro nobreak e dividir a carga, com certeza teria a autonomia triplicada facilmente, pois, pelo que informa, seu nobreak está no limite da carga e deve estar gerando muito calor (que significa perda)

  10. #10

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Bom dia a todos obrigado pela participação e comentario dos colegas, mas, o nobreak em questão ele está funcionando com 45% de sua potencia maxima ! Ele ainda orienta que pode ser conectado mais equipamentos á ele ! Por este motivo não vejo necessidade de outro nobreak ! Mesmo que eu fragmente todos o meus equipamentos em varios nobreaks eu terei um tempo limitado de funcionamento. Em contra partida, com o auxilio de um gerador é só por combustivel e deixar rolar !!! Será que não tem um Eng. Elétrico que possa me dar uma acessoria neste assunto ??
    Obrigado.

  11. #11

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Esperimenta um Nobreak Bi-Volts. (entrada)

    procure saber se o seu nobreak nao esta entrando em modo de proteçao ex: seu gerador deve está dando uns pico de energia acima dos 127v quando isso acontece o nobreak se auto desliga.
    se tiver como, baixe a tensão para 115v. Flw!!!!
    Última edição por Maydeck; 20-08-2011 às 12:10.

  12. #12

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Olá Maydek, no gerenciamento do nobreak, eu configurei ele para trabalhar entre 103 volts á 132 volts. Portanto, qualquer que seja a tensão dentro desta faixa ele aceita, e o gerador não está oscilando tensão fora desta margem !!

  13. #13

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Fiz para o cliente um relé duplo que alimentava ou do nobreak ou do gerador. Era automático quando desligava o nobreak entrava a energia vinda do gerador, não desligava os equipamentos nessa troca.

    Na minha visão não é o ideal mas eu não tinha tempo de trabalhar no defeito e muito menos ele de esperar, precisava urgência.

  14. #14

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Amigo, passa a marca e o modelo do seu gerador e do seu nobreak, vai ficar mais facil te dar um suporte com esses dados.

    Att.
    Claudio
    msn: [email protected]

  15. #15

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Lembrando que o nobreak de 1500va da APC só aguenta 750va na realidade (fator de potência de 0,5). Se com 2 baterias de 80 ele funciona por cerca de uma hora, posso te garantir que ele não está em 45%, mas, sim em 90% da carga.
    O que você necessita não é um filtro de linha, nem um estabilizador.
    Na verdade seria um condicionador de energia, para retirar RFI e EFI.
    Exemplos
    SAVAGE CDR1500 EX FILTRO DE LINHA SAVAGE CDR1500 EX HOME THEATER SAVAGE CONDICIONADOR SAVAGE CDR1500 EX

    CW Eletro | Blog

    Atera Inform

    Condicionador De Energia Filtro De Linha Home Panamax 4300 - R$ 659,90 en MercadoLibre

    HT10000S - Condicionador de Energia SMS Home Theather Protector µHT 10000S - SMS - DVD Now

    Aqui na videosonic tem a partir de R$ 289,00
    Videosonic - Condicionador de Energia, Nobreak, Filtro de linha profissional Estabilizador, Savage, Upsai, SMS

  16. #16

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    cara certa vez comprei um gerador de 450w aqueles 2tempos dai não rolo me falaram que tinha q ter o tal do AVR que so no modelo 2800va da motomil tinha MG3000, comprei e nunca tive problemas mais, hoje uso ele e um EMERSON 2000VA

  17. #17

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Estou tendo problemas com a rede elétrica do prédio onde tenho os meus servidores, tenho aterramento e disjuntores DR, etc. Mas, por três vezes tive problemas, da seguinte forma, quando a energia cai, por exemplo, e quando volta. Já tive algumas Rbs e CPES queimadas ou passaram a ficar com mal funcionamento após esses surtos na rede. Será que seria o caso de eu utilizar um condicionador de tensão? Tem uns vídeos no youtube bem interessantes sobre esse produto. Acho que ele (condicionador de energia) + aterramento + Disjuntores DR resolveria esse meu problema, alguém aqui do under utilizando esse produto? @rubem sei que o Sr. entende muito dessa área também, se puder ajudar, ficaria muito grato.

  18. #18

    Padrão Re: RUIDO NA ENERGIA ELÉTRICA. AJUDA.

    Esse aterramento, tem o que ligado nele? O terceiro pino de no-break, do DR, das fontes, a malha do cabo blindado ou a carcaça dos rádios, enfim, tudo?

    O DR de fato ainda permite picos de alta tensão, um estabilizador (Que usa relés que levam eternidades tipo 10ms pra fechar) e um no-break AC comum também permitirão a passagem de picos rápidos, quem limitaria isso é um filtro LC, que é um filtro de linha.

    Não dá pra contar com o filtro de linha incluso em estabilizadores e no-break por a maioria deles NÃO tem um mísero filtro na entrada! Você paga R$ 400 por um no-break de 600VA esperando qualidade, e vê nele um sisteminha da idade da pedra com relês selecionando tensão de saída (Igual estabilizadores neandertais de R$ 45), e sem um filtro de linha.

    Se todas as fontes chaveadas são 100-240V, acho mais fácil passar pra DC, e fazer um filtro de linha LC operando em DC, com um belo capacitor.
    Se tem fonte com chave 115/220V, em 115V ela opera com um dobrador de tensão então precisa AC na entrada, teria que se contentar com um filtro de linha AC bem menos eficiente.

    Ou tem nobreak DC? Se tiver, aí é mais fácil, um filtro de linha DC pra 24V é bem mais simples, algo tipo isso:
    http://multicopter.com.br/produto/27...erencias-Drone
    Um diodo conforme a corrente consumida, uma bobina, e um belo capacitor de ESR baixa.

    Se tem um nobreak AC comum, e usa todas as fontes originais (Ou similares), e já tem o equipamento aterrado (Geralmente o aterramento vai da fonte pro equipamento pela malha do cabo, mas pode levar um fio rígido qualquer até o alto da torre pra aterrar os equiptos nele), pode ter cabo longo sendo induzido por descarga eletromagnética próxima, um raio visível ou um quase desapercebido de dia que faz a tensão variar, se for isso um cabo blindado com a malha aterrada ajuda muito.

    Se não tem fonte sendo danificada, tem que ver se os rádios estão aterrados mesmo, pode usar mil proteções na entrada AC mas se não tiver rádio aterrado as descargas atmosféricas por perto ainda vão danificar rádios.

    Por exemplo, quando se usa módulo isolador, ou transformador isolador (Tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...raios-300w-_JM ), e o cabeamento é exposto sem malha, e os rádios não tem aterramento, queima rádio igual. Alias, até em sistema solar, sem NENHUM contato com rede elétrica, se tiver cabo de rede longo e exposto tem queima de lan (Ou lan que fica meio doida, com ping tipo 3ms em cabo de 1m e chipset esquentando e com throughput ruim). O condicionador de tensão pode ser inútil, uns picos rápidos a maioria deles deixa passar em certo nível (Maldita mania de usar relés de 1830 em pleno 2016!), teria que ver que tipo de variação na tensão tem, uma lampada incandescente (Só pode comprar até 5ª feira...) ou um ventilador mostra uma variação lenta na tensão, esse tipo de variação os condicionador baratos resolvem.

    Quem isola completamente entrada e saída é no-break online ou de dupla conversão, se entra 100 ou 150V variando de forma rápida ou lenta tanto faz, eles terão saída fixa em 115V, são bem caro mas é o único equipamento onde a tensão de entrada não faz efeito na saída. Condicionador de tensão bom é assim também, mas hoje o que é vendido por esse nome por menos de R$ 500 é tudo um estabilizador comum com rele antiquado e lerdo, os bons passam de R$ 1 mil, preço de um no-break dupla-conversão usado provavelmente.

    Enfim, tem que detalhar que fontes tem, se rádios e cabos estão aterrados, se as variações na tensão são lentas ou rápidas (Se são em dias de chuva ou se ocorrem porque tem industria por perto), a princípio não tem uma mesma solução pra todos, cada problema de origem diferente pede solução diferente.