+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar Provedor link dedicado 2MB

    Sou iniciante, queria ajuda do pessoal, fui meio precipitado, meio louco na verdade
    contratei um link dedicado de fibra ótica 2MB down 2MB up - ta dando (250KB/s down e 250KB/s up).

    to a 3 meses com esse link, só com 2 clientes, e já to no prejuizo, tou com uma antena de 15 metros, com antena Omnidirecional de 12dbi aquarios 2.4GHz - tou com um radio aprouter com firmware aprouter q vai até 400mW - transmitindo e fazendo controle banda - os clientes que tenho são a 100 metros ai deixei ele em 63mW.

    no cliente perto coloquei coloquei caixinha com o ap com firmware aprouter q vai até 400mW, com antena setorial redonda da aquarios 2.4GHz

    configurei cada cliente com 300kbps down e 200kbps up (30KB/s e 20KB/s)

    queria colocar no minimo uns 20 clientes, mas acho que a internet vai ficar lenta pois 20 * 30KB/s da 600KB/s e so tenho 250KB/s

    preciso de ideias o que fazer pra fornecer internet com qualidade

    com o equipamento que tenho dá pra ir usando até conseguir trocar equipamento melhores ?

    tou com mais 4 antenas de 20dbi + cx com ap igual o mencionado, para colocar em clientes.

    tem um cliente que tou tentando instalar, fica uns 800 metros, só que o sinal não tá chegando direito, vai e volta. Mas tem uma arvore no meio do caminho.

    Dispejei informaçao aki, mas realmente tou meio desesperado.
    Tou precisando dar um rumo, pois to no vermelho.

    ficarei muito grato se alguém puder ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Montar Provedor link dedicado 2MB

    Gatonet com link?

    Use setoriais e mikrotik na torre, e grades de angulo pequeno nos clientes. Um link desse não satura com 20 assinantes de 300K, não se preocupe. O maximo que precisaria é burst no futuro dependendo do perfil dos usuarios, se tiver muito p2p ou youtube das 19 as 21h pode ter um pouco de lerdeza, mas em geral esse link dá pra 15 a 20 SIMULTANEOS, que signfica uns 30 a 40 assinantes dependendo do perfil.

    Com omni é difícil ter qualidade, com as antenas de 60º nos clientes pior, é desperdício um link desse com omni e antenas tão abertas. Até dá pra usar radios RTL8186 com setoriais, mas precisa procurar as versões com processamento melhor, esses modelos que se identificam como "400mW via software" geralmente são bem defasados, procure as novas gerações de 200 ou 1000mW, com etapa de RF boa, e use o que a homologação deles permite, ou seja, algo como 63mW em modo B.
    (Mas... esses radios são geralmente projetados pra clientes, só a Krazer posiciona alguns modelos como pra provedor, com setoriais são usaveis mas com omni isso é terrível)

    Ah, mesmo com cliente a 100m capriche na visada e na zona de fresnel, é desperdício de link e de hardware jogar pacotes fora por conta de falta de zona de fresnel ou visada.

    Ah², essas panelinhas de 60º e 12dB, da Aquario ou outros fabricantes, pode usar como setoriais na torre, pra isso elas servem. Já pra cliente tem que ter angulo beeeem pequeno, os 7º das grades e discos as vezes é até demais.

  3. #3
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Montar Provedor link dedicado 2MB

    amigo aqui sempre que vamos nos clientes para ver se da instalação, a primeira coisa que olhamos é se tem arvores ou predio, ai nem instalamos porque a instalação com arvore na hora funciona depois com o vento o sinal fica caindo.

    quanto a equipamento se iniciar com equipamento bom desde o inicio, sempre vai ficar bom, mais caso inicia pegando AP de baixo custo mais tarde vai ter que colocar a mão no bolso sem dó, para trocar tudo de uma vez só ai dó.

    então vai a minha dica colocar um RB 433 Ah na torre, mesmo com a OMNI, nos cliente usa pcba com antelas de 20 com cabo de 1 metro descendo no cliente, só ai vai ficar 100% otimos e não muito caro.

  4. #4

    Padrão Re: Montar Provedor link dedicado 2MB

    rapaz primeiro 800metros cliente é pra estar com um otimo sinal olha se a visada na está comprometida. A QUESTAO LINK NUNCA TODOS FICAM CONECTADOS AO MESMO TEMPO, EX EU TINHA UM LINK DE 10MEGAS VENDI 25MEGAS E OS 10 MEGAS DAVAM. COLOQUE UM SERVIDOR DE CACHE QUE VOCE AINDA ECONOMIZA UNS 10 A 30% do seu link. FAZ UMA PROMOCAO TIPO DE 15R$ INTERNET SÓ DAS 18H AS 7H DA MANHA TEM GENTE MATANDO A PAU COM ISSO. E BAIXE OS PREÇOS POR UNS 2 A 4 MESES PRA COLOCAR CLIENTE NA REDE.

  5. #5

    Padrão Re: Montar Provedor link dedicado 2MB

    Olá, amigo Rubem... uma outra alternativa, que é a que eu uso aqui no meu provedor, é trocar esse ap router e colocar um bullet2 (não precisa ser o hp) que possui potência de 100mW e vc pode conectar direto na omni (sem esquecer de isolar com fita de auto-fusão da 3M)...

    Como o bullet não possui controle de banda, vc pode colocar uma rb 750 para fazer o controle de banda e clientes, ou ainda, usar um computador de médio porte só para esta função... aqui eu uso um pentium 3 com 256 de memória e hd de 500mb rodando mk 3.30 e duas placas de rede uma 3Com e outra intel...

    Outra dica, que tb uso em alguns clientes, ao invés de usar kit cliente use a CPE OIW-2415CPE... ela é ótima e faz o mesmo papel de uma antena de grade + rádio + cx hermética... é uma solução alternativa, prática e econômica... dá uma olhada no link:

    .:: OIW Telecom Solutions ::. L

    Com relação a planos para clientes, gostei muito da sugestão do amigo Thiagodbv sobre promoção de valor diferenciado em determinado horário... enfim, precisando, estamos aí...


    Abraço e sucesso a todos.
    Última edição por Poemander; 22-08-2011 às 19:22.

  6. #6

    Padrão Re: Montar Provedor link dedicado 2MB

    Boa tarde galera, gostaria de saber com um link de 2MB dedicado, consigo atender quantos clientes simultâneos, usando RB800 e 3 painéis setoriais.

  7. #7

    Padrão Re: Montar Provedor link dedicado 2MB

    Boa tarde galera, gostaria de saber com um link de 2MB dedicado, consigo atender quantos clientes simultâneos, usando RB800 e 3 painéis setoriais de 120°