+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question MONTANDO PROVEDOR DE INTERNET.

    Boa noite pessoal!
    Estou pensando em montar um provedor de internet em uma cidade pequena mas que ainda não tem. Ja tenho conhecimento de algumas coisas mas sei que ainda falta muito pra eu aprender.
    Resumindo, quero montar um provedor de internet legalizado, sei de algumas taxas e impostos (SCM - ANATEL, ICMS, ISS ...) mas gostaria de ajuda mesmo quanto a parte física da coisa, equipamentos que terei que comprar, como poderei ter um link dedicado, caso já tenha o link como devo montar o provedor para cobrir uma área com um raio de 1km inicialmente.
    Desde já, agradeço a quem poder contribuir!!!

  2. #2

    Padrão Re: MONTANDO PROVEDOR DE INTERNET.

    Por partes:
    Uma é a SCM, outra é o engenheiro para assinar SCM, torres, etc.
    Outra é o cálculo da tua torre.
    Quantos clientes quer atingir e com quais planos.
    Grana para investimento.

    Eu estou começando também e sugiro fazer assim.
    Na torre
    1 Switch 8 portas
    4 RocketM2
    4 Antenas AirMax 90º 16dbi

    Nos clientes NSLocoM2 (por causa do Airmax e do mimo)

    No provedor um servidor de cache, autenticaçao, firewall, pode ser em uma única máquina.

  3. #3

    Padrão Re: MONTANDO PROVEDOR DE INTERNET.

    cara se é só 1km usa uma Rb433 com cartao r52h. isso se for 2.4ghz se for 5.8 a omnidirecional nao é bom, teria que ser painel, ai voce compra 3 paineis da ubnt, com 2 rb 433 e 4 cartoes xr5 ou ou cartao dual. E kit cliente nano. Com essas paineis voce atende até 10km(dependendo do kit cliente). Qual a sua cidade? O ideal é nao tirar de inicio a SCm e sim fazer uma parceria com um provedor que tenha SCM que sai mais barato para o inicio

  4. #4

    Padrão Re: MONTANDO PROVEDOR DE INTERNET.

    Se não tem provedor na cidade, não vejo motivo para não usar uma boa antena omni já que os clientes estão até 1km. Use uma routerboard RB433 com cartão R52H e uma antena omni de qualidade, tipo Hyperlink. Fica bem mais em conta e funciona muito bem já que vc não tem interferência de outros provedores.

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: MONTANDO PROVEDOR DE INTERNET.

    Citação Postado originalmente por JooLde Ver Post
    Boa noite pessoal!
    Estou pensando em montar um provedor de internet em uma cidade pequena mas que ainda não tem. Ja tenho conhecimento de algumas coisas mas sei que ainda falta muito pra eu aprender.
    Resumindo, quero montar um provedor de internet legalizado, sei de algumas taxas e impostos (SCM - ANATEL, ICMS, ISS ...) mas gostaria de ajuda mesmo quanto a parte física da coisa, equipamentos que terei que comprar, como poderei ter um link dedicado, caso já tenha o link como devo montar o provedor para cobrir uma área com um raio de 1km inicialmente.
    Desde já, agradeço a quem poder contribuir!!!


    amigo ja coloque algo que fique pelo menos mais tempo, nao pense pequeno, aki no forum tem muitos topicos falando a mesma coisa, so dar uma pesquisada, sobre burocracia e sobre material, ou contrate um bom projetista pra entregar um projeto ja pronto pra vc

    se precisar de umas dicas meu msn [email protected]

    abraços

  6. #6

    Padrão Re: MONTANDO PROVEDOR DE INTERNET.

    Obrigado pela dicas!
    vc jah tem o projeto montado?
    quais os modelos e fornecedores do teu material?
    jah tem contrato de link dedicado com algum fornecedor?
    VLW!!!

  7. #7

    Padrão Re: MONTANDO PROVEDOR DE INTERNET.

    como falei no post, seria para 1 km "inicialmente".
    mas naun vou montar uma estrutura para uma área grande e correr um risco maior ainda. penso que o crescimento do provedor devera ocorrer mas de forma estruturada e com qualidade.
    nesse momento estou precisando de dicas para montagem, quais equipamentos comprar, quais os melhores fornecedores, como ter um link dedicado a um preço viável... quanto à SCM, a lei deve tah mudando e a taxa paga à ANATEL devera beneficiar os pequenos provedores.
    sei que o ideal seria contratar um engenheiro para cuidar do caso, mas os custos ficam mais altos. por isso pretendo desenrolar isso com a ajuda da galera que entende bem do assunto por aki p em seguida entrar numa fase experimental do projeto. caso seja viável ai terei que buscar assessoria de um engenheiro para formalizar junto à ANATEL.

    Desde jah, agradeço a todos pela ajuda!

  8. #8

    Thumbs up Re: MONTANDO PROVEDOR DE INTERNET.

    estou nessa vibe ae... Terminando cursos, tenho crea, tenho eng, parceiro com scm, medições para torres e frequencias, enfim... ta caminhando e quando terminar o plano de negócio e conseguir mapear quase tudo, vou colocar tudo no ar e ver no que dá !!!!! em breve... se Deus quiser !