+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cartão xr2...

    Fala Pessoal, Seguinte comprei dois cartões xr2, coloquei para teste um cartão na rb433ah v4.11, uma fonte da ubiquiti poe 24v 1ap, e uma antena Hyperlink 17dbi 90º, Me deparei com sinal bom -65 mas com taixas muito baixas tx/rx rate, ccq em 25% rede lenta.. ja troquei a fonte para 19v 3,4ap, ja baixei a potencia.. mas continua mesma coisa, penso que os cartões estão com defeito..
    Alguem já passou por isso?

  2. #2

    Padrão Re: Cartão xr2...

    cara esse cartao é um lixo, quando tem muitas redes. pelo menos aqui foi assim, o unico q ficou legal foi o r52hn sinal otimo e rx e tx normal. r52h fica mt bom tbm mais parece q qundo tem mtas redes o sinal fica baixo.

  3. #3

    Padrão Re: Cartão xr2...

    Então ele achou 119 redes no scan.. =/ mas mesmo em ambiente indoor ficou sux.. to de olho no r52hn, ele funciona tambem com antenas com uma polarização ? Bom é o conector mmcx..

  4. #4

    Padrão Re: Cartão xr2...

    amigo primeiro vc faz teste de ack, e faz uma analise em seus clientes pra vê se tem algum dele obrigando o cartão a trabalhar com ccq baixo... faz uma analise geral antes de condenar o rádio até porq esse rádio é um pouco salgado no preço num é a toa não viu...

  5. #5

    Padrão Re: Cartão xr2...

    concordo com o companheiro josailton, no mercado atualmente é o melhor cartao que existe, e o melhor é que ainda é dual, uso ele muito e pra enlace uso o xr5 nenhum outro se compara. Da uma olhada em pig tail polarizacao, posicao da antena. Qualquer coisa leva na garantia, eu uso nas torres e nunca tive problema

  6. #6

    Padrão Re: Cartão xr2...

    Bom dia,

    Em primeiro lugar uma fonte com corrente de 1A, mesmo com tensão de 24V, é totalmente inadequada para uma RB433AH com cartões XR2. Fontes adequadas estão na faixa de 18 a 24V com corrente de 3 a 5A.

    Podem ter outros problemas em sua rede: cabos de rádio-frequência longos, conectores mal soldados, configurações, etc., pois esse XR2 é um bom cartão.

    É recomendável desfazer tudo e refazer para que seja possível detectar algum possível problema. Mas, substitua a fonte.

  7. #7

    Padrão Re: Cartão xr2...

    Sim, pode usar o r52hn com uma antena apenas. Pra ter uma ideia, ja vi 60 clientes nesse cartao.
    Sei que o xr2 é um excelente, mas em ambiente com muitas redes fica mt ruim. Sem contar que nao é homologado. Comprei dois esses dias, paguei 600 reais e troquei por senao, melhor um pouco e agora irei trocar por o r52hn. Quem precisar de xr2, vendo baratinho um ainda ta lagrado.
    Última edição por cdcm; 23-08-2011 às 09:22.

  8. #8

    Padrão Re: Cartão xr2...

    nao adianta. aqui usei apenas 1 cartao com fonte 18v 3,5amp com cabo lrm de 1metro nao tem pra onde correr. se tiver mts redes ja era hora vai funcionar hora nao.

  9. #9

    Padrão Re: Cartão xr2...

    sera que a alta sensibilidade desse cartao acaba eh atrapalhando ao inves de ajudar, tenho quatro deles na minha torre e nao consigo achar meu prob de ping alto, tudo indica ser banda, quando o danado chega em 1mb ferra tudo, porem as vezes isso acontece no meio do dia quando nao se tem tanto trafego assim... quand faço um scan aparece rede da cidade inteira...

  10. #10

    Padrão Re: Cartão xr2...

    Temos uma torre num ninho de interferência usando 3 XR2 tivemos sucesso removendo os painéis de 120° H, e instalando grades de 20Dbi da Aquário na horizontal, com isso conseguimos resolver o problema da baixa taxa de trafego que não passava de 5.5Mbps agora todos clientes estão 11/11 com ack e ccq ótimos, porém perdemos area de cobertura pois não conseguimos mais do que 40° por cada antena de grade... Apesar de não ficar estetico e pratico na torre foi um teste que fizemos e esta operando dessa forma a 1 ano com RB333 e fonte de notebook 19V 3.5A.

  11. #11

    Padrão Re: Cartão xr2...

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Temos uma torre num ninho de interferência usando 3 XR2 tivemos sucesso removendo os painéis de 120° H, e instalando grades de 20Dbi da Aquário na horizontal, com isso conseguimos resolver o problema da baixa taxa de trafego que não passava de 5.5Mbps agora todos clientes estão 11/11 com ack e ccq ótimos, porém perdemos area de cobertura pois não conseguimos mais do que 40° por cada antena de grade... Apesar de não ficar estetico e pratico na torre foi um teste que fizemos e esta operando dessa forma a 1 ano com RB333 e fonte de notebook 19V 3.5A.
    tbm ja fiz isto uma vez. com um senao 8602. ficou mt bom o pro é q de costa ela manda mt sinal .
    Última edição por cdcm; 23-08-2011 às 10:21.

  12. #12

    Padrão Re: Cartão xr2...

    É o problema foi esse, perdemos dois bairros mas resolvemos outros 4 que estavam oscilando.

  13. #13

    Padrão Re: Cartão xr2...

    amigo vc colocou o terra na torre? ou no aterramento? tive muitos problemas inclusive perda de sinal por minha torre nao ter para-raio, instalei o para-raio ficou showw, detalhe quanto consome os cartoes rh52 e o xr2? uso router433 com 2 rh52 e um xr2, com fonte de 12v 1a, to achando q pode ser ela q nao ta guentando muito e perdendo alguns pacotes, abracao

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cartão xr2...

    po se o XR2 não é bom cartão o que vai ser então toda minha rede 2.4 é com XR2
    como o amigo falou ele consome muita potencia tem que ser uma fonte de 3A pra cada cartão
    outra coisa se ele encontrou 109 redes wireless poluição de RF na certa pode trocar todo que é cartão a interferencia é a mesma
    escolhe um canal que tenha menos uso

  15. #15

    Padrão Re:

    Faço coro com o Benatto: se o XR2 não é um cartão bom, qual que é então?

    Quando se trabalha com cartão de alta sensibilidade o segredo é um só, baixar a potência do mesmo. Para um cartão desses, em 15dbm é um absurdo de redes que ele é capaz de captar. Ao mesmo tempo que ele emite com força de sinal, capta também com força de sinal. É quase óbvio.

    Eu tenho um R52, de 100wm. Uso ele em 14dbm com uma antena de 12dbi, e ainda penso em baixar ainda mais a potência dele por conta de espúrios que ele capta. E o R52 nem é um cartão dos mais sensíveis...

    Combinação de antena de alto ganho (14dbi para maior) e cartão de alta sensibilidade = alto noise captado. Ai não tem como a rede ficar boa mesmo... Experimentem setar o XR2 em 10dbm e usar uma antena de 14dbi pra ver o resultado fantástico que ele é capaz de fazer. Claro, lá no cliente tem que ter um equipamento do mesmo nível, no mínimo uma NanoStation ou Bullet. Atirar tudo nas costas do cartão também não é justificativa pra dizer que ele não presta.

  16. #16

    Padrão Re: Cartão xr2...

    nao presta mesmo, pelo menos aqui nao. tente trabalha com 10 redes no mesmo canal com ele em 10dbm com setorial de 12dbm em horario de piqur em todas as redes.
    agora teste com um r52n ou r52hn ai vc me conta.
    Última edição por cdcm; 24-08-2011 às 08:41.

  17. #17

    Padrão Re:

    Amigo, eu TENHO um R52, conheço na prática o funcionamento dele. Volto a tocar no mesmo ponto: o XR2 é muito sensível, tem que planejar muito bem o uso dele dentro do cenário onde se pretende trabalhar.

    Só um detalhe que eu não faria jamais é continuar insistindo em 2.4 em um ambiente que tem mais de 10 redes por canal. Não importa se é XR2, R52, S8602, em um ambiente com noise de -83 pra mais forte já mostra que está na hora de investir em redes 5.8. Obviamente, usar um cartão com sensibilidade menor atenua o problemas, mas não resolve. A interferência sempre vai estar prejudicando a rede.

    Pior ainda é usar 3, as vezes 4 cartões 2.4 em uma mesma torre. Se achar um canal que esteja "limpo" já é uma loteria, imagina achar 4. Bom, eu sou exigente, não sirvo para referências. Para mim, se eu planejar atender um cliente que está há 1km e não conseguir um throughput de 7823kbps (máximo que consigo em redes 2.4) pra mim não tá bom. Trabalho com o máximo de desempenho, o máximo de estabilidade possível. Não aceito 70%, 60% para meus clientes. Meu fim de semana é sagrado, gosto muito descansar no sitio sem estar com a mente no provedor, pensando se o sinal do cliente vai cair e a conexão vai perder pacotes depois das 18h.

    Mas cada um pensa de um jeito. Talvez eu esteja errado, posso estar.