+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opiniao

    Bom dia amigos do Forum, eu e mais dois amigo meus temos um gato net, blza, entao chegamos a ideia de juntarmos os 3 e criar uma empresa com autorga e tudo mais, com os seguintes
    CNAE : 61.90-6-01 Provedores de acesso as redes de comunicações
    61.10-8-03 Serviços de comunicação multimidia - SCM
    95.11-8-00 Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos perifericos
    47.52-1-00 - Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    Isso ai ja resolvemos...mas o que gostariamos de saber era sobre os equipamentos em cima da torre,
    estamos pensando em Rocket M2 AirMax da Ubiquiti - Ubiquiti Antena Airmax BaseStation 2G-16-90
    e nos Clientes NANOSTATION LOCO M2 MIMO, isso com Mikrotik em baixo fazendo Hotspot e DHCP, pois pelo que ja vimos falar no forum sao excelentes equipamentos...gostariamos de da opiniao de voces se estamos no caminho certo, abracos a todos e otimo fim de semana pra voces...

  2. #2

    Padrão Re: Opiniao

    Me adiciona no meu msn que conversamos sobre isso.

    Grato

  3. #3
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: Opiniao

    é isso ai amigo o caminho é esse mesmo..
    sobre o equipamento depende de como vc trabalha .. aki uso tudo mk e ubiquiti nano2 e ns5
    se vc nao tiver muito cliente ai conpensa pensar em fazer uma estrutura 100% mimo pois tem um trouthput maior e suporta mais clientes on-line ..sobre o metodo de altenticacao recomendo augo mais robusto como ip/mac ou pppoe nao tive boas esperiencias com o hotspot..
    o ideal se vc pudeser ter transmisao em 2.4 para suprir os clientes ja ezistentes e colocase ums 6 ns5 para os clientes novos pois suportaria ums 40 clientes por ns5 danto um total de ums 350 on-line sem faler que é um equipamento homologado e de facil manutencao e instalacao..
    fica ai a dica..

  4. #4

    Padrão Re: Opiniao

    Sem sombra de dúvidas.

    A melhor solução é:

    -Utilizar roteamento mikrotik em cada nó do seu backbone.
    -Utilizar a linha ubiqutiti Airmax para o fechamento de enlaçes de rádio.
    -Utilizar Rádios digitais para backhauls de longa distância que exijam estabilidade, disponibilidade e maior confiança + Equipamento Ubiquiti em segundo plano como redundância.
    -Utilizar cabeamento de boa qualidade, preferencialmente Cat5e ou Cat6e Blindado nas dependências outdoor e cabeamento cat5e não blindado para indoor.
    -Utilizar a linha Ubiquiti para estruturação de ambientes indoor.
    -Utilização de fibras ópticas sempre que possível e ir alinhando a mesma junto do crescimento da sua empresa, preferencialmente equipamentos da Cianet que contam com suporte nacional e bom atendimento, preços e etc.
    -Investir em cursos profissionalizantes e treinamentos oficiais da Mikrotik (Recomendo a MD Brasil).
    -Investir em treinamento e cursos de gestão de empresas, finanças, contratos e etc (Muito importante para manter sua organização funcional e com o minimo de organização).
    -Contratar bons consultores para acessorar na implantação de servidores e até mesmo na administração da empresa (Pagar bem a eles rs).

    Isso seria o básico para voce ter um norte a seguir se quer ter competitividade no mercado, existem varios outros fatores importantes que podem ser acrescentados, mas em geral isso já lhe dará uma boa visão do que deverá fazer se quer ter o máximo de praticidade suporte e escalabilidade na sua infra e quer crescer no mercado.

    Fico a disposição para quaisquer consultas.

  5. #5

    Padrão Re: Opiniao

    Amigo sua escolha está certa, hoje em minha rede tenho essa configuração com um desempenho muito bom cara.

  6. #6

    Padrão Re: Opiniao

    Pessoal agradeco a atencao de todos e valeu pela orientacao...brigadao de verdade...