+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB-750 Como fazer para cliente em ether 1 pingar na ether2 ?

    ola pessoal antes de mais nada ja pesquisei em varios topicos e nao dei jeito, o tal de roteamento é complicado

    não encontro material na net explicando o que cada função faça dae fica dificil.
    mas vamos ver se alguem me ajuda

    tenho uma rb 750, onde na ether1 tem o modem adsl roteando, a rb é client dhcp,
    a ether2 é ligada a um switch om dhcp server, 2 pc pegam ip e navegam normal.

    O que eu preciso fazer é o meu pc que esta na mesma faixa de ip da Ether1 acessar uma maquina que esta na ether2, que tem outra faixa de rede.

  2. #2

    Padrão Re: RB-750 Como fazer para cliente em ether 1 pingar na ether2 ?

    Citação Postado originalmente por jaderjvr Ver Post
    O que eu preciso fazer é o meu pc que esta na mesma faixa de ip da Ether1 acessar uma maquina que esta na ether2, que tem outra faixa de rede.
    Boa tarde.

    Precisa ter rota no seu PC, ou no modem ADSL.

    Se o seu modem possuir suporte ao protocolo de roteamento dinâmico RIP (Routing Information Protocol), habiite-o, e faça "conversar" com a RB750, anunciando entre os dispositivos as rotas de forma automática, e não manualmente (static routing).

    Espero ter ajudado.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  3. #3

    Padrão Re: RB-750 Como fazer para cliente em ether 1 pingar na ether2 ?

    Citação Postado originalmente por jaderjvr Ver Post
    tenho uma rb 750, onde na ether1 tem o modem adsl roteando, a rb é client dhcp,
    a ether2 é ligada a um switch om dhcp server, 2 pc pegam ip e navegam normal.
    Sugiro desenhar um diagrama, para elucidar seu cenário, como no exemplo (hipotético) abaixo:

    Código :
    .                   [operadora]
    .                        |
    .                        |
    .                        |200.200.200.2/30
    .                     [modem]
    .                        |192.168.10.1/24
    .                        |
    .                        |
    .                     [switch]------[notebook1] 192.168.10.100
    .                        |  |
    .                        |   -------[notebook2] 192.168.10.200
    .                        |
    .                        |
    .                        |192.168.10.2/24
    .                     [rb750]
    .                        |172.16.0.1/24
    .                        |
    .                        |
    .                     [switch]-------[estacao1] 172.16.0.10
    .                          |
    .                           ---------[estacao2] 172.16.0.20
    .
    .
    .

    Neste exemplo, você tem duas redes, as quais vamos dar os nomes de DIRETA (ligada diretamente no modem ADSL) e outra com o nome de SEPARADA (está "atrás" da RB750).

    Os dois notebooks da rede DIRETA não sabe que existem os computadores da rede SEPARADA. Então, você precisa dizer para estes computadores, ou para o modem (que é o gateway deles) que caminho (rota) tomar, para que a rede SEPARADA seja alcançável (reachable).

    Considerando o exemplo acima, com roteamento estático, no modem, você precisa informar que, para a rede 172.16.0.0/24 tem como gateway o dispositivo 192.168.10.2.

    Simplão assim

    Se você ativar o RIP (Routing Information Protocol) tudo isso acontecerá automaticamente, por meio de anúncios, que podem ser por broadcast, ou multicast.

    Portanto, aguardamos o desenho do seu cenário, para facilitar a ajuda, inclusive vinda de outros colegas.

    Espero ter ajudado.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  4. #4

    Padrão Re: RB-750 Como fazer para cliente em ether 1 pingar na ether2 ?

    Trober obrigado pela ajuda, ja vi essa opção de Rip no modem, vou testar ativando, se nao der certo volto com o diagrama da rede para vc entender

    Muito obrigado.

  5. #5

    Padrão Re: RB-750 Como fazer para cliente em ether 1 pingar na ether2 ?

    Amigo, crie uma Bridge entre elas.Se precisar de explicação, volto aqui.

  6. #6

    Padrão Re: RB-750 Como fazer para cliente em ether 1 pingar na ether2 ?

    Amigo, se conseguiu resolver o problema informe aqui e peça para algum moderador fechar o topico