+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    tenho visto tópicos e mais tópicos de usuários afirmando que seja necessário uma fonte de 24v a 3A, para uma rb 433ah com 3 cartões....

    bom, abri este tópico para reunir informações sobre o que levar em consideração em um teste de consumo....
    ao meu ver:
    1. processamento da rb, medir o consumo da cpu em Resources....
    2. banda passante. uns 20MB, uma transferência de um arquivo a +/- 2 mbps....
    3. PPS na interface que esta trafegando....
    4. potencia do cartão no máximo....
    5.o teste será feito um uma fonte digital chaveada profissional de 12v/2a (99% de precisão ). sunko....
    6.o equipamento a ser testado será uma routherboard 532 com processador 400Mhz MIPS 4Kc V0.10, os cartoes serão dois r52h de 350mw cada...
    vou deixar em aberto já que preciso de mais informações.....
    <br>
    e pra apimentar..... vou elevar também a temperatura do processador com uma estação de ar quente ( que uso pra troca de BGA)...
    conto com a ajuda de vocês...
    comentem ai....
    obrigado....

  2. #2

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    eu por via das duvidas sempre coloquei as de 24V por 3A, antes sobrar doq faltar... ouvi falar que apesar das RBs funcionar em 12V, existem alguns componentes nela que funcionam melhor em 24V, entao sempre coloquei 24V...

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    eu por via das duvidas sempre coloquei as de 24V por 3A, antes sobrar doq faltar... ouvi falar que apesar das RBs funcionar em 12V, existem alguns componentes nela que funcionam melhor em 24V, entao sempre coloquei 24V...
    Amigo a RB por inteira trabalha com 5.5, 12 e 3.3V, ela tem um CI regulador que faz esta regulagem o que acontece que este CI no coletor dele recebe até 24v e em algumas até 48V
    e como todos sabem uma fonte de 12v de 2a é equivalente a uma de 24v de 1A
    então uma fonte de 24v de 3A equivale a uma 12v de 6a.
    Se vc colocar uma fotne de 12v de 10A vai sobrar mais amperagem que uma de 24v com 3a

    acontece o seguinte segundo teste que fiz com rb 433 com cartão xr5
    é o consumo da rb somente rb é de 600ma o cartão é de 1a (lembrando que a voltagem do cartão é de 3.3v) quando o trafego é exigido o consumo do cartão vai para 1.5a
    a rb com processamento superior a 50% o consumo vai para 900ma
    o que eu notei de estrama importância é que quando o consumo de amperagem aumenta a propria RB rega espurios negativo , ou seja a RB não possui boa capacitancia de filtragem
    com os espurios a energia não fica limpa assim pendendo uma porcentagem de sua amperagem nos capacitores.
    agora imagina os espurios criado pela rb unido com uma fonte falta filtrada, a fonte pode ser de 24V com 10a porem com baixa capacitancia, o resultado não é outro a não ser PtP caindo certas horas do dia, RB Reiniciando, etc



    lembrando que o consumo da RB é na voltagem de 12V e o do cartão em 3.3V
    lambrando que este Ci tem como coletor max de 24V 10A

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    em minhas RB eu so 2 tipo de fontes
    uma é fonte por transformador(trafo) (aquelas pesadas rs) de 13.8 estabilizada por 12A, estas fontes são muitos usadas para PX e PY devida a alta capacitancia de filtros nela sem contar que vc pode adicionar uma bateria de carro tendo um nobreak (esta fonte que eu compro no paraguai ja tem a função de flutuação, ou seja a fonte para de carregar a bateria assim que completar 100% de carga.
    outra tipo de fonte tb de transformador (trafo), porem trafos de nobreak queimado, quando se queima a placa do nobreak o trafo esta perfeito podendo gerar até 24V com 10a basta fazer a ponte pra retificar com capacitores de 25v com o total de 10 mil
    UF
    assim fica show

  5. #5

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    Eu uso fontes de 18v por 3,5A. Raramente tenho algum problema.

    Antes usava fontes com amperagem menor. Alguns fornecedores chegaram a me mandar fonte de 1A e até mesmo de 0,5A. Nesta época tinha muitos problemas.

    Mesmo com o passar do tempo e o aperfeicoamento das RB não me animei a testar fontes de tão baixa amperagem novamente.

  6. #6

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    vamos la...
    para fazer um predio... voce precisa fazer um calculo estrutural certo?
    para construir um bloco de apartamentos voce tem que ir na cemig para fazer um calculo na demanda de consumo daquele setor, evitando assim a queda da chave do transformador...

    gente o fato é.... pra que atirar de canhão em uma formiga? sei que é simples coloca uma fonte de 24v 16a que nunca terá problemas com energia na rb. porém deve-se levar em consideração que ela ira consumir uns 500w ou menos um pouco. trabalhando em baixa.

    este teste que estou elaborando vai servir para um calculo em uma repetidora onde não há energia elétrica por perto, projetar um banco de baterias para uma localidade onde a falta de energia é diária, vai servir tambem pra quem gosta de calcular e projetar sua estrutura desde demanda por setor (clientes) potencia do ap, altura da torre, consumo, calculo para automação do sistema.

    se tiver projeto calculo, a chance de voce errar diminui bastante....
    espero ter esclarecido, o porque do teste.......


    obrigado a todos que estao participando.

  7. #7

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    Entendi. Vou procurar algumas informações. Se encontrar algo interessante posto aqui.

  8. #8

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    gente um fato relevante seria a metragem do cabo, (POE)....
    vou testar com cabo de 20mts..... ou 30 sei la.....

  9. #9

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    em minhas RB eu so 2 tipo de fontes
    uma é fonte por transformador(trafo) (aquelas pesadas rs) de 13.8 estabilizada por 12A, estas fontes são muitos usadas para PX e PY devida a alta capacitancia de filtros nela sem contar que vc pode adicionar uma bateria de carro tendo um nobreak (esta fonte que eu compro no paraguai ja tem a função de flutuação, ou seja a fonte para de carregar a bateria assim que completar 100% de carga.
    outra tipo de fonte tb de transformador (trafo), porem trafos de nobreak queimado, quando se queima a placa do nobreak o trafo esta perfeito podendo gerar até 24V com 10a basta fazer a ponte pra retificar com capacitores de 25v com o total de 10 mil
    UF
    assim fica show
    amigo ja q vc falou em bateria, estive vendo um modelo de fonte para comprar ela tem 24V por 30A, ela alimenta os equipamentos e mantem as baterias carregadas, em caso de falha na rede eletrica ao inves de fazer como os nobreaks usar as baterias como fonte de energia para gerar os 24V, ela comuta automaticamente para as baterias passando assim a alimentar os equipamentos com a carga da bateria, oq aumenta e muito a autonomia... essas fontes sao muito usadas pelas grandes teles quando instalam ptps de radio para entrega de link, porem sao caras... saberia dizer se existe opção mais em conta que faça os mesmo serviço???? segue o link do equipamento Montel

  10. #10

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    seguinte a ideia é saber o consumo em Watts, com uma margem de segurança de 50%....
    estou estudando com um amigo meu que faz mecatrônica, assim vamos montar um tipo de nobreak que atenderá os provedores, a ideia é essa.....

  11. #11

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    entao amigo, seria interessante um nobreak ou fonte com as especificações q citei no topico anterior, um equipamento que alimente os radios e carregue uma bateria, e em caso de falha ao inves de usa-las como fonte de energia, ele ative as baterias para alimentar os radios...

  12. #12

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    mas estou longe ainda de chegar nesse denominador, é muito estudo em cima desse ci.....
    mas nada é impossivel..... vamos fazer primeiro o teste de consumo e a partir dai dar continuidade no projeto....

  13. #13

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    ok, caso precise de algo eh soh falar... abs

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    braw
    axo que vc passou batido na fonte que falei no topico anterior
    eu uso uma fonte assim porem em 13.8V de 12A custa 43 Dollar no paraguai

  15. #15

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    galera tive que fazer o video pelo meu telefone tinha que chegar muito perto.... ficou muito ruim a qualidade, mas da pra voce tirarem uma base sobre voltagem/consumo/pico temperatura.... fiz o teste com 2 cartoes, sem os cartoes e com 1 cartao.
    coloquei no youtube...
    segue o link....


  16. #16

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    A melhor forma de medir o consumo de corrente da RB é conectá-la a um amperimétrico e estressá-la.

    12V 5A equivale a 24V 2,5A 60W; porém é melhor usar a 24V 2,5A segue:

    Quanto maior a corrente circulando num condutor maior será a perda de tensão.
    Se a RB consumisse constantemente 5 amperes com apenas 31 metros de cabo (usando 2 pares de um bom cabo 5e) e usando uma fonte de 12V só chegaria à RB 5.6V (uma perda de 6,4V); usando uma fonte de 24V e considerando que a RB consumirá constantemente seus 2,5A a tensão que chega usando o mesmo cabo é de 20,8V (uma perda de 3,2).

    Usando uma fonte de de 12V por maior que seja a corrente (A) quando a demanda de consumo aumentar não haverá tensão suficiente para alimentar o sistema, podendo, inclusive, danificar a fonte interna da RB.

  17. #17
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Teste real de consumo em rb Ampére/voltagem temperatura de operação. Vejam....

    Muito boa a explicacao do Benatto, e acompanhando o topico.