+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de curta distância 100Mbps

    Boa tarde pessoal,

    Preciso fazer dois PTP, um com cerca de 100 metros e outro com cerca de 1 km no máximo, ambos com visada. Preciso trafegar pelo menos 100Mbps, estou pensando em usar Rádios Rocket M5 com antenas Dish, será que fica bom? o enlace é muito pequeno. Quem puder ajudar, obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Olá Jonasic,

    Para o enlace de 100 metros sugiro cabear...

    Caso não seja possivel cabear, use NanoBridge 22dbi ou mesmo NanoStation M5, mesmo assim não é garantido que fique bom por estar muito perto, diminua a potencia.

    Para o enlace de 1Km pode se usar o NanoBridge 22dbi, se o enlace não fechar direto diminua a potencia. (para 10 por exemplo)


    Anderson

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    esses 100 mb seria com muitos pps??? caso sim, melhor ir de RB 800 + cartao N + antena dual pol. pq linha ubiquiti nao segura muitos pps nao... como o amigo usadosMAC disse o de 100 mts eh mais viavel vc cabear com cabo blindado, e switch 3com nas pontas

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Garantido use cabo dá 100mb descendo e 100mb subindo na mesma hora : )

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Jonasic,

    Para o enlace de 100 metros sugiro cabear...

    Caso não seja possivel cabear, use NanoBridge 22dbi ou mesmo NanoStation M5, mesmo assim não é garantido que fique bom por estar muito perto, diminua a potencia.

    Para o enlace de 1Km pode se usar o NanoBridge 22dbi, se o enlace não fechar direto diminua a potencia. (para 10 por exemplo)


    Anderson
    Nessa distancia, supondo que o Radio (Transmissor) tenha potencia igual 0, so a potencia das Antenas ja estariam mais que suficiente para essa distancia.
    Ou seja, pode diminuir um pouco mais a potencia, para 5 ou 7 dBm.

    A melhor opcao para ambas as situacoes é o cabeamento.
    Primeiramente por que nao encontrara nenhuma antena de pouco ganho que tenha um grau de abertura pequeno, e antenas com um grau de abertura grande nao é recomendado para PTP.
    Segundo, devido aos Pacotes Por Segundo (PPS), para essa banda, acredito que precisara de muitos pacotes por segundo... e nao encontrara nenhum radio que suporte mais que 4 mil PPS sem comecar a falhar (perca de Througput ou perca de pacotes)... a nao ser, é claro... radio licenciado.
    Terceiro, por que a distancia é pequena, ira gastar relativammente pouco e no Cabo tera um Througput no minimo 10X melhor que no radio.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Olá...
    O dinheiro que vc vai gastar comprando rádio usa na fibra meu amigo vai te dar muita qualidade.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Amigo da uma olhada nesse PRODUTO DA UBIQUITI..
    Sucesso.....

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Amigo, vou te dar uma opção boa barata e que funciona : Fastwireless Dimension Stationbox MKM5 Premium

    atualizamos para o firmware mais recente e fizemos nv2, em 1km passando 120mb full, nos testes de bancada estava passando 213mb udp vou confirmar quanto passou tcp e ja posto aqui para ti!

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Como já foi dito, numa distância tão curta você teria problemas com as antenas Dish. Os Nanos M5 vão te dar um link legal, mas com certeza não daria esses 100Mb full. Mas se for arriscar, não se esqueça de diminuir a potência deles para 10 ou menos dbm. O valor ideal você só vai saber fazendo testes.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Citação Postado originalmente por ricardowireless Ver Post
    Amigo, vou te dar uma opção boa barata e que funciona : Fastwireless Dimension Stationbox MKM5 Premium

    atualizamos para o firmware mais recente e fizemos nv2, em 1km passando 120mb full, nos testes de bancada estava passando 213mb udp vou confirmar quanto passou tcp e ja posto aqui para ti!
    Olá Ricardo,

    Qualquer radio MIMO trafega acima de 150Mb no ar, ainda mais com apenas uma requisição de um computador a outro em bancada.... quando se colocar em produção/funcionamento ja temos interferencia, as requisições sobem muito e assim a capacidade do radio diminui, além do mais nenhum desses radio comercializados popularmente tem interface ethernet maior de 100Mb, ou seja, mesmo que trafegue realmente 200Mb no ar ficará limitado a interface.


    Anderson

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Amigo Jonaslc, é possível sim fazer esses 2 enlaces wireless,
    eu tenho um pequeno enlace de 40Metros ligando meus dois prédios,neste enlace eu transporto toda minha rede (Internet, Sistema, Ipbx...) tenho 120mbps de UP e 160mbps de Down, utilizo um par de CPE da Dimension versão PREMIUM ( Proc.680Mhz, 64 Ram, 5Ghz, mimo 2x2) ele tem antena integrada de 15Dbi com 28º de Abertura.

    Se tiver interesse te envio os prints da tela na segunda - feira.

    Grande Abraço,

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Boa noite pessoal, muito obrigado pelas opiniões até agora, estão me ajudando bastante. Estou pensando em usar o nano 5 no enlace de 100 metros e uma nanobridge no enlace de 1 km. Cabear não tem como pois tem ruas no meio, e a fibra ficaria fácil mais de 15 mil. Pelo custo acho que rola ubiquiti.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Citação Postado originalmente por wirelessmain Ver Post
    Amigo Jonaslc, é possível sim fazer esses 2 enlaces wireless,
    eu tenho um pequeno enlace de 40Metros ligando meus dois prédios,neste enlace eu transporto toda minha rede (Internet, Sistema, Ipbx...) tenho 120mbps de UP e 160mbps de Down, utilizo um par de CPE da Dimension versão PREMIUM ( Proc.680Mhz, 64 Ram, 5Ghz, mimo 2x2) ele tem antena integrada de 15Dbi com 28º de Abertura.

    Se tiver interesse te envio os prints da tela na segunda - feira.

    Grande Abraço,
    opa pode mandar sim, [email protected]. Valewsss

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Pessoal, peguei as coordenadas dos pontos, fiquei abismado com a curta distancia, mas preciso fechar usando rádios, cabeamento sem chance. Segue os pontos se alguém puder me ajudar.

    Link 1 - Cerca de 40 metros
    Ponto A - Antena 7 metros
    Lat 19°10'7.88"S
    Lon 47°40'38.51"O

    Ponto B - Telhado
    Lat 19°10'6.73"S
    Lon 47°40'39.04"O

    Link 2 - Cerca de 400 metros
    Ponto A - Antena 7 metros
    Lat 19°10'7.88"S
    Lon 47°40'38.51"O

    Ponto B - Telhado, mas posso por uma antena
    Lat 19°10'1.92"S
    Lon 47°40'25.61"O

    Quem puder ajudar agradeço.

  15. #15
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    se fibra óptica não pode então acredito que você terá que usar outro modo .
    como 1 par de nano loco m5 ou nano bridge .....
    que irá conseguir um tráfego bom porem nada de 100 mb full .....
    ou rádios profissionais tipo: ericson,ceragom,gigacom,nec,asga,wi2be, etc ......
    que consegue até mais de 500 mbps.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Não vejo outra razão para ser Full Duplex a não ser uso corporativo, monitoramento de cameras, etc.. realmente os radios citados aqui podem chegar proximo mas não teram uma performance estavel, como o Laurence citou o melhor seria para radios licenciados, cerca de R$18 mil o par, recomendaria como é um trajeto muito curto voce fazer o cabeamento de fibra que facilmente voce pode trafegar gigabit, o custo do cabo optico com 6 vias (cada via pode trafegar até 10Gb dependendo do ativo de rede), com projeto, cabeado, certificado, ou melhor, tudo dentro da legislação e funcionando você deve gastar uns R$ 16 mil.


    Anderson

  17. #17

    Padrão Re: Enlace de curta distância 100Mbps

    Bom dia a todos!

    A Ubiquiti lançou um sistema de "cabeamento virtual": AirWire. O ZéAlves, da GranLabor, avaliou o produto: http://www.granlabor.com/tutoriais/A..._Avaliacao.pdf.

    É um candidato a substituto do cabo quando este torna-se inviável.

    Segundo o data sheet chega a 100 metros. Opera com MIMO com taxas baseadas em 300Mbps.

    É uma sugestão. Quanto à viabilidade ou não, talvez vocês possam responder.