+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar placa de rede opensuse !

    Bom dia,
    Estou querendo fazer um script que configura automaticamente as placas de rede, porem sem passar pelo Yast, ou se ouver uma forma automatica de fazer isso pelo yast, alguem sabe como posso fazer isso ?

    Grato
    []'s

  2. #2

    Padrão Re: Configurar placa de rede opensuse !

    não sei bem o que vc quer mas um script para configurar placa de rede pode ser algo assim
    suponha que vc quer colocar o ip 172.16.0.2 na primeira placa de rede com mascara 255.255.255.0 com gw 172.16.0.1
    arquivo rc.local:
    #!/bin/sh
    # atribuindo ip a placa eth0
    ipconfig eth0 172.16.0.2 netmask 255.255.255.0 up
    #atibuindo rota padrao para gw 172.16.0.1
    route add default gw 172.16.0.1
    # fim
    tem outras formas mas esta é que pensei ser mais facil
    eu por exeplo colocaria o script num arquivo qualquer, daria permição de execuçao para ele e apenas chamaria ele no rc.loca.
    Espero ter ajudado.
    caso não fuicione procure algo para suse. Trabalhei muito pouco com esta distro e pelo que me lembro ela tem umas diferencinhas em relação ao esqueleto dos arquivos de sistema.
    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Configurar placa de rede opensuse !

    Pois é, eu pensei nisso tambem, mas acho um pouco "gambiarrado" ficar dependendo de um script para configurar a rede, mas ... se não ouver outra forma. Então andei procurando, o problema maior pra mim é que o suse usa como id a mac das placas de rede, não da pra fazer nada muito dinamico relacionado a isso. Se tiver mais sugestões são bem vidas.