+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Regra para limitação de banda em placa de rede.

    Pessoal,

    Gostaria da ajuda dos amigos, preciso limitar uma interface de rede (eht) em 2Mbits, sendo que dentro dessa interface já existem outra regras dos usuários.

    Atualmente as regras estão assim:

    tc qdisc add dev eth4 root handle 1:0 htb default 40
    tc class add dev eth4 parent 1: classid 1:40 htb rate 2000kbit ceil 2000kbit prio 3
    * Essa regra é onde estou tentando limitar a velocidade em 2Mbits

    Para cada usuário:

    9999 = é um Id de usuário cadastrado.

    tc class add dev eth4 parent 1:40 classid 1:9999 htb rate 300kbit ceil 300kbit
    * Essa regra é onde eu tento associa a classe Pai 1:40 que está limitada a 2Mbits a nova regra do usuário 9999 que é de 300kbits. Assim como este usuário tenho mais uns 100 com velocidades variadas, mas que não podem exceder aos 2Mbits de link que quero destinar a essa interface de rede.

    tc qdisc add dev eth4 parent 1:9999 sfq perturb 10
    tc filter add dev eth4 parent 1: prio 1 protocol ip handle 9999 fw classid 1:9999

    O problema é que essa regra não está valendo, a de 2Mbits, a dos clientes está funcionando, se o cliente tem 300k ele navega no máximo a 300k mas digamos que eu tenha 10 usuários de 300k, o link é só de 2Mbits, o tc deveria balancear e dividir a velocidade, sendo assim cada um passaria a ter 200k, isso considerando que os 10 estariam no mesmo instante fazendo o uso simultaneamente da sua banda, por exemplo todos baixando algum arquivo.

    Poderiam me dar uma luz?

    Desde já agradeço a todos.

    PS.: Srs. moderadores não sei se o local para tal tópico seja esse mesmo, não localizei tópico sobre QoS caso não seja peço por favor que o mesmo seja movido para o tópico correto, desde já agradeço.

    Rodrigo César

  2. #2

    Padrão Re: Regra para limitação de banda em placa de rede.

    E ae brother blzz? Cara to vendo q vc ta querendo fazer esses controles ai na mão, o que é bem legal para conhecer o "tc" mas voce já tentou usar o WebHTB? Eu uso aqui e funciona direitinho e é mais fácial de implementar e manter suas regras.