+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Como monitora o comsumo da minha rede mk

    Como monitora o comsumo da minha rede mk graficos em tempo real

  2. #2

    Padrão Re: Como monitora o comsumo da minha rede mk

    Usando snmp ou pelos gráficos gerados no mikrotik pela ferramenta Tools/Graphing, após ativar os gráficos que quiser acesse o endereço. http://ip.do.seu.mikrotikortaweb

    A porta web pode ser consultada pelo menu IP / Services.

    Abraço

  3. #3
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Como monitora o comsumo da minha rede mk

    Instala o DUDE.

  4. #4

    Padrão Re: Como monitora o comsumo da minha rede mk

    concordo com andre.
    ja passei por varias ferramentas e hj só uso dude. vc baixa ele em mikrotik.com
    facil de instalar, vc desenha sua rede como um fluxograma de power point, define os ips e serviços a serem monitorados, eu por exemplo uso apenas ping, depois vc tem que ir na rb e ir em ip / snmp clica em SMNP settins, da um nome para a comunidade de monitoramento e se quizer que apenas sua rede visualize este serviço coloque o endereço dela em address, do contrario deixe com os zeros mesmos.
    depois disto é só ir no dude e dar duplo clique em cada host e configurar a comunidade que vc criou. parece dificil mas não é não e é uma grande ferramanta pois em cada host eu defino a senha da router e nem preciso lembrar do ip, senha nem nada, com um clique com o bt direito o dude abre o winbox e entra no radio. aqui no trabalho o suporte nem tem as senhas, eles entram e saem do winbox pelo dude.
    Vou pesquizar no forum e se não encontrar nenhum poste do que falei achei iteressante criar um.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude2.JPG
Visualizações:	200
Tamanho: 	30,6 KB
ID:      	27240Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude1.JPG
Visualizações:	199
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	27241Abraços

  5. #5
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Como monitora o comsumo da minha rede mk

    Citação Postado originalmente por crisvilela Ver Post
    concordo com andre.
    ja passei por varias ferramentas e hj só uso dude. vc baixa ele em mikrotik.com
    facil de instalar, vc desenha sua rede como um fluxograma de power point, define os ips e serviços a serem monitorados, eu por exemplo uso apenas ping, depois vc tem que ir na rb e ir em ip / snmp clica em SMNP settins, da um nome para a comunidade de monitoramento e se quizer que apenas sua rede visualize este serviço coloque o endereço dela em address, do contrario deixe com os zeros mesmos.
    depois disto é só ir no dude e dar duplo clique em cada host e configurar a comunidade que vc criou. parece dificil mas não é não e é uma grande ferramanta pois em cada host eu defino a senha da router e nem preciso lembrar do ip, senha nem nada, com um clique com o bt direito o dude abre o winbox e entra no radio. aqui no trabalho o suporte nem tem as senhas, eles entram e saem do winbox pelo dude.
    Vou pesquizar no forum e se não encontrar nenhum poste do que falei achei iteressante criar um.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude2.JPG
Visualizações:	200
Tamanho: 	30,6 KB
ID:      	27240Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude1.JPG
Visualizações:	199
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	27241Abraços
    Veja porque tantas ligações estão "vermelhas". So não entendi como usar o power point com o dude? Esta usando ele para desenhar a sua rede?

  6. #6

    Padrão Re: Como monitora o comsumo da minha rede mk

    Desculpe, vc não entendeu, desenha a rede como power point(de mesma forma) e não no power point
    os links em vermelho são representações da banda passante no circuito.
    depois de desenhar o link entre os dois hosts dou duplo clique nele e digo que aquele enlace terá uma velocidade de x bits por segundo, se o enlace tiver pouca utilização ele fica preto e depois com o aumento vai ficando marrom ate o vermelho vivo.
    Abraço

  7. #7
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Como monitora o comsumo da minha rede mk

    Citação Postado originalmente por crisvilela Ver Post
    Desculpe, vc não entendeu, desenha a rede como power point(de mesma forma) e não no power point
    os links em vermelho são representações da banda passante no circuito.
    depois de desenhar o link entre os dois hosts dou duplo clique nele e digo que aquele enlace terá uma velocidade de x bits por segundo, se o enlace tiver pouca utilização ele fica preto e depois com o aumento vai ficando marrom ate o vermelho vivo.
    Abraço
    O vermelho eu entendo o que seja. Aparecer o vermelho significa que precisa atenção. O proprio DUDE ja "le" a velocidade do enlace. Assim quando em nossos monitoramento aparece em vermelho, temos que dar uma atenção. A propaganda DUDE mostra o mapa do google earth, sabe se tem como utilizar on-line?

  8. #8

    Padrão Re: Como monitora o comsumo da minha rede mk

    Não é bem assim, no screenshot da propaganda aparece um mapa do google como imagem de fundo, o cara deu um print no mapa do google e salvou a imagem e depois aplicou como fundo do mapa do dude. Simples mas bem legal. depois é só posicionar o icone do host mais ou menos na posição do mapa que se encontra o ativo de rede.
    Abraço