+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Endereçamento de rede

    Bom Dia a todos!

    Recentemente vi uma prática um tanto quanto inusitada: na configuração de endereçamento dos equipamentos foi utilizado o endereço de rede como sendo o endereço de um dos equipamentos, mais ou menos assim:

    lan 1 equip1: 10.0.0.0
    lan 1 equip2: 10.0.0.1

    lan 2 equip1: 10.0.0.2
    lan 1 equip2: 10.0.0.3

    Procurei por referências literárias mas não encontrei nada que valide esse uso, mas está funcionando. Gostaria de saber se mais alguém já utilizou ou utiliza essa forma e quais as implicações nesse uso.

    Como disse pela teoria essas configurações não poderia ser válidas, mas o mikrotik está aceitando dessa forma e existe conectividade IP entre esses equipamentos.

    Obrigado,


    Itagildo

  2. #2

    Padrão Re: Endereçamento de rede

    Colega.
    Embora não aparente, exite um padrão que normatiza os endereçamentos de redes privadas, se não me engano RFC 1597 atribuição de endereços internet Privada março 1994.
    Só que este padrão não é inflexível, este é o bom e o mal dele, pois acaba que muita gente por desconhecer ou por preguiça acaba usando endereços fora dele, que a principio não é de todo ruim, acaba funcionando, porem se vc ter um crescimento exponencial de sua rede e tmb tiver que conectar-se a outras rede é o que ocorre quando estamos na internet. vc vai acabar podendo ter pequenos incovenientes, nunca me deparei realmente qual algo grave porem já vi pequenos erros em resolução de nomes e trocas de rotas que bati cabeça para descobrir o erro, e acabei recebendo a informação de algum consultor ou engenheiro que o problema era a violação do RFC numero xyz.
    Não é atoa que quando estamos aprendendo o Beaba de rede, o primeiro ip que ouvimos falar é o 192.168.0.1, pois ele esta nesta norma.
    A norma cita:
    10.0.0.0 - 10.255.255.255
    172.16.0.0 - 172.31.255.255
    192.168.0.0 - 192.168.255.255

    eu mesmo ja usei muito endereços fora dela, hoje ja me atento um pouco mais.
    No seu caso o 10.0.0.0, esta na norma porem ela também cita que o primeiro endereço é para rede, então não deixa de ser violação.
    deve estar funcionando pois a pessoa consegui uma combinação de bits da mascara de subredes com o tal endereço para deslocar o endereço de rede para outro numero, porem estou apenas especulando, nunca testei. Tente configurar seu windows xp com este endereço e ele reclamara exatamente isto.
    Qual era a mascara usada?
    abaixo segue link oficial do rfc e uma tabela com eles, eu mesmo não tive tempo para ler tudo, principalmento por estar em ingles e nem sempre google ajuda.

    De qualquer forma espero ter ajudado;


    RFC-Editor Webpage
    Protocolo UDP RFC768
    Protocolo IP RFC791
    Protocolo ICMP RFC792
    Protocolo TCP RFC793
    Protocolo FTP RFC959
    Internet Mail RFC822
    ProtocoloTelnet RFC854
    Protocolo NNTP RFC977
    Netbios RFC1001
    Protocolo SLIP RFC1055
    MIB RFC1156
    TCP/IP RFC1180
    FAQ para os principiantes RFC1206
    FAQ para as pessoas experientes RFC1207
    Glossário sobre as redes RFC1208
    Os RFC RFC1325
    MIMO (MultiPurpose Mail Extension) RFC2045, RFC2046 et RFC2047
    Subsídio de endereços IP para as intranets RFC1597
    Protocolo PPP RFC1661
    Os números de porta RFC3232
    Protocolo HTTP RFC2068
    Protocolo LDAPv3 RFC2251
    Protocolo SMTP RFC2821

  3. #3

    Padrão Re: Endereçamento de rede

    Toda essa normatização sobre uso de endereços privandos eu já conhecia, conforme disse não encontrei em nenhuma literatura que justificasse a forma como estava acontecendo o endereçamento. Quando citei literatura estava me referindo às RFC's e a autores como Kurose, Tanenbaum, etc). Mas de qualquer forma, obrigado. Se mais alguem tiver alguma outra informação agradeço.

    Itagildo

  4. #4

    Padrão Re: Endereçamento de rede

    Amigo, me estranha dizer que um dispositivo que usa IPv4 estrar funcionando com o final 0, quando se configura um IP ele é composto de um endereço de 32bits onde a mascara de rede diz a abrangência dela. quando configuramos uma rede com mascara /24 ou 255.255.255.0 podemos ter 256 Ips na rede, sendo que o primeiro, com final 0 serve para reconhecer a network e o ultimo, final 256 serve para identificar o broadcast.
    Mas para saber bem ao certo, qual era a mascara de rede utilizada neste dispositivo?

  5. #5

    Padrão Re: Endereçamento de rede

    creio que nao seja possivel colocar um equipamento com IP final 0.
    quando nos referimos a uma faixa de IP, falamos 192.168.0/24 (que se referen de 1 a 255).

  6. #6

    Padrão Re: Endereçamento de rede

    Complementando: a máscara de rede usada em todos é /31, também não conhecia essa utilização.
    Quanto a não ser possível o uso, conforme disse no primeiro post os equipamentos estão em plena atividade e com tráfego de dados.
    Mais uma vez eu digo que não encontrei, ainda, nenhuma referência técnica (seja RFC, livro ou artigo científico) que me dê subsídio para esse funcionamento. Apesar disso os equipamentos estão funcionando.
    Lembrando também que o Sistema Operacional utilizado é o Router-OS da Mikrotik.
    Começo a pensar que seja uma funcionalidade específica deste SO.

    Obrigado,

    Itagildo