+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    ola amigos, sou novo por aqui
    tenho um provedor de internet rodando com uma RB750 que comprei fas uns 20 dias com link de 10Mb
    Os problemas sao o seguinte, eu faço controle de acesso e banda por hotspot e cada usuario tem 400k de dow e 128k de up.
    Problema 1- vejo que tem usuarios que mesmo com o controle de banda de 400k de dow as veses ele passa o limite e chega a faser dow de até 900k
    Problema 2- quando conecta uma certa quantia de clientes fica muito lento, sendo que tenho apenas 15 usuarios cadastrados em media 10 simultaneos max.Notei q quando isso acontece a taxa de dow deles nao passa de 100k e so vem a passar de 100k caso outro cliente pare de usar , e assim sucessivamente ate a minha net aqui em casa tbm fica igual sendo q eu nao tenho controle de banda.
    ja fis os filtros contra virus e tambem controle p2p e warez, mais nao adiantou muito
    Problema 3- Alguns sites como por exemplo o hotmail fica dando erros e so volta ao normal quando esvazio o cache do RB.

    minha RB750 level 4 - esta autenticando, e o modem esta em bridge

    Abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    primeiro vc não deve usar cache full e nem web proxy em uma rb750
    se vc esta usando cache ele deve esta mal configurado por esta bloqueando o hotmail.
    o descontrole da banda dos clientes se deve ao cache full...

    [email protected]

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    Obrigado amigo,
    e como faço para configurar o cache full ou desativalo pra ve se resolve???

    Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    Nao uso web proxy, o unico cache q uso é aquele que tem em ip>dns>cache
    e agora mesmo tem um cliente meu baixando um jogo, o limite de dow dele é 400k e esta variando de 400k ate 900k por ai.

    desculpe sou iniciante em mikrotik

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    Ola tenho uma RB750 e estou passando por alguns problemas semelhantesao seu, eu utilizo o AgilityCache e faço o load balance entre 2 lincks nesta rb, antes eu tbm fazi o hotspot nela mas percebo qie estav sobrecarregando muito a RB então retirei o Hotspot e os controles de queues dela e passei para a RB que transmite meu sinal, ate o momento esta funcionando bem mas ainda tenho minhas duvidas, vou comprar uma rb com um melhor processameno montar o load balance e utilizar esta rb750 somente para o hot spot ou viceversa!

  6. #6
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    isso esta me parecendo ADSL, se for, isso pode estar ocorrendo em horario de pico, e tem mais o ADSL não tem muito UP Load, lembrando que as operadora libera menos que 1mg de UP assim com 10 clientes on line voce estaria consumindo 1280k aproximadamente, o que poderia fazer seria diminuir para uns 64k de UP, poderia resolver.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    Cara, também estou passando por esse problema aqui, e ma minha suposição eu acho que se deve ao cabeamento dos rádios que transmitem.
    No meu caso uso 02 ap+wds inteligando uma cidade inteira???
    Pois se eu ligar o cabo na RB ela da a velocidade inteira na central, porem depois dos rádios ela cai pra caramba principalmente se estiver mais de 10 pessoas conectadas.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    Seguinte, primeiro o erro é usar RB750 pra colocar controle de banda, o simple queue consome muito processamento, coisa que uma RB750 não tem muito, outro erro é combinar isso com o hotspot, por ele ter que fazer um papel de servidor web pra autenticação ele consome mais memória ainda, e piora ainda mais pra usar isso com o cache de páginas do proprio mikrotik.
    Neste caso recomendo o uso de RB1200 para cadastro de até 500 usuários (em hotspot) e com cache em paralelo, redirecionamento por dst-nat do firewal, este tipo de uso do cache vai consumir menos processamento e memoria e tem desempenho muito superior.
    Se você tem uma intenção de expansão a curto prazo, compre um pc simples, um HD sólido barato e uma licença RouterOS, vai compensar mais.
    Pra quem está começando agora é excelente usar o SpeedR webcache, preços atraentes e muito facil de instalar, particularmente ando gostando bem mais dele que do thundercache, sem comparação.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    Esqueci de responder a duvida sobre o controle de banda sendo extrapolado, como disse acima o simple queue consome um porção considerável de processamento, quanto mais queues mais processamento é consumido e o mikrotik não controla a banda do cliente 100% do tempo, ele dropa pacotes quando a banda excede ao limite do cliente, sendo assim esse drop é o consumo do processamento, e se no momento em que ela precisar de dropar não tiver mais processamento disponível o que vai aconteceder é o cliente exceder sua banda e a Rb não conseguirá diminuí-lo até que sobre processamento pra isso.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    amigos me add
    [email protected]

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    Amigos, Acho que meu problema era com o AP mesmo, estava usando um AP Ligway de 400Mwatts, Notei que a internet ficava lenta somente com os clientes aps, e se eu ligasse meu not via cabo direto numa porta do RB a velociade é super rapida, dow á 1,12MB
    Intão troquei o AP Ligway por uma RB433 + Engenius 8602 Plus 600Mwatts
    e agora o problema é outro, vou explicar.
    Modem Tp-Link em Bridge + RB750 autenticando fasendo hotspot e DHCP + RB433 e Engenius 8602 em modo Bridge.
    O problema é o seguinte, com o outro Ap Ligway 400Mwatts meu sinal chegava aqui em casa com 60% e dava pra navegar tramquilo ficou 2 anos assim, e agora com a RB433 + Engenius 8602 que instalei hontem, o sinal aqui em casa fica entre 48% e 50% mesmo se eu colocar a potencia do cartão em 28db não passa de 50%, no Mikrotik mostra -91db, ficou uma Me$%& o sinal, tem clientes que nem conseguem mais se conectar.
    Seria problema com o Cartão? ou alguma configuração que esta faltando
    Peço ajuda Urgente pois estou com varios clientes sem Net
    se alguem quiser me add Msn: [email protected]
    Grande Abraço.

  12. #12
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    amigo a escolha sua foi otima, mudando para cartão mini-pci de boa qualidade, o problema é que o antigo radio tinha amplificação de sinal que fica muito ruim, e os ping´s fica muito alto, voce poderia pegar de longe o seu sinal, e agora tem que ter um bom alinhamento para fica melhor, o que poderia fica melhor ainda, é colocar um cartão 8603 plus, que ja vai atender os clientes como estava, e lembrando tem que ter boa visada mesmo, com o outro radinho não precisava de 100% poderia ter até arvores na frente que pegava, ha lembrando mesmo que esteja sem SCM, mais esta no caminho correto usando equipamento HOMOLOGADO desde o inicio, quando estiver com as documentações em mãos não tem que trocar tudo na sua rede, acaba ficando bem mais barato.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    Ola amigos, fiquei com duvidas a respeito desse cartão 8602 pois todos falam mal dele nos tópicos,
    Não entendo, como pode ser tão ruim se é homologado? para ser homologado nao teve que passar por testes rigorosos na Anatel, etc???

    Abraço.

  14. #14
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Ajuda 3 problemas com o Mikrotik - RB750

    Citação Postado originalmente por djpablo Ver Post
    Ola amigos, fiquei com duvidas a respeito desse cartão 8602 pois todos falam mal dele nos tópicos,
    Não entendo, como pode ser tão ruim se é homologado? para ser homologado nao teve que passar por testes rigorosos na Anatel, etc???

    Abraço.
    eu tenho mais de 100 na minha rede, eu gosto muito deles não tenho problema com eles, apenas estou comprando os novos 8603 plus, que esta ficando bem melhor.