Resultados da Enquete: Para essa minha situação

Votantes
3. Você não pode votar nesta enquete
  • Arriscar M5 pra ver se funciona e economizar

    1 33,33%
  • Ir logo de M900 e arriscar não chegar os 10mbps

    2 66,67%
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ubiquiti M5 ou M900

    Pessoal , estou precisando de uma ajuda (opinião) sobre um link de curta distancia, sempre tenho visto aqui tópicos sobre links de grande distancia, mas o meu é curto, vou tentar detalhar pra ver se conseguem entender a situação...
    .
    Eu tenho um link velox de 10mbps em casa e estou tentando mandar ele pra minha lan house via wireless, a distancia em linha reta é cerca de apenas 600m, o problema ai é a visada!
    .
    Atualmente estou usando 2 APs GTS 2.4 chip atheros, com uma antena omni 12dbi aquário e pingtail de 40cm de um lado e uma antena de grade 27dbi proeletronic com pingtail de 1m (embutido) do outro lado, pra conseguir ter um pouco de visada eu tive que subir a omni num tubo de metal de 6m, mesmo assim lá na outra ponta, onde fica a antena de grade, eu só consigo ver a ponta da antena omni, assim o Fresnel fica bem comprometido por causa de telhados e terraços, to conseguindo 56% de sinal (não consegui mudar a forma de ver o sinal pra dbm nesse AP GTS), fazendo testes de velocidade, até que eu consegui 4mb, apesar de ter 10mb, 4mb já seria o suficiente pra mim.... mas na hora de colocar em funcionamento com trafego real (cerca de 50 pacotes), o ping vai lá nas alturas, passa de 2000ms, só consegui estabilizar o link em 3ms com trafego real reduzindo a fragmentação de 1500 pra 512, e limitando a velocidade do AP em 2mbps, mas agora só consigo receber 1mb (estável), parece que esse AP também não tem controle de potencia e esta em Bridge, as antenas na polarização vertical e coloquei no canal 14 pra fugir da poluição, só tem eu nesse canal.
    .
    Agora estou pensando em trocar os equipamentos para tentar conseguir mais velocidade, pensei logo no ubiquiti M5, sei que muitos vão falar que 5.8 SÓ funciona com visada 100% limpa, mas penso que cada é um caso, tipo, tenho um colega em outro estado na mesma situação que eu, ele ta mandando 10mb velox da casa dele pra lan house usando esse M5 a mesma distancia (600m), porém o obstáculo dele são arvores, mesmo assim ele consegue receber os 10mbps, mas eu sei que telhado pode se comporte diferente de arvore... e esse é o meu medo, pois nunca trabalhei com 5.8, mesmo a distancia sendo pequena, não sei que bicho pode dar e tenho medo de jogar dinheiro fora se esse 5.8 não desse certo
    .
    Ai andei olhando sobre o nano M900, mas novamente só encontrei tópicos falando deles em distancia longa, não achei testes em pouca distancia. E o maior problema é que alem dele ser o dobro do preço, parece que o trafego real que ele suporta é bem menor né? Talvez nem chegue os 10mbps também.... e outro problema que não sei se entendi direito, parece que se usar o canal 20 (de maior velocidade) ele dá interferência em celulares... É isso mesmo??
    .
    Iai, o que vocês acham? Posso arriscar os M5??

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    Citação Postado originalmente por lelyrock Ver Post
    Pessoal , estou precisando de uma ajuda (opinião) sobre um link de curta distancia, sempre tenho visto aqui tópicos sobre links de grande distancia, mas o meu é curto, vou tentar detalhar pra ver se conseguem entender a situação...
    .
    Eu tenho um link velox de 10mbps em casa e estou tentando mandar ele pra minha lan house via wireless, a distancia em linha reta é cerca de apenas 600m, o problema ai é a visada!
    .
    Atualmente estou usando 2 APs GTS 2.4 chip atheros, com uma antena omni 12dbi aquário e pingtail de 40cm de um lado e uma antena de grade 27dbi proeletronic com pingtail de 1m (embutido) do outro lado, pra conseguir ter um pouco de visada eu tive que subir a omni num tubo de metal de 6m, mesmo assim lá na outra ponta, onde fica a antena de grade, eu só consigo ver a ponta da antena omni, assim o Fresnel fica bem comprometido por causa de telhados e terraços, to conseguindo 56% de sinal (não consegui mudar a forma de ver o sinal pra dbm nesse AP GTS), fazendo testes de velocidade, até que eu consegui 4mb, apesar de ter 10mb, 4mb já seria o suficiente pra mim.... mas na hora de colocar em funcionamento com trafego real (cerca de 50 pacotes), o ping vai lá nas alturas, passa de 2000ms, só consegui estabilizar o link em 3ms com trafego real reduzindo a fragmentação de 1500 pra 512, e limitando a velocidade do AP em 2mbps, mas agora só consigo receber 1mb (estável), parece que esse AP também não tem controle de potencia e esta em Bridge, as antenas na polarização vertical e coloquei no canal 14 pra fugir da poluição, só tem eu nesse canal.
    .
    Agora estou pensando em trocar os equipamentos para tentar conseguir mais velocidade, pensei logo no ubiquiti M5, sei que muitos vão falar que 5.8 SÓ funciona com visada 100% limpa, mas penso que cada é um caso, tipo, tenho um colega em outro estado na mesma situação que eu, ele ta mandando 10mb velox da casa dele pra lan house usando esse M5 a mesma distancia (600m), porém o obstáculo dele são arvores, mesmo assim ele consegue receber os 10mbps, mas eu sei que telhado pode se comporte diferente de arvore... e esse é o meu medo, pois nunca trabalhei com 5.8, mesmo a distancia sendo pequena, não sei que bicho pode dar e tenho medo de jogar dinheiro fora se esse 5.8 não desse certo
    .
    Ai andei olhando sobre o nano M900, mas novamente só encontrei tópicos falando deles em distancia longa, não achei testes em pouca distancia. E o maior problema é que alem dele ser o dobro do preço, parece que o trafego real que ele suporta é bem menor né? Talvez nem chegue os 10mbps também.... e outro problema que não sei se entendi direito, parece que se usar o canal 20 (de maior velocidade) ele dá interferência em celulares... É isso mesmo??
    .
    Iai, o que vocês acham? Posso arriscar os M5??
    Lelyrock, Boa Noite.
    Primeiro , voce está começando errado!
    " Eu tenho um link velox de 10mbps em casa e estou tentando mandar ele pra minha lan house via wireless, a distancia em linha reta é cerca de apenas 600m, o problema ai é a visada! "
    .
    Gatovelox??? Mais cedo ou mais tarde terás dor de cabeça.

    Isso é proibido , estou alertando apenas. mas cada um sabe o que faz...


    Se quiser fazer, podes usar duas nano m5 5.8ghz mimo. esses CPE são muito boas pra distância e situação de pouca visada. o MIMO presente nos rádios ajuda muito a transpor obstáculos como telhados baixos e pequenas arvores pelo caminho.
    Não tenha medo de usar ubiquiti , pois são rádios mundialmente testados e aprovados.
    Pra usar 900mhz (Nano M900) somente quando não há nada de visada. um par de nano M5 configurado em 20mhz em um canal limpo, voce conecta e fecha passando seus 10mb tranquilo, ok.
    Abraço.

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Se voce compra no seu nome o link e fazer um ponto a ponto para seu uso isso não é considerado gatonet como o ilustre acima ta dizendo, é só considerado inlegal quando voce revende para terceiro o serviço contrato...agora quanto o seu link parceiro voce tera que arruma um jeito pra visada limpa, se voce tem lan house não consegue fazer um invetimento melhor são só 600 mt temta fazer uma visada limpa.
    "Inlegal"...
    LANHOUSE >> Local onde se vende acesso a internet.
    Se eu tenho um Link na minha casa ele é residencial (no contrato está expresso que não pode ser enviado este link por qualquer meio fisico ou sem fios) leia seu contrato.
    Pode ser usado somente para uso residencial e não para venda "em uma lan house " por exemplo.
    SABER: Em vez de ajudar, pare de falar besteira. o cara pode tomar uma multa por irresponsabilidade tua dizendo que ele pode fazer na boa.
    Isso é sim venda de Internet ilegal e pronto. não tem discussão . tá no contrato de qualquer operado de telefonia.
    Não sei se sabes ler , pelo visto não. se lesse saberia dessa informação.

  4. #4

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    "Inlegal"...
    LANHOUSE >> Local onde se vende acesso a internet.
    Se eu tenho um Link na minha casa ele é residencial (no contrato está expresso que não pode ser enviado este link por qualquer meio fisico ou sem fios) leia seu contrato.
    Pode ser usado somente para uso residencial e não para venda "em uma lan house " por exemplo.
    SABER: Em vez de ajudar, pare de falar besteira. o cara pode tomar uma multa por irresponsabilidade tua dizendo que ele pode fazer na boa.
    Isso é sim venda de Internet ilegal e pronto. não tem discussão . tá no contrato de qualquer operado de telefonia.
    Não sei se sabes ler , pelo visto não. se lesse saberia dessa informação.
    correção ai
    "LANHOUSE: local onde se aluga computador"
    .
    o carro chefe de lan house é a prestação de serviço sobre o aluguel de computadores, seja para acesso a internet, para jogos, para digitação de trabalhos, etc
    se fossemos olhar apenas desse seu ponto de vista ai, lanhouse precisaria ter SCM, e não é bem assim, caso contrário eu também seria julgado por vender eletricidade... mas hoje por lei, lanhouse é considerada centro de inclusão digital.
    .
    mas concordo sobre o local onde se encontra o link, isso está na cláusula 7.8
    http://www.oi.com.br/ArquivosEstaticos/oi/docs/pdf/oivelox_regs/contrato_adesao_oivelox_res_r1.pdf
    .
    porém tudo isso é off tópico, agradeceria se pudessem se concentrar apenas sobre o problema na transmissão do link, os problemas judiciais depois eu me viro.
    .
    os comentários sobre a tecnologia 2x2 que vc sitou me agradou!!
    porém os comentários do Saber me desapontou....rs
    continuei na duvida, um falou que vai dar certo e outro disse que nao vai dar....rs
    acreditem, a melhor opção que consegui pra melhorar a visada foi esse tubo de 6m que fica no terraço da casa

  5. #5

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    bom primeiro acho que nao haveria a necessidade de uma enquete para resolver sua situação, mas enfim vamos focar no problema... sinceramente eu tentaria com ctz fazer com dois nano M5, pq apesar dos obstaculos a distancia eh bem curta e o sinal se reflete e refrata bem com MIMO, tente fazer com o airmax ativado para usar o TDMA...

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    Citação Postado originalmente por lelyrock Ver Post
    correção ai
    "LANHOUSE: local onde se aluga computador"
    .
    o carro chefe de lan house é a prestação de serviço sobre o aluguel de computadores, seja para acesso a internet, para jogos, para digitação de trabalhos, etc
    se fossemos olhar apenas desse seu ponto de vista ai, lanhouse precisaria ter SCM, e não é bem assim, caso contrário eu também seria julgado por vender eletricidade... mas hoje por lei, lanhouse é considerada centro de inclusão digital.
    .
    mas concordo sobre o local onde se encontra o link, isso está na cláusula 7.8
    http://www.oi.com.br/ArquivosEstaticos/oi/docs/pdf/oivelox_regs/contrato_adesao_oivelox_res_r1.pdf
    .
    porém tudo isso é off tópico, agradeceria se pudessem se concentrar apenas sobre o problema na transmissão do link, os problemas judiciais depois eu me viro.
    .
    os comentários sobre a tecnologia 2x2 que vc sitou me agradou!!
    porém os comentários do Saber me desapontou....rs
    continuei na duvida, um falou que vai dar certo e outro disse que nao vai dar....rs
    acreditem, a melhor opção que consegui pra melhorar a visada foi esse tubo de 6m que fica no terraço da casa
    Tá blz, o que posso te dizer e isso o braw comentou tbm, é os nanos M5 são a melhor escolha no seu caso (que não quer gastar muito mas quer um hardware que passe uma boa banda sem perdas).
    Quanto a visada?
    Podes trabalhar em 5, 10, 20, 30 ou 40mhz com os M5 (Depende da firmware instalada.).
    A firmware padrão (so libera 5 10 20 ou 40). existe uma firmware que libera 30mhz de canalização tbm.
    No seu caso faria em 20mhz, testaria, se não ficasse padrão baixaria pra 10mhz. garanto que conecta pois testei ambientes com pouca visada e ou obstruida.
    Se pudesses postar uma foto do ponto A para B e de B pra A, ficaria mais fcail entender seu problema.
    são 600metros +ou - correto?
    Aqui fiz testes com 1km sem visada direta, telhados pelo caminho e conectei até em 30mhz.
    Alinhamento sempre o mais preciso possivel.
    Abraço.

  7. #7
    Avatar de Idevaldo
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Rio Verde de Mato Grosso, MS
    Posts
    89

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    Amigo, deixando de lado as questões legais em questão.
    Vamos nos fixar em uma solução para o seu enlace,
    como o leandrolopeswifi disse, vai de ubiquiti.
    Nessa destância de 600m, compra um par de nanosatation m5.
    Mesmo que o sinal nao seja 100 o airmax vai lhe ajudar a entregar os 10mb à essa distancia.

    Recentemente fiz um link multiponto de cerca de 900 metros para uma ceramica

    ap: Nano station m5 com mastro de 3 metros
    clientes: Nano loco m5.

    Ficou show amigo.

    E outra, se por ventura (quase impossivel acontecer) não funcionar, os nano é facil-facil de vender.

    Ai pode partir pra m900 q eh batata.

  8. #8

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    Citação Postado originalmente por Idevaldo Ver Post
    Amigo, deixando de lado as questões legais em questão.
    Vamos nos fixar em uma solução para o seu enlace,
    como o leandrolopeswifi disse, vai de ubiquiti.
    Nessa destância de 600m, compra um par de nanosatation m5.
    Mesmo que o sinal nao seja 100 o airmax vai lhe ajudar a entregar os 10mb à essa distancia.

    Recentemente fiz um link multiponto de cerca de 900 metros para uma ceramica

    ap: Nano station m5 com mastro de 3 metros
    clientes: Nano loco m5.

    Ficou show amigo.

    E outra, se por ventura (quase impossivel acontecer) não funcionar, os nano é facil-facil de vender.


    Ai pode partir pra m900 q eh batata.

    aproveitando que vc falou de nanostation e nano loco, a diferença entre eles é só a potencia ou tem algum outro recurso? pra mim seria melhor (e mais garantido) pegar o nanostaton de 16bdi em vez do loco de 13dbi né? a diferença de preço parece ser pequena.

    Todos esses M5 são airmax e tem aquela tecnologia TDMA que o braw falou?

    Final de semana vou ver se consigo tirar umas fotos.

  9. #9
    Avatar de Idevaldo
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Rio Verde de Mato Grosso, MS
    Posts
    89

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    os nanoloco usei apenas como referencia do meu projeto.
    no caso em questão eh 2naono station m5

  10. #10

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    Citação Postado originalmente por lelyrock Ver Post
    aproveitando que vc falou de nanostation e nano loco, a diferença entre eles é só a potencia ou tem algum outro recurso? pra mim seria melhor (e mais garantido) pegar o nanostaton de 16bdi em vez do loco de 13dbi né? a diferença de preço parece ser pequena.

    Todos esses M5 são airmax e tem aquela tecnologia TDMA que o braw falou?

    Final de semana vou ver se consigo tirar umas fotos.
    Sim amigo, todos produtos da linha M vc tem o recurso Airmax...

  11. #11

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    as fotos não ficaram muito boas....
    aparentemente na foto tirada da loja não dá pra ver a omni lá em casa, mas ela está lá.....rs
    a rua lá faz tipo um "S" que dificulta a localização, mas no dia em que alinhei a antena eu coloquei uma lampada vermelha na ponta da antena e deu pra ver ela.
    .
    já lá em casa, não tem como eu tirar foto virada pra loja, mas consegui tirar de um terreno vazio numa rua que fica ao lado, dá pra ter uma noção...
    .
    fotos:
    http://images.orkut.com/orkut/photos...ri5NY2dly6.jpg
    .
    http://images.orkut.com/orkut/photos...PRN6mB8FdT.jpg

  12. #12

  13. #13
    Avatar de Idevaldo
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Rio Verde de Mato Grosso, MS
    Posts
    89

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    o que vc quer saber amigo????

  14. #14

    Padrão Re: Ubiquiti M5 ou M900

    Ola layrock,

    Seguinte, eu na sua situação usaria as NanoBridge M5, ao invés de NanoStation M5 (ou Loco). As NanoBridge além de ter um ganho de sinal maior, são MIMO 2x2 como os NanoStation, e além disso, se ja tem provedores utilizando 5.8 na sua cidade, a interferencia que será recebida pelos NanoBridge será menor do que em NanoStation. Eu sou da idéia de que SEMPRE que for fazer um PtP, use antenas direcionais, no caso como estamos falando da linha M da Ubiquiti, nos sobre os AirGrid, NanoBridge e PowerBridge.

    O único caso que eu fiz com equip da linha M5, sem visada, foi com AirGrid, e justamente foi para um amigo que montou uma LAN House. Mas aqui na minha cidade, a internet da Oi só vai até 1mb, ou seja, esse era o limite que ele precisava. Da casa dele até a LAN House deve ter apenas uns 500 metros, porém, com muitas arvores ao longo do caminho (visada totalmente obstruida). O sinal que deu ficou entre -78 e -82, mesmo com as antenas bem estaiadas e firme, ficou com essa variação, e o throughput um pouco acima de 1mb, mas a latencia ficou ótica, por volta dos 2 ou 3 ms.

    No caso dele, que ele tem uma internet de 1mb, ficou ótimo.

    Agora no seu caso, comparado com o que eu instalei aqui, está bem melhor. Sua visada só tem 1 telhado obstruindo, e vc ainda tem uma "visãozinha" parcial da omni. Por isso recomendo um par de NanoBridge, acho que nessa distancia com a visada do jeito que está você vai pegar um sinal de uns -60 a -65, vai passar seus 10mb tranquilo.